Há pouco tempo, cultivadores franceses desenvolveram uma variedade de tomate com aparência semelhante à do pimentão. Os jardineiros imediatamente se interessaram pelo tomate Cornabelle, suas características e descrição, e puderam experimentá-lo em seus próprios jardins.
Um vegetal incomum
A característica distintiva deste tomate é o seu formato semelhante ao de um pimentão. À primeira vista, é difícil dizer se é um tomate ou um pimentão vermelho. O tomate Kornabel f1 chegou à Rússia recentemente e ainda não conquistou grande popularidade.

O principal motivo é a natureza híbrida da variedade, impossibilitando o cultivo de tomates a partir de sementes colhidas no ano passado. É preciso comprar novas sementes todos os anos, o que é bastante caro, já que as importadas são mais caras do que as produzidas na Rússia.
Nem todos os jardineiros estão dispostos a pagar por sementes anualmente, mas aqueles que apreciam variedades incomuns de tomate recomendam Kornabel.
Este vegetal não é adequado para cultivo em regiões frias. Em climas temperados, é melhor plantar esta variedade em estufa; em campo aberto, ela prosperará em latitudes mais ao sul. Os tomates Kornabel estão na meia-estação: da semeadura à maturação, o fruto leva 120 dias. A planta não tem limitações de crescimento, por isso requer cuidados constantes, incluindo modelagem e amarração a uma estrutura de suporte.

O rendimento de uma variedade depende de vários fatores:
- Método de plantio. A melhor opção é o plantio horizontal, que permite a formação e o desenvolvimento de brotos adicionais.
- Formando um arbusto. Evite plantar várias plantas no mesmo buraco.
- Distância entre os arbustos. Se o plantio for denso, haverá mais rendimento por metro quadrado.
- Alimentação com bioestimulantes. Ao escolher uma ração, o principal critério deve ser a segurança da substância para humanos.
Se você cuidar bem de suas plantas e usar alguns truques, poderá colher uma boa colheita mesmo em condições climáticas desfavoráveis.

Os frutos amadurecem entre julho e agosto, dependendo da região. Um único cacho produz de 4 a 7 tomates. O peso médio do fruto é de 0,2 kg; o máximo, 0,5 kg. Todos os tomates de um único arbusto têm o mesmo tamanho. Os tomates são doces, carnudos e muito densos. Graças à densidade dos frutos, a colheita se conserva bem e é facilmente transportada por longas distâncias.
Uma das principais vantagens desta variedade híbrida é a sua resistência a pragas e doenças. Por exemplo, a Kornabel é resistente à fusariose, à murcha de verticillium e ao mosaico do tomateiro.
Semeadura e plantio de mudas
Para evitar que os tomateiros cresçam demais, as mudas devem ser semeadas no máximo 60 dias antes do plantio, geralmente em março. O plantio deve ser feito antes do surgimento das flores, caso contrário, as plantas podem não se estabelecer ou se desenvolver bem.

Esta variedade é leve no solo — não requer preparação especial. No entanto, recomenda-se fertilizar o solo antes da semeadura. Fertilizantes contendo fósforo, potássio e nitrogênio são recomendados. Matéria orgânica, como húmus ou turfa, também é adequada, mas deve ser usada como suplemento. Semeie em bandejas, mas após o surgimento das folhas, as mudas são repicadas e transplantadas para recipientes individuais.
Os tomates podem ser plantados em seu local permanente quando o solo atingir 15 °C; plante covas com 10 cm de profundidade. Os arbustos são formados a partir de um único caule. A distância entre os arbustos e as fileiras pode variar. Plantar as mudas próximas umas das outras exigirá pinçamento adicional, o que aumenta o risco de doenças. No entanto, esse método rende mais. Deixar espaço suficiente entre os arbustos não exigirá nenhuma intervenção adicional, facilitando os cuidados.

A rega deve ser frequente, mas não excessiva. Fertilize conforme necessário. Use nitrogênio para melhorar o crescimento do arbusto, fósforo para fortalecer as raízes e potássio para promover o crescimento dos frutos. É importante não exagerar nos fertilizantes, especialmente aqueles que contêm potássio.
O excesso dessa substância pode prejudicar seriamente a planta: interfere na absorção de cálcio e pode prejudicar o desenvolvimento dos arbustos. Além disso, como o mineral influencia o crescimento dos frutos, o excesso de potássio leva ao ganho excessivo de peso nos tomates. Como resultado, a planta pode não suportar o peso e quebrar.

Após o amadurecimento dos primeiros tomates, a colheita continua até o final da temporada. O Kornabel continua a crescer, o que significa que continuará a produzir frutos por muito tempo. Esses tomates são usados para saladas, conservas e secagem.
Cultivar variedades híbridas não é fácil. No entanto, este tomate recebe apenas avaliações positivas dos jardineiros e vem se tornando cada vez mais popular a cada ano.










