Os jardineiros adoram o tomate Black Bunch F1 por sua aparência única, sabor excelente e rico teor de vitaminas e minerais. A variedade híbrida de tomate Black Bunch se destaca pelo tamanho pequeno dos frutos e pela bela cor roxo-escura, que lhe confere uma aparência semelhante à de uma cereja.
O que é um tomate Black Bunch?
Características e descrição da variedade:
- Os tomates Black Bunch são dispostos em cachos, como cachos de groselha preta. Essa formação em cachos e o amadurecimento dos frutos distinguem essa variedade das demais.
- Híbrido F1 de primeira geração.
- A variedade de tomate Black Bunch foi desenvolvida por meio de um longo processo de seleção, cruzando tomates de frutos pequenos com tomates selvagens de cor escura que crescem no Chile.
- Adequado para cultivo em estufas, terrenos abertos e canteiros quentes que exigem isolamento durante geadas e clima frio.
- Esta variedade é indeterminada, não sendo um arbusto padrão. A altura média da planta é de 1,5 m.
- O caule fica espesso, cresce forte e se enrola fortemente.
- O número de folhas é médio.
- Vários cachos simples se formam no caule, onde os frutos crescem.
- As raízes são desenvolvidas e crescem sem se aprofundar.

As folhas têm um formato interessante: são em formato de diamante, verde-escuras e enrugadas.
A primeira inflorescência surge acima da sétima folha. As inflorescências subsequentes formam folhas alternadas. Uma única inflorescência produz até 10 frutos.
O Black Bunch é uma variedade de maturação precoce, com uma estação de crescimento que dura quase 80 dias. Esse período começa após as sementes serem semeadas no solo e os primeiros brotos surgirem, sendo então transplantados para o solo, seja ao ar livre ou em estufa. Esses tomates se adaptam bem ao transporte e mantêm sua aparência comercial mesmo após longos períodos de armazenamento em caixas.

As plantas são resistentes à maioria das doenças que afetam as culturas de solanáceas. Uma característica marcante é o seu alto rendimento. Com os devidos cuidados, segundo jardineiros e horticultores, um único arbusto pode render quase 6 kg de frutos deliciosos.
Descrição dos frutos da variedade Black Bunch:
- O fruto tem formato levemente nervurado e é redondo.
- O diâmetro dos tomates é de 5 cm.
- O peso de um tomate varia de 50 a 70 g.
- Os frutos são cobertos por uma casca fina, densa e lisa.
- A polpa dentro dos tomates é densa, carnuda e de cor vermelho-escura.
- A cor dos frutos maduros é preto-púrpura, semelhante à berinjela, e os tomates verdes são verde-escuros, depois ficam rosa, depois azuis e, por fim, aparecem manchas azul-escuras.
- No meio, o número de câmaras de sementes pode ser um ou dois.
- O sabor do tomate lembra ameixa: um sabor de tomate com um tom adocicado.

Os produtores de vegetais têm avaliações positivas desta variedade. A variedade híbrida Black Bunch é usada para saladas frescas, sanduíches, pratos quentes e conservas. Os frutos não racham durante o enlatamento e permanecem inteiros. O suco de tomate pode ser feito em pequenas quantidades, em vez de grandes quantidades. Os tomates desta variedade são excelentes para fazer pastas, molhos e ketchups.
Como cultivar tomates
Os criadores conseguiram desenvolver uma variedade de tomate que ganhou popularidade entre os consumidores devido à sua cor preta e excelente sabor.

A cor preta vem das antocianinas, que têm um efeito positivo no corpo humano. Especificamente, elas melhoram a aparência da pele, estimulam as funções cardíaca e cerebral e combatem o colesterol.
Para o cultivo ao ar livre, recomenda-se escolher um local ensolarado e protegido de ventos fortes. O solo para o plantio das mudas deve ser adubado com fertilizante orgânico e solto para garantir um solo leve e neutro.
A variedade Black Bunch pode ser plantada em qualquer lugar do país. Antes do plantio, trate as sementes com uma solução fraca de permanganato de potássio. As mudas são semeadas em março. Faça os canteiros com 2 cm de profundidade nas caixas, com 2 cm de espaço entre cada cova. A temperatura no ambiente onde as caixas com mudas serão mantidas não deve cair abaixo de +25ºС.

Quando três folhas aparecerem, transplante as mudas. Os arbustos são transplantados para recipientes com capacidade de até 300 ml. Fertilize as mudas com minerais, se necessário. Endureça as plantas duas semanas antes de transferi-las para o local de cultivo permanente. Aos 50 dias de idade, transplante-as para um terreno aberto ou uma estufa.
As plantas são conduzidas em um único caule, e os brotos laterais devem ser removidos a cada 10 dias. Durante os períodos de crescimento e vegetativo, pode-se fazer ocasionalmente fertilização e pulverização preventiva com agentes de controle de pragas. Se o arbusto estiver inclinado, deve ser amarrado a suportes.










