O tomateiro Argonaut f1 pertence à primeira geração de híbridos. Tolera bem a alta umidade e é resistente à maioria das doenças fúngicas e virais do tomateiro. O Argonaut é uma das variedades que produz altos rendimentos em campo aberto.
A categoria de tomate de maturação precoce, que inclui a variedade Argonaut, permite que as primeiras colheitas comecem já no início do verão. As bagas de Argonaut são usadas para sucos e saladas. Os frutos podem ser conservados para o inverno ou em conserva inteira. Este híbrido foi criado em 2011 e adicionado ao Registro Estatal Russo quatro anos depois.
Dados técnicos da planta
As características e descrição da variedade Argonaut são as seguintes:
- Após o transplante das mudas para o solo permanente, a primeira colheita ocorre em 85 a 90 dias. Se as mudas germinaram a partir de sementes em fevereiro ou março, podem ser transplantadas para o campo aberto já em abril.
- Os arbustos da planta podem crescer até uma altura de no máximo 0,65-0,7 m. Como o híbrido não forma um padrão, os arbustos são treinados em 1-3 hastes.
- A planta possui uma copa compacta, com número médio de folhas e raízes fortes. Isso permite que o tomateiro Argonaut seja cultivado sem suporte, mas não elimina o risco de tombamento da planta.
- Devido ao início precoce da estação de crescimento, os tomates desta variedade são resistentes à requeima e outras doenças que afetam quase todos os tomates que dão frutos em agosto ou setembro.
- O fruto da planta pesa entre 0,16 e 0,2 kg. As bagas têm uma superfície lisa, de cor coral.
- A polpa do fruto é densa. Cada baga contém de 5 a 9 câmaras de sementes.

Avaliações do tomateiro Argonaut mostram que, no sul da Rússia, a semeadura direta de sementes de tomate no solo é a melhor opção. Na Rússia central, os produtores recomendam o uso de estruturas de filme plástico para proteger as mudas, enquanto na Sibéria e nas regiões do norte, recomendam-se estufas aquecidas.
Os frutos do híbrido podem ser transportados por longas distâncias, pois as bagas toleram bem o transporte devido à estrutura densa da polpa.

O rendimento em campo aberto varia de 3 a 4 kg por arbusto. Quando cultivado em estufas de plástico ou vidro, aumenta para 4 a 4,5 kg. Os jardineiros observam a uniformidade dos frutos produzidos a partir de uma única planta, permitindo que sejam usados não apenas para consumo próprio, mas também para venda a diversos varejistas. Os agricultores consideram a necessidade de amarrar os arbustos a suportes uma desvantagem da variedade Argonaut.

Cultivo de tomates em uma horta
As sementes desta planta são geralmente semeadas para mudas nos primeiros dez dias de abril. Elas são plantadas em caixas cheias de solo especial para tomates, que pode ser adquirido em lojas especializadas em sementes.
Após a germinação das sementes e o surgimento dos brotos, elas são repicadas quando as mudas desenvolvem 2 a 3 folhas. As plantas são então endurecidas por 1 a 2 semanas.

Recomenda-se plantar as mudas em solo permanente nos últimos dez dias de maio. A formação dos arbustos ocorre simultaneamente à fixação das plantas às estacas de suporte. Este tomateiro raramente produz brotos laterais. Portanto, além de amontoar os arbustos, regá-los com água morna e soltar o solo dos canteiros, remova as folhas velhas que fazem sombra às plantas.
Durante toda a estação de crescimento, fertilizantes minerais são adicionados ao solo no máximo 2 vezes, e fertilizantes orgânicos (turfa, esterco) podem ser adicionados ao solo 3 a 4 vezes.

Para se proteger contra doenças, você pode tratar os arbustos com Fitosporina. De todas as pragas de jardim, a mais perigosa para o Argonauta são os grilos-toupeira. Para eliminar essas pragas, trate os arbustos com produtos químicos adequados, revolva o solo sob as plantas regularmente e adicione pimenta-do-reino.










