- Descrição e características do tomate Mikado
- Vantagens e desvantagens dos tomates
- Tipos principais
- Mikado Sibiriko
- Mikado Preto
- Mikado Rosa
- Mikado Vermelho
- Mikado, o Dourado
- Mikado amarelo
- Características do cultivo da variedade
- Datas de plantio
- Semeando sementes
- Cuidando de mudas
- Transplante para campo aberto
- Cuidados com o tomate
- Regras de rega
- Como remover enteados
- Como fertilizar corretamente
- Doenças e pragas
- Limpeza e armazenamento
- Avaliações de produtores de vegetais sobre Mikado
A variedade de tomate Mikado tornou-se muito popular entre os jardineiros. É apreciada por sua produção consistente e excelente sabor. Esses tomates possuem diversas características distintas e exigem cuidados completos para garantir uma frutificação vigorosa.
Descrição e características do tomate Mikado
O Mikado pertence à categoria de variedades de meia estação. Do momento do plantio até a primeira colheita, leva cerca de 120-130 dias. As plantas são padrão, semideterminadas, com até 1 m de altura. As folhas dos arbustos têm formato de folhas de batata.
Maiores rendimentos podem ser obtidos cultivando-as ao ar livre ou em estufa. Independentemente do método de cultivo, os arbustos formam 1 a 2 hastes.
Vantagens e desvantagens dos tomates
Ao planejar o plantio de tomates Mikado, é importante se familiarizar com as vantagens e desvantagens da variedade. As características positivas incluem:
- sabor rico de frutas;
- alto teor de açúcar da polpa;
- boa apresentação;
- capacidade de ser armazenado por um longo período de tempo;
- resistência a doenças comuns.
As principais desvantagens estão relacionadas aos cuidados necessários. O cultivo requer a remoção de brotos crescidos, rega e fertilização regulares.

Tipos principais
Existem diversas variedades da variedade Mikado, cada uma com características únicas. Ao escolher tomates, vale a pena se familiarizar com as descrições de cada variedade.
Mikado Sibiriko
Uma variedade indeterminada, de frutos grandes, desenvolvida por cultivadores siberianos. A variedade Sibiriko é adequada para cultivo em estufas ou em campo aberto. O maior rendimento é alcançado ao conduzir plantas com 1 a 2 hastes.
Mikado Preto
As características distintivas desta variedade são as folhas esmeralda e os frutos castanho-escuros. Os vegetais são redondos e ligeiramente achatados. A polpa é macia e ligeiramente doce, com 6 a 8 câmaras internas. Com os devidos cuidados e um clima favorável, os tomates podem pesar até 250 a 300 g.
Mikado Rosa
A variedade de tomate rosa produz frutos 90 a 95 dias após o plantio. Cada planta produz de 7 a 9 frutos. Durante o crescimento, requer suporte em treliça, suportes verticais e pinçamento regular.
Mikado Vermelho
As plantas atingem uma altura de 80 a 100 cm e são consideradas de meia-estação. Os primeiros frutos amadurecem de 90 a 110 dias após a semeadura. A formação uniforme dos cachos permite uma colheita rápida.

Mikado, o Dourado
Uma variedade alta, de crescimento médio-precoce, que produz frutos redondos que pesam até 500 g. A polpa é doce, rica e carnuda, rica em vitaminas. Seus principais usos são o consumo in natura e o processamento para suco. A Mikado Gold é adequada para cultivo em regiões com oscilações extremas de temperatura.
Mikado amarelo
Variedade de estufa com período de maturação no meio da estação. Os tomates amadurecem 120 dias após o plantio. As plantas são altas e de porte indeterminado. Suas principais vantagens incluem alta resistência a condições climáticas variáveis, peso aproximado de 600 g e uso geral.
Características do cultivo da variedade
O cumprimento das regras e nuances do cultivo afeta diretamente a quantidade da colheita. Para a variedade Mikado, é importante considerar o momento da semeadura das mudas, garantir os cuidados adequados com elas e transplantar as plantas para um local permanente em tempo hábil.
Datas de plantio
As mudas são plantadas 50 a 60 dias antes do transplante para uma estufa ou campo aberto. Recomenda-se semear tomates Mikado para mudas na segunda quinzena de março e, no máximo, no início de abril. A semeadura precoce é necessária para garantir que as mudas tenham tempo de atingir a altura desejada antes do início do clima quente.
Semeando sementes
Para semear as mudas, use um recipiente comum cheio de solo fértil e com pH baixo. As sementes podem ser plantadas em covas individuais de 1 a 2 cm de profundidade ou espalhadas na superfície e cobertas com uma fina camada de solo. Para acelerar a germinação, recomenda-se cobrir o recipiente com vidro ou filme plástico.
Cuidando de mudas
Ao longo da estação de crescimento, as mudas precisam de rega regular, à medida que o solo seca. Normalmente, umedecer o solo uma ou duas vezes por semana é suficiente. Soltar o solo após a rega e a fertilização promove um crescimento vigoroso.
Transplante para campo aberto
As mudas são transplantadas para o local definitivo quando atingem 25 cm de altura e o clima se estabiliza. Se as mudas foram plantadas em vasos de turfa, elas são colocadas nos buracos cavados sem removê-las dos recipientes e cobertas com terra. Mudas cultivadas em outros recipientes são cuidadosamente removidas dos recipientes e colocadas nos buracos sem perturbar o torrão.
Em dias nublados, é melhor plantar as mudas pela manhã. Em dias ensolarados, transplante à noite.
Imediatamente após o transplante das mudas para um terreno aberto ou uma estufa, o solo deve ser compactado e regado.

Cuidados com o tomate
Depois que as mudas são plantadas no jardim ou na estufa, elas precisam ser cuidadas regularmente para garantir uma colheita abundante. As variedades de tomate Mikado requerem rega regular, preparo do arbusto, fertilizantes estimulantes e tratamento contra doenças e pragas.
Regras de rega
Umedeça o solo à medida que seca. Antes de regar, recomenda-se verificar a umidade do solo — os 5 cm superiores devem estar completamente secos. Os tomates Mikado requerem regas generosas nas raízes, pois a pulverização superficial pode causar danos.
Evite umidade estagnada para prevenir o desenvolvimento de requeima ou podridão radicular. Após cada rega, deve-se soltar o solo para arejá-lo.
Como remover enteados
Remova os brotos laterais em crescimento manualmente, em vez de usar tesouras de poda. Apenas brotos com mais de 3 cm devem ser removidos. Se possível, recomenda-se esperar até que os brotos laterais atinjam 5 cm, deixando 1 a 1,5 cm após a remoção. Essa técnica retarda o desenvolvimento de novos brotos laterais e simplifica os cuidados subsequentes com a planta.
Além dos brotos laterais, todas as folhas que crescem abaixo do nível do primeiro cacho de flores devem ser podadas. Tesouras de poda podem ser usadas para esse fim. Evite regar as plantas no dia da poda.
Como fertilizar corretamente
O fertilizante precisa ser aplicado três vezes durante a estação de crescimento. A seguinte frequência é recomendada:
- aplique o primeiro fertilizante 2 semanas após o plantio no solo;
- fertilize as plantas 2 a 3 semanas após a última alimentação;
- estimular o crescimento durante a formação dos frutos.
Para as duas primeiras aplicações, fertilizantes ricos em nitrogênio são adequados. Em particular, nitrato de amônio ou ureia podem ser usados. A presença de nitrogênio no fertilizante promove o desenvolvimento ativo das raízes e o crescimento das plantas. A aplicação final deve conter fósforo e potássio, que garantem o desenvolvimento adequado dos vegetais.

Doenças e pragas
A variedade Mikado é altamente resistente a doenças e pragas. O risco de danos só surge se os cuidados forem inadequados ou se as sementes forem de baixa qualidade. Se forem detectados sinais de infecção ou infestação de insetos, o tratamento com fungicidas ou inseticidas é suficiente.
Limpeza e armazenamento
Os tomates maduros são cortados com os talos ou cuidadosamente colhidos dos arbustos. Uma estação de frutificação uniforme significa que o processo de colheita não precisa ser prolongado. Os tomates colhidos podem ser consumidos frescos, processados ou armazenados.
Os tomates permanecerão frescos se armazenados na geladeira ou em local fresco e escuro, com temperatura não superior a 12 graus Celsius. A colheita pode ser embalada em sacos plásticos ou caixas de madeira, cobertas com um pano grosso.

Avaliações de produtores de vegetais sobre Mikado
Galina: "Cultivo esta variedade regularmente porque o clima é instável, e os tomates Mikado suportam bem as mudanças climáticas. Os frutos são pequenos, mas a produção geral é grande."
Sergey: "Li avaliações de pessoas que plantaram essa variedade e decidiram tentar cultivá-la em estufa. Não tive problemas com os cuidados e colhi cerca de 30 kg."











