O tomate Shakira f1 foi desenvolvido por criadores holandeses. Estes tomates são caracterizados por excelentes rendimentos. A planta pode ser cultivada nas regiões do sul da Federação Russa. São conhecidos por sua boa imunidade e resistência a doenças.
O que é um tomate Shakira?
Características e descrição da variedade:
- O tomate está meio precoce.
- A planta é indeterminada.
- Os arbustos crescem até 1,5 m de altura.
- Se você não beliscar o caule, a planta pode crescer até 2 m.
- Os arbustos precisam ser amarrados a estacas ou treliças de suporte.
- Os tomates podem ser cultivados tanto em estufas quanto em jardins abertos.
- As frutas têm um excelente sabor agridoce.
- O formato dos tomates é achatado e redondo.
- A pele é densa e não racha.
- A colheita amadurece em 110-115 dias.

Uma característica fundamental dos tomates é sua resistência a doenças como mosaico do tabaco, cladosporiose e fusarium. Às vezes, os tomates podem ser afetados pela requeima. Para evitar isso, borrife as plantas com desinfetantes.
As folhas do tomateiro são verde-brilhantes. As plantas têm um sistema radicular bem desenvolvido. Os frutos amadurecem em cachos, com 5 a 6 tomates por cacho. Os frutos são grandes, com um tomate pesando de 250 a 300 g. Os frutos maduros são vermelho-vivo. Os tomates Shakira são usados frescos, em saladas, acompanhamentos, extrato e purê de tomate, sucos e pratos quentes. Os frutos desta variedade podem ser salgados e em conserva.

Como os tomates são cultivados?
As sementes são plantadas no início de março. Primeiro, prepare os recipientes de plantio. Encha-os com solo especial para mudas de pimentão e tomate. O solo é despejado nos recipientes a uma profundidade de 10 a 12 cm. Em seguida, são cavados sulcos para a semeadura. As sementes não precisam ser embebidas nem tratadas com permanganato de potássio. Elas são cuidadosamente colocadas no solo nos sulcos preparados, espaçados a cada 2 cm. Após a semeadura, cubra o solo com uma espessura de 1 a 1,5 cm.

Em seguida, regue o solo com água morna, cubra com filme plástico e coloque o recipiente com as mudas em um ambiente aquecido. Os brotos se formarão em 5 a 7 dias e começarão a emergir do solo.
Assim que as mudas emergirem, remova o celofane e coloque o recipiente em um local bem iluminado, como o parapeito de uma janela. Quando as mudas desenvolverem duas folhas, elas serão repicadas e transplantadas para vasos de turfa. Se não houver luz solar suficiente, será necessário acender lâmpadas fluorescentes.

No início de maio, quando o clima estiver mais quente, transplante as mudas para uma estufa. Após o transplante para o solo, regue-as e solte o solo. Se as mudas forem grandes, você pode instalar imediatamente treliças e fixá-las.
Ao cultivar tomates, é necessário amontoá-los para garantir o desenvolvimento de um bom sistema radicular. Isso é feito pela primeira vez no 10º dia e pela segunda vez no 20º dia.
Para aumentar a produtividade, treine os arbustos em dois caules. Os brotos laterais devem ser removidos regularmente. Ao cultivar tomates, eles precisam ser regados periodicamente, capinados e o solo deve ser solto. A rega é aumentada quando o primeiro e o segundo ovários começam a florescer. Fertilize os tomates duas vezes por mês com um fertilizante complexo.

As avaliações dos jardineiros sobre a variedade Shakira são, em sua maioria, positivas. As pessoas elogiam seu excelente rendimento, sabor maravilhoso e resistência a doenças. A planta é fácil de cultivar e requer pouca manutenção. Esses tomates produzem frutos lindos e grandes.











Uma das minhas variedades favoritas, nunca tive problemas com ela, os tomates crescem grandes e suculentos. Eu só fertilizo as mudas. BioGrow, o produto é seguro e eficaz, recomendo.