Em 2003, graças a criadores siberianos, a variedade híbrida Hali-Gali f1, resistente a infecções fúngicas, entrou no mercado. As plantas exigem poucos cuidados físicos e podem ser cultivadas tanto em estufas quanto ao ar livre. Os tomates amadurecem cedo. Hoje, muitos jardineiros escolhem essa variedade por suas qualidades positivas.
Descrição da variedade
O tomate Hali-Gali é uma variedade de maturação precoce. Os tomates são redondos e têm casca grossa. Os tomates maduros pesam em média 150 gramas. São usados para conservas e no preparo de pratos prontos. Têm um sabor incrível.

As plantas atingem cerca de 80–90 cm de altura. A folhagem dos arbustos de médio porte é rica e de tonalidade clara. O rendimento depende diretamente de onde o Hali-gali é plantado: em estufa (13 quilos por 1 m2) ou ao ar livre (9 quilos por 1 m2). Em condições de estufa, os tomates amadurecem 2 semanas mais cedo.
Essas plantas não contêm néctar em suas flores, então alguns jardineiros as polinizam eles mesmos, enquanto outros usam vários métodos para atrair abelhas. O Hali-gali é recomendado para cultivo em canteiros descobertos no norte do Cáucaso e no sul da Rússia. Sob cobertura plástica, esta variedade de tomate pode ser plantada nas seguintes áreas:
- Rússia Central;
- Urais.
- Sibéria.
Crescente
O Hali-gali é um híbrido, portanto, as sementes só estão disponíveis em lojas, pois não podem ser colhidas separadamente. Também é necessária uma mistura de nutrientes, que pode ser comprada ou preparada em casa.
Primeiro, você precisa preparar os recipientes para as mudas. Primeiro, adicione material de drenagem (argila expandida) e, em seguida, uma mistura úmida de nutrientes. Cave buracos nos recipientes e coloque as sementes neles.

As mudas são cobertas com plástico e colocadas no parapeito de uma janela. É importante atender a todas as três condições:
- Calor. Inicialmente, a temperatura é mantida entre 22 e 25 °C, mas após a remoção do filme plástico dos recipientes, ela deve ser reduzida para 17 a 19 °C.
- Luz. Abril é um mês com poucas horas de luz solar. Para fornecer às mudas a luz necessária, é necessária iluminação artificial.
- Umidade. O solo precisa ser monitorado e as mudas regadas regularmente.
Importante! Para garantir o desenvolvimento adequado dos tomates Hali-Gali, recomenda-se o momento certo da semeadura, caso contrário, as plantas levarão muito tempo para se estabelecer.
De acordo com as instruções, as sementes são semeadas 50 a 60 dias antes do transplante das mudas para a horta. Se o cultivo de tomates for feito em estufa, a semeadura começa 2 a 3 semanas antes. Especialistas determinaram as seguintes épocas favoráveis para a semeadura:
- Sul da Rússia - 20 de fevereiro a 15 de março;
- Distrito Federal Central - 15 de março a 1º de abril;
- Urais e Sibéria – 1 a 15 de abril.

Tomates desta variedade requerem solo fértil e uma área bem drenada. Evite plantar Hali-gali no mesmo local onde os tomates foram cultivados no ano passado, pois as doenças tendem a ser transmitidas pelo solo. É uma vantagem se leguminosas, verduras e tubérculos (exceto batatas) foram cultivados na mesma área no verão passado.
Diversas variedades diferentes podem ser plantadas em um único canteiro. A melhor época para plantar mudas em áreas abertas é no início de junho, quando a geada já não é um risco. Sob plástico, de 10 a 15 de maio. A melhor época para transplantar as plantas é ao entardecer ou em um dia ensolarado.
Deixe 40 cm entre as mudas e 50 cm entre as fileiras. Os caules devem ser posicionados verticalmente, com o ponto de crescimento não enterrado. Regue bem as plantas após o plantio.

Características de cuidado
Para garantir o máximo rendimento dos seus tomates Hali-Gali, é importante cuidar deles. Isso inclui:
- A amontoa deve ser feita a cada 14 dias após o transplante, 3-4 vezes no total.
- Solte ao redor das raízes para manter o solo macio e arejado.
- A rega deve ser abundante e pouco frequente.
- Remova os brotos laterais. Inflorescências axilares e folhas inferiores devem ser removidas.
- Fertilização. A primeira aplicação é feita duas semanas após o plantio, e a segunda aplicação é feita imediatamente após o segundo cacho de flores começar a florescer.

Vantagens e desvantagens
As propriedades positivas dos tomates Hali-gali são as seguintes:
- boa tolerância à baixa umidade, graças à qual a cultura cresce facilmente em varandas;
- resistência às flutuações da temperatura do ar;
- contém uma grande quantidade de açúcar, o que certamente agradará a muitos, até mesmo crianças;
- frutificação em 3 meses.
As desvantagens incluem fertilização regular das plantas e baixos rendimentos.
Pragas e doenças
A variedade Hali-Gali é considerada resistente a doenças. Para manter essa característica, são necessários cuidados regulares e boa iluminação.

Mas os tomates são vulneráveis a tripes e pulgões-do-melão. Para combatê-los, jardineiros experientes usam um pesticida especial chamado Zubr.
Cultivar tomates ao ar livre pode levar a uma infestação de besouros da batata do Colorado. Para combatê-los, é recomendado usar Prestígio.
Colheita e armazenamento
Para garantir que a colheita seja preservada por muito tempo, é necessário seguir as seguintes regras:
- Use caixas de madeira limpas.
- Coloque tomates secos e inteiros.
- Cubra com uma tampa sem danificar a fruta.
- Coloque os recipientes com a colheita em locais desabitados, frescos e ventilados.
Os tomates desta variedade têm casca grossa. Essa qualidade os torna ideais para transporte em longas distâncias. Eles mantêm seu sabor e aparência atraente por muito tempo.

Avaliações de jardineiros
Anastácia, Saratov:
"Eu só cultivo esses tomates para fazer conserva porque a casca deles é muito grossa. Eles não são adequados para saladas."
Vera, Novosibirsk:
"Tomates decentes! Recomendo! Não plantarei mais nenhuma outra variedade."
Taisiya, Cheliabinsk:
"Ah, o vendedor me passou algumas sementes. Só reparei nelas quando cheguei em casa. Decidi plantá-las e não me arrependi! Admito logo de cara que não sei podar as crianças laterais e não entendo muito bem o propósito. Gostei do fato de esses tomates não serem suscetíveis a doenças. Borrifei-os algumas vezes como medida preventiva e pronto. Meus filhos e meu marido adoraram o sabor, mas não pudemos fazer conserva porque eles comeram."
Pavlina Semenovna, aldeia Ignatyevka:
"Não entendo as críticas elogiosas de quem os plantou. São apenas tomates comuns, nada mais, nada menos."
Ana, Tver:
"Planto hali-gali há sete anos e, sabe, eu adoro! Escolhi-as pelo seu hábito de amadurecimento precoce. São a melhor variedade! O rendimento é excelente! O sabor é soberbo! São resistentes a doenças! São ótimas em saladas e conservas!"











