- Características e descrição da variedade
- Prós e contras do tomate siberiano de maturação precoce
- Características do cultivo em estufas e em campo aberto
- Cultivo de tomates
- Pelo método de mudas
- Método sem sementes
- Como cuidar adequadamente de uma planta?
- Como regar a maturação precoce da Sibéria?
- Fertilização
- Dicas para controle de pragas e doenças
- Possíveis problemas
- Colheita, amadurecimento, aplicação
- As melhores avaliações dos nossos leitores
É difícil encontrar um jardineiro que não tenha reservado pelo menos um pequeno terreno para tomates. Esse espaço é reservado para novas variedades, mas também é reservado um pedaço de terra para variedades mais antigas. Muitos jardineiros elogiam o tomate siberiano de maturação precoce; suas características e descrição são bastante atraentes, por isso sua base de fãs vem crescendo ao longo dos anos.
Características e descrição da variedade
A variedade Siberian Early Ripe é precoce, amadurecendo de meados ao final de julho. Em regiões mais quentes, os tomates são colhidos mais cedo, especialmente quando cultivados a partir de mudas. A frutificação é prolongada, com os tomates amadurecendo até o outono. Esses tomates são recomendados para cultivo ao ar livre, mas em áreas com clima instável, as mudas são plantadas em estufas.
Esta variedade é de baixo crescimento, com plantas adultas atingindo no máximo 60 cm de altura. Os frutos são vermelhos, não muito grandes (até 120 g) e têm um aroma distinto de tomate. O sabor é agradável, com um leve toque ácido.
O rendimento é médio, com 2 a 3 kg de frutos por arbusto. Em condições de estufa, podem ser colhidos até 4 kg por planta.
Os frutos são usados para consumo in natura e para produção de suco. Não são usados para enlatados inteiros, pois a casca é muito fina e racha facilmente durante o cozimento.
Prós e contras do tomate siberiano de maturação precoce
Os tomates têm vantagens apreciadas pelos jardineiros. Entre as vantagens, aqueles que cultivam tomates observam:
- rendimento estável;
- facilidade de atendimento;
- cultivo de culturas em canteiros, em estufa;
- período de frutificação;
- resistência a doenças;
- crescimento, desenvolvimento e frutificação mesmo em climas frios.

A variedade apresenta uma série de desvantagens, sendo a mais notável a baixa durabilidade. Mesmo com diretrizes rígidas de armazenamento (temperaturas baixas, umidade moderada), os frutos duram apenas dois meses antes de começarem a estragar.
Características do cultivo em estufas e em campo aberto
Independentemente do método de cultivo (estufa ou campo aberto), recomenda-se usar apenas material de plantio de alta qualidade. Ao comprar sementes, verifique a data de validade. Verifique a similaridade com antecedência, plantando de 3 a 5 sementes em um recipiente e aguardando o surgimento dos brotos.
As etapas de preparação do material de plantio incluem aquecimento e desinfecção. Para aquecer as sementes, recomenda-se colocar os sacos ou pacotes perto de uma fonte de calor (radiador) por 2 a 5 dias.
Para a desinfecção, use uma solução fraca de permanganato de potássio. Mergulhe as sementes na solução por 15 minutos, descartando as sementes que flutuarem na superfície; elas não são mais adequadas para o plantio. Deixe as mudas secarem antes do plantio.
Não há diferenças significativas entre cultivar em canteiros ou estufas. O principal é respeitar as datas de plantio e as orientações de cuidado. Regar, fertilizar e afofar o solo são essenciais.
Cultivo de tomates
Antes do plantio, recomenda-se deixar as sementes de molho em uma solução estimulante ou água morna. É melhor fazer isso após a desinfecção e secagem. Não é necessário retirá-las do saco, pois será necessário trocar a água de 2 a 4 vezes para evitar que as sementes sufoquem. A imersão deve durar pelo menos 24 horas.
Pelo método de mudas
A primeira dúvida que um jardineiro enfrenta é quando plantar mudas de Siberian Early Ripe para garantir uma colheita antecipada. Recomenda-se plantar cedo, de preferência no final de fevereiro ou início de março.

Prepare solo nutritivo, misture:
- turfa;
- areia (de rio, grossa);
- solo de jardim;
- algumas cinzas de madeira.
Se você não tiver tempo para misturar o solo, recomenda-se comprar um substrato pronto para mudas em uma loja. Plante as sementes a uma profundidade de 0,5 cm. Para acelerar o processo de germinação, construa uma estufa de plástico ou vidro. Após a germinação, o cuidado consiste em umedecer regularmente a superfície do solo. Para evitar danificar os brotos, é melhor regar ao redor da borda do recipiente.
Método sem sementes
Em regiões mais quentes, os jardineiros evitam o cultivo de mudas e semeiam as sementes de maturação precoce da Sibéria diretamente no solo. O momento certo depende das condições climáticas — vá para o jardim somente após o início de um clima quente estável.

É melhor plantar de 2 a 3 sementes por cova, removendo o excesso assim que os brotos surgirem. Para reduzir a necessidade de rega, cubra o solo com um geotêxtil ou filme especial. Se usar polietileno, ventile o solo regularmente.
Como cuidar adequadamente de uma planta?
Mesmo os iniciantes não terão nenhuma dificuldade especial em cuidar do tomate siberiano de maturação precoce; a variedade é extremamente pouco exigente.
Os requisitos da tecnologia agrícola incluem irrigação oportuna, soltura do solo e aplicação de fertilizantes.
Apesar da robustez e imunidade da cultura à maioria das doenças, será necessário o uso de tratamentos para combater vírus e doenças infecciosas. Jardineiros experientes costumam usar remédios populares para prevenção.

Como regar a maturação precoce da Sibéria?
É importante não regar demais esta variedade, pois os tomates são suscetíveis a doenças em condições de alta umidade. Recomenda-se umedecer o solo a cada 2 ou 3 dias, mas apenas durante períodos de calor estável.
Use apenas água morna, previamente umedecida ao sol, para regar os tomates. 6 a 8 litros de água são suficientes para uma planta. Para garantir melhor penetração da umidade no solo, solte-o previamente. Evite cavar muito fundo no solo, pois isso pode danificar as raízes, o que afetará a parte aérea da planta.

Fertilização
A fertilização com nitrogênio é recomendada antes da frutificação. Fertilizantes à base de nitrogênio promovem o crescimento da folhagem e aceleram o crescimento do arbusto. As fertilizações subsequentes devem ser realizadas com fertilizantes potássicos, que ajudam a aumentar a produtividade. É melhor usar infusões caseiras de cinzas ou sulfato de potássio.
Você não deve usar cloreto de potássio, pois seus ingredientes ativos inibem o crescimento dos arbustos e reduzem a frutificação.
Durante a floração, opte por fertilizantes à base de boro. A deficiência deste elemento pode causar queda dos frutos. É melhor aplicar soluções nutritivas na folhagem, pois isso ajuda os tomates a absorver os nutrientes essenciais.
A maneira mais fácil de adicionar nutrientes essenciais ao solo é usar uma cobertura vegetal nutritiva. Estrume bem curtido e composto orgânico colocados ao redor dos tomates protegerão o solo do ressecamento e das temperaturas congelantes. A água da chuva permitirá que os nutrientes benéficos cheguem às raízes das plantas.

Dicas para controle de pragas e doenças
Produtos químicos são recomendados para o controle de doenças e pragas, mas lembre-se de que o tratamento final deve ser feito duas semanas antes da colheita. Se precisar combater insetos ou doenças durante o período de frutificação, é melhor usar remédios populares mais suaves.
Fungicidas e triazóis são comumente usados contra doenças. Inseticidas são usados para controlar infestações de insetos em tomates.
Possíveis problemas
Se forem seguidas as práticas agrícolas adequadas, os problemas com o tomateiro Siberiano de Maturação Precoce são extremamente raros. Ele cresce e se desenvolve bem com o mínimo de atenção (rega, fertilização).

Um problema potencial que os jardineiros podem encontrar é o crescimento atrofiado. Os tomates devem ser fertilizados imediatamente com fertilizantes ricos em nitrogênio. Recomenda-se aplicar o fertilizante duas vezes, com intervalo de uma semana. Certifique-se de umedecer e soltar o solo com antecedência.
Colheita, amadurecimento, aplicação
Os tomates siberianos de maturação precoce são colhidos preferencialmente entre meados de julho e o início do outono. É melhor colher os frutos com os talos ainda presos, pois isso prolongará um pouco sua vida útil.
Se forem colhidos tomates que não estejam totalmente maduros, é recomendável deixá-los amadurecer mais.
Coloque os tomates em caixas em uma única camada, com o caule para cima. Monitore a temperatura — o ambiente deve estar em torno de 10 a 15 graus Celsius. A umidade deve ser moderada; muita umidade pode causar apodrecimento dos tomates.

Os frutos são usados em saladas, frescos e molhos. Devido à sua casca fina, os tomates geralmente são conservados em pedaços. Ketchups e molhos feitos com tomates siberianos de maturação precoce também conquistam muitos fãs.
As melhores avaliações dos nossos leitores
Tentamos coletar o feedback dos nossos leitores, o que certamente motivará você a reservar algum espaço para o tomate siberiano de maturação precoce.
Valery (37): "Cultivo tomates Siberianos Early Ripe há cerca de cinco anos e não posso dizer nada de ruim sobre eles. É claro que, em termos de sabor e rendimento, são inferiores a muitos híbridos, mas qualquer pessoa que os tenha plantado facilmente apontará sua vantagem: sua natureza pouco exigente. No ano passado, o verão foi chuvoso e frio, e a maioria das novas variedades adoeceu e quase morreu completamente, mas a minha favorita rendeu uma colheita abundante."
Irina (43): "Também reservamos uma pequena área em nossa dacha todos os anos para o tomate siberiano de maturação precoce. Somos atraídos por seu amadurecimento precoce e sua versatilidade — começamos a apreciar tomates frescos e a enlatá-los quase já no início de julho."
Apesar de suas deficiências, o tomate Siberiano de Maturação Precoce é um favorito entre jardineiros experientes e novatos. Este tomate recompensa cuidados mínimos com boa produtividade, despretensão e crescimento e desenvolvimento vigorosos.











