A variedade de tomate Khlynovsky F1, cujas características e descrição ajudarão os jardineiros a escolher a opção certa, apresenta vantagens e desvantagens. Este tomate de origem russa pode ser cultivado em estufas e em campo aberto. O híbrido foi criado em 1999 e, desde então, vem sendo testado por horticultores em diversas regiões.
Descrição geral da planta
O híbrido Khlynovsky é classificado como um tomateiro determinado devido à forma como seus caules se desenvolvem. Ao atingir uma altura de 1,5 a 1,9 metros, o tomateiro se autodefine e não produz mais ovários. Com um tempo médio de maturação de 105 a 115 dias a partir da semeadura, essa característica se mostra benéfica nas condições russas. Os tomates que se formam nos cachos mais altos terão tempo para se desenvolver e começar a amadurecer antes da geada. Em caso de previsões meteorológicas desfavoráveis, os produtores poderão colher os últimos tomates em maturação técnica ou branqueada.

Arbustos altos requerem estaqueamento e modelagem. Sem isso, a planta se tornará densa e deixará de dar frutos. A modelagem adequada pode ser obtida removendo os brotos laterais ao longo da estação. A necessidade de tais cuidados por esta variedade pode ser considerada uma desvantagem.
O rendimento é médio. Comparado a muitos híbridos modernos, o tomate Khlynovsky F1 pode render menos por unidade de área. Com três plantas por metro quadrado, o cultivo em dois ou três caules e a poda regular, a variedade renderá aproximadamente 15 kg de tomates comercializáveis por área. A primeira colheita pode ser obtida de 105 a 120 dias após a semeadura.

Os tomates Khlynovsky são geneticamente resistentes à cladosporiose. Não são afetados pela murcha de verticillium ou fusarium e são imunes ao vírus do mosaico do tabaco. Quando a requeima se espalha, a colheita pode ser parcialmente danificada pelo fungo.
Para prevenir a infecção, as folhas inferiores devem ser removidas das plantas. Em períodos desfavoráveis, a plantação é tratada com remédios populares e produtos químicos.
Os tomates Khlynovsky toleram bem as oscilações de temperatura na segunda metade do verão e podem dar frutos com sucesso ao ar livre na Rússia Central e na Sibéria. Embora alguns tomates possam não atingir a maturidade completa, eles amadurecem bem em ambientes fechados. Em uma estufa, mais tomates atingem a maturidade biológica.

Características da fruta
Os ovários se formam em cachos simples, com 5 a 7 bagas por cacho. O tomate médio pesa de 200 a 250 g. Avaliações de quem planta o híbrido Khlynovsky há vários anos indicam que os frutos podem ser maiores em estufa, chegando a 300 a 350 g. As bagas amadurecem simultaneamente no cacho, mas o arbusto frutifica por muito tempo. Os tomates são arredondados, com leves nervuras na base.
A casca é firme, mas não áspera. Tomates maduros são fáceis de transportar e mantêm o frescor mesmo durante o armazenamento a longo prazo. Tomates verdes amadurecem facilmente em temperatura ambiente e podem ser armazenados por 1 a 2 meses na despensa, se colhidos ainda verdes. Os tomates são vermelho-vivo quando biologicamente maduros e verde-claro, sem manchas escuras, quando tecnicamente maduros.

A polpa é densa, carnuda e contém de 5 a 6 pequenas câmaras de sementes. Quando totalmente maduro, a consistência é agradável e macia, não firme, e o fruto é muito suculento. O tomate tem um sabor agridoce clássico, com um aroma característico de tomate.
Estes tomates são versáteis. Tomates de maturação precoce são incluídos em saladas e aperitivos de verão. Tomates lindamente cortados podem decorar mesas de bufê e pratos festivos. Fatias são perfeitas para sanduíches e hambúrgueres, e a polpa picada pode ser usada em gaspacho, molhos e refogados.

Os tomates são pequenos, o que os torna adequados para conservas inteiras. Para este método de conservação, é melhor escolher tomates que não estejam completamente maduros, pois eles retêm melhor sua textura durante o cozimento. Os tomates Khlynovsky também podem ser processados em suco ou pasta de tomate, proporcionando uma cor vibrante e sabor clássico. A polpa fervida também é usada como marinada para aperitivos de inverno à base de tomate e tomates em seu próprio suco.
Como cultivar uma boa safra de tomate?
A variedade Khlynovsky, de maturação precoce, deve ser semeada para mudas no máximo 50 a 60 dias antes do transplante para um local permanente; caso contrário, as mudas ficarão alongadas e fracas. As sementes desta variedade precisarão ser compradas anualmente, pois o híbrido de primeira geração (F1) não retém as características varietais da planta-mãe nas safras subsequentes. Não é possível cultivar suas próprias sementes.

As mudas são cultivadas em um substrato composto por partes iguais de húmus, solo fértil e areia fina. Adicione 2 colheres de sopa de casca de ovo moída, giz ou dolomita para cada 10 kg de solo. Misture o solo e espalhe-o entre os recipientes onde os tomates serão plantados. Para desinfetar o solo, mergulhe-o em uma solução quente de permanganato de potássio diretamente no recipiente. Depois de esfriar, você pode começar a semear.
Espalhe as sementes de tomate Khlynovsky sobre a superfície do solo úmido e cubra com uma camada de areia seca. A camada não deve ter mais de 0,5 cm de espessura. Cubra a caixa com filme plástico com furos para circulação de ar e coloque-a em um local aquecido para a germinação. As mudas podem aparecer em apenas 4 a 5 dias. Após esse período, remova o filme.

Quando as mudas atingirem 2 a 3 folhas verdadeiras, transplante-as para vasos individuais. Os cuidados com o cultivo de tomates consistem em regar regularmente à medida que o solo seca a uma profundidade de 1 cm. Não é necessário fertilizar.
Prepare o solo no outono ou antes do plantio, adicionando 10 kg de húmus, 1-1,5 kg de farinha de dolomita e misturas minerais complexas para plantas de solanácea (Signor Tomato, Kemira, Agricola, etc.) por metro quadrado, de acordo com as instruções do produto. Plante os tomates em um padrão de 40 x 70 cm. Com o preparo adequado do solo, eles não precisam de fertilizante adicional. Durante a frutificação, evite regar os arbustos com compostos orgânicos, como infusão de verbasco, grama, etc. Isso pode causar crescimento foliar excessivo, o que pode prejudicar a frutificação.











