Para os amantes de tomates exóticos de jardim, a descrição da variedade Kalinka-Malinka e suas características parecerão desinteressantes. Esses tomates não têm uma cor incomum ou sabor requintado, nem mesmo um formato de fruto característico. Esta é uma variedade bastante comum, com frutos que amadurecem no meio da estação, mas mesmo esses tomates têm seus méritos.
Características gerais da planta
O arbusto de tomate Kalinka-Malinka é classificado como uma variedade superdeterminada. As variedades compactas padrão são convenientes devido ao seu pequeno tamanho: podem ser plantadas no jardim, em estufa ou sob abrigo de plástico, e também podem ser cultivadas em ambientes internos, na varanda ou diretamente no parapeito da janela. A altura média do caule é de apenas 25 a 30 cm, e os arbustos não requerem estaqueamento ou treinamento.

O sistema radicular não é muito desenvolvido. Essa vantagem possibilita um plantio denso (até 6 a 8 plantas por 1 m²). Os tomates produzem bem mesmo em espaços limitados.
Os produtores de vegetais observam que as características e descrições da variedade indicam que esses tomates exigem pouca manutenção e não causam problemas para seus proprietários. Os minitomates só precisam ser cobertos com terra cerca de uma semana após o plantio, e não se esqueça de regá-los regularmente se estiverem sendo cultivados em um vaso na varanda. No entanto, os tomates Kalinka-Malinka também toleram solo ligeiramente seco. Em ambientes externos, as plantas podem produzir bem mesmo nos Urais, Altai e Sibéria.

Um canteiro com esses tomates também é prático, pois pode ser rapidamente coberto com plástico ou lutrasil durante uma onda de frio repentina. O tamanho compacto dos arbustos permite o plantio de vários grupos de tomates. Os horticultores podem colher tomates em diferentes épocas, começando já no início do verão.
Uma característica distintiva das variedades superdeterminadas é sua produção bastante uniforme. Uma única planta produz apenas 3 a 4 cachos de frutos, após os quais o crescimento do caule cessa e os tomates amadurecem quase simultaneamente.
Jardineiros concordam que ocupar espaço em estufas com tais variedades não é uma boa ideia. No entanto, arbustos de tomate Kalinka-Malinka em miniatura podem ser plantados em alternância com variedades altas e de longa produção. Após uma colheita precoce de Kalinka-Malinka, os arbustos da estação final são colhidos.

A variedade rende de 2,5 a 4 kg por metro quadrado, dependendo da densidade de plantio. O espaçamento mínimo entre plantas é de 30 cm.
Características da fruta
Os primeiros tomates maduros começarão a aparecer 110 dias após a semeadura. Apesar do tamanho compacto do arbusto, avaliações de quem já plantou esta variedade indicam que os tomates são bastante grandes. Cada fruto pesa em média 50-90 g e tem aproximadamente 4 cm de diâmetro. As bagas vermelhas e redondas são coletadas em cachos complexos de 6 a 7, fazendo com que a pequena planta pareça completamente coberta por elas.
A casca é grossa e não racha durante o amadurecimento nem durante o tratamento térmico durante o enlatamento. Esses tomates suportam bem o transporte por longas distâncias. Os tomates Kalinka-Malinka podem ser armazenados por vários dias em estado totalmente maduro sem apresentar sinais de deterioração. Jardineiros relatam que os tomates verdes amadurecem bem após a colheita e seu sabor permanece inalterado.

A polpa é intensamente colorida e o fruto contém duas câmaras de sementes, contendo inúmeras sementes. As paredes da baga são grossas, com até 1 cm de espessura. A polpa é firme e pode apresentar uma leve crocância quando verde. Quando enlatado, a estrutura do fruto permanece intacta, mantendo bem seu formato, e o tomate pode ser cortado com uma faca.
Os tomates Kalinka-Malinka são versáteis. São deliciosos frescos; seu sabor agridoce complementa qualquer salada de legumes. Esses tomates em miniatura também podem ser usados para decorar uma mesa festiva, tornando-os perfeitos para canapés e travessas. Os tomates vermelhos são perfeitos para qualquer prato, pois sua polpa vibrante adiciona um toque de cor encantador a molhos e sopas saborosas.
Os excedentes podem ser conservados de diversas maneiras. Tomates pequenos e calibrados são ideais para conservas inteiras ou marinadas. Podem ser processados em sucos ou molhos, se a colheita for grande. A textura densa do tomate Malinka o torna adequado para secagem. Os frutos verdes podem até ser usados para fazer geleias exóticas.

Como cultivar uma variedade em um terreno?
Ao cultivar mudas, considere a época de semeadura: tomates de maturação precoce devem ser semeados no máximo 50 a 60 dias antes do transplante para um local permanente. O solo para a semeadura é preparado com partes iguais de solo fértil, areia e húmus, adicionando-se 2 colheres de sopa de giz moído para cada 10 kg da mistura. Para desinfetar o solo diretamente na caixa, regue-o generosamente com uma solução quente e escura de permanganato de potássio.
Esta é uma variedade não híbrida (F1). Se você mesmo colheu as sementes para propagação, elas também precisam ser tratadas antes da semeadura. Para a imersão, você pode preparar uma solução de Fitosporina-M ou Epin, ou desinfetar com uma solução rosa-clara de permanganato de potássio. Deixe a solução de molho a 35 °C por 30 a 40 minutos. Após a imersão, seque as sementes em papel ou gaze.

Nesse momento, o solo para a semeadura terá esfriado. Você pode começar a espalhar as sementes sobre a superfície do substrato. Cubra as sementes com uma fina camada de areia seca ou terra (0,5 cm), cubra o recipiente com plástico perfurado e coloque-o em um local aquecido (+25 °C). As mudas aparecerão em 4 a 5 dias, mas esse período pode aumentar se a temperatura cair.
Quando as mudas desenvolverem 2 a 3 folhas (excluindo os cotilédones), transplante os tomates para vasos individuais ou para um recipiente compartilhado, seguindo um padrão de 10x10 cm. Os cuidados adicionais consistem em regas regulares. Não é necessário adubar.
Você pode plantá-la no local em diferentes épocas:
- Eles são transplantados para uma estufa em meados de maio, e a colheita começa em meados de junho;
- Você pode plantar nos canteiros somente no início de junho, depois que as geadas terminarem;
- Elas são plantadas em estufa entre os dois primeiros métodos, já que as plantas não correm risco de morrer por causa da geada, mas em meados de maio não está quente o suficiente sob o filme.
Combinando essas opções, você pode colher de meados de junho até meados de julho.











