Variedades de tomate que prosperam tanto em estufas quanto em campo aberto são muito procuradas pelos jardineiros. O tomate Kolkhozny é uma das variedades mais populares devido à sua produtividade respeitável.
Características da variedade
A descrição da variedade é de interesse para muitos. Este tomate é classificado como um tomate de meia estação. Suporta facilmente a seca e pequenas oscilações de temperatura. Os arbustos de tomate exuberantes atingem 50 cm e, em condições favoráveis, 1 m. O tomate Kolkhoznyy Prolific amadurece em 95 a 115 dias. Os frutos são vermelhos, redondos e revestidos por uma casca brilhante. O sabor é agridoce e seu peso pode variar de 90 a 110 g.

As vantagens desta variedade incluem:
- alta produtividade;
- sabor excelente (confirmado por avaliações);
- resistência a doenças;
- facilidade de atendimento;
- alto rendimento estável;
- formação e amadurecimento simultâneos dos frutos.
Além disso, os tomates podem ser cultivados por meio de mudas ou transplantes. Uma desvantagem dessa variedade é a casca dura, que nem todos os jardineiros apreciam, especialmente quando se utiliza a fruta em saladas ou na produção de sucos. No entanto, essa qualidade dos tomates se torna uma vantagem no transporte da variedade por longas distâncias. Fora isso, as características da variedade são positivas.

Preparação de sementes
Para maximizar a colheita no final da temporada, a preparação é essencial. Isso requer o cultivo de mudas resistentes, capazes de se transformar em arbustos grandes com frutos abundantes. O preparo das sementes envolve várias etapas:
- Seleção de sementes. Para selecionar boas sementes que garantam o máximo rendimento, encha um recipiente de vidro com água e sal e deixe as sementes de molho por dois minutos. Descarte as que flutuarem na superfície e enxágue bem as que afundarem com água purificada.
- Desinfecção. Para prevenir doenças nas sementes, deixe-as de molho por 15 minutos em uma solução de permanganato de potássio a 1%. Em seguida, elas podem ser tratadas com um estimulante de crescimento. Avaliações de produtores desta variedade confirmam a necessidade deste procedimento.
- Demolho. Após a desinfecção, envolva as sementes em um pano e coloque-as em um recipiente com água morna. Apenas metade das sementes deve ser submersa. Esse processo deve durar pelo menos 10 horas.
- Germinação. Para garantir a germinação precoce (o que leva a uma colheita mais rápida), as sementes precisam ser germinadas antes do plantio. Para isso, coloque as sementes sobre um pano úmido até que os brotos emerjam. Durante esse período, certifique-se de que a temperatura ambiente permaneça acima de 20 °C e que o pano não seque.

Hora de cultivar mudas
As sementes das mudas devem ser plantadas no final de fevereiro em solo previamente preparado, composto por uma mistura de areia de rio, turfa e terra de jardim em proporções iguais. As sementes germinadas são colocadas em sulcos, deixando alguns centímetros entre elas, e depois cobertas com terra, compactando-a levemente.
A espessura do solo não deve ser superior a 0,5 cm. Em seguida, regue-o suavemente. Cubra o recipiente com potes de vidro e coloque-o em um local escuro, onde a temperatura deve ser de pelo menos 25 °C.

Após 6 a 7 dias, quando os primeiros brotos aparecem, as mudas são transferidas para uma sala bem iluminada e, quando as duas primeiras folhas aparecem, elas são transplantadas para recipientes separados.
Plantio em terreno aberto
O transplante das mudas para o campo aberto deve ocorrer em meados de maio. O terreno onde os tomates serão cultivados deve estar localizado em uma área ensolarada. Não é aconselhável plantar mudas de tomate em solo onde foram cultivadas batatas, pimentões e berinjelas.

Na área selecionada, cave covas com 80-95 cm de distância, pois qualquer outro espaçamento interferirá no crescimento dos arbustos, afetando a produtividade e aumentando o risco de doenças nas plantas. Isso é confirmado por inúmeras avaliações de jardineiros.










