Os tomates pretos foram criados a partir do cruzamento de tomates de frutos grandes com tomates selvagens. O tomate Black Moor, cultivado na região de Moscou, foi adicionado ao Registro Estadual em 2000. A variedade foi criada por meio de melhoramento genético, sem modificação genética. Esta variedade invariavelmente atrai a atenção por sua tonalidade chocolate. Além de sua aparência excepcional, estes tomates são deliciosos. Não é surpresa que eles possam ser encontrados em quase todos os lugares hoje em dia. Sua tolerância a baixas temperaturas permite que sejam cultivados em estufas nas regiões do norte, embora a variedade tenha sido originalmente destinada ao cultivo nas regiões do sudeste da Rússia.
Descrição da variedade
A variedade semideterminada de tomate Black Moor cresce até um metro e meio de altura. A planta forma vários ramos densamente cobertos por folhas verdes.

O arbusto produz cachos de 7 a 18 frutos, pesando até 50 g. A polpa densa, agridoce, é coberta por uma casca grossa. Duas câmaras de sementes com um pequeno número de sementes permitem que os tomates sejam usados tanto frescos quanto enlatados.
O rendimento do Black Moor é bastante alto: 5–6 kg de frutas são colhidos em um metro quadrado.
Crescente
A melhor época para semear é no final de março, tendo os recipientes preparados com bastante antecedência. Você pode usar recipientes de plástico, caixotes de madeira, copos de papel, vasos de turfa, bandejas de plástico, garrafas plásticas cortadas ou caixas de leite e suco. Copos de papel e vasos de turfa permitem que você plante as mudas junto com os recipientes.

As sementes podem ser colocadas em um substrato pronto comprado em loja, ou você pode preparar sua própria mistura. Para isso, misture pellets de turfa e fibra de coco, ou composto e solo de grama. Adicione turfa ou serragem para soltar o solo.
O endurecimento das sementes, armazenando-as na geladeira por vários dias, aumenta a resistência das plantas às flutuações de temperatura. Para prevenir doenças, as sementes são tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio, depois lavadas e plantadas a uma profundidade máxima de 2 cm, mantendo um espaçamento de dois centímetros entre elas. Regue imediatamente após a semeadura e dois dias após a emergência dos brotos. Os recipientes são cobertos com vidro ou plástico e colocados em um ambiente mantido a 25 graus Celsius.
A umidade excessiva do solo e as baixas temperaturas ambientes causam o apodrecimento das sementes.

Após a germinação dos tomates, retire a cobertura dos recipientes. As mudas são repicadas a uma distância de 5 cm após a formação de duas folhas. Recomenda-se rega semanal e boa iluminação.
Antes de transplantar as mudas para o local definitivo, leve-as para fora por 2 a 3 horas durante vários dias. No dia anterior ao plantio, deixe-as ao ar livre sem regar.
As plantas devem ser replantadas assim que o risco de geada passar. Os tomates Black Moor prosperam em locais ensolarados e sem vento. O solo deve ser arado e fertilizado no outono, e regado com água morna e sedimentada antes do plantio.
As características do tomate permitem dois métodos de plantio:
- De acordo com o esquema 60x30.
- Fita de fileira dupla. Este método posiciona as mudas em um padrão escalonado, com o espaço entre os pares de fileiras aumentando.
- Aninhamento. Cabem 2–3 arbustos em um buraco.
Características de cuidado
Os tomates Black Moor precisam ser pinçados, estaqueados e tratados com prevenção de doenças. Os brotos laterais devem ser removidos até que os frutos amadureçam. A rega adequada ajudará no crescimento de plantas fortes, concentrando-se nisso até a formação dos frutos. Depois disso, os tomates precisam ser regados uma vez por semana.
As ervas daninhas são removidas regularmente para evitar o esgotamento do solo e a redução da produtividade. Os arbustos são amontoados e pulverizados com preparações especiais para fins preventivos. Também é recomendável desinfetar o solo com fungicidas, cal e sulfato de cobre.
As instruções de cuidado do tomate Black Moor incluem a fertilização obrigatória das mudas com fertilizantes orgânicos e minerais na quantidade de três vezes até que os frutos apareçam.

Vantagens e desvantagens
Vantagens da variedade Black Moor:
- capacidade de crescer em condições de estufa, sob cobertura de filme e em campo aberto;
- resistência a mudanças de temperatura;
- fácil de colher devido ao crescimento dos cachos dos frutos;
- alto rendimento;
- O pequeno peso da fruta e suas paredes grossas permitem o uso de tomates para enlatamento de frutas inteiras;
- transportabilidade devido à polpa densa;
- fácil de cuidar.
Além de suas vantagens inegáveis, os tomates pretos também apresentam desvantagens, incluindo a suscetibilidade a doenças e pragas. Alguns que plantaram tomates Black Moor não ficaram muito satisfeitos com sua acidez perceptível.

Pragas e doenças
Os tomates Black Moor demonstraram resistência moderada a doenças comuns. Doenças fúngicas representam o maior risco para esta variedade e podem ser prevenidas mantendo a rotação de culturas e tratando as plantas com pesticidas específicos.
O combate à requeima se baseia na aplicação de fertilizantes de fósforo e potássio e na pulverização das plantas com uma solução de calda bordalesa.
Se aparecerem ácaros, borrife imediatamente as plantações com Karbofos ou uma infusão de alho, sabão líquido e folhas de dente-de-leão.
Para se livrar das lagartas, recomenda-se a coleta manual e a escavação profunda do solo no outono.
A mosca-branca pode ser destruída pulverizando tomates com Confidor.

Colheita e armazenamento
Os tomates Black Moor estão prontos para a colheita 115 dias após a germinação. Os tomates verdes são colhidos e colocados em local aquecido e escuro por 3 a 5 dias. Esses tomates não resistem ao armazenamento prolongado. A colheita frequente de tomates maduros estimula o amadurecimento dos tomates restantes. A colheita continua até outubro.
A aparência única e o sabor exótico da Black Moor são altamente apreciados pelos consumidores. Os frutos são ideais para o consumo diário, fatiados, usados em aperitivos, saladas, conservas, picles e outras preparações de inverno. Esta variedade também é atraente para guarnecer e decorar diversos pratos.
Tecnologia agrícola para o cultivo de tomates Black Moor permite o cultivo da safra não apenas por jardineiros particulares, mas também por pequenos agricultores.

Avaliações de jardineiros
Avaliações de proprietários de terrenos privados:
Oksana:
"Já faz algum tempo que eu queria experimentar uma variedade preta para plantar, e escolhi a Black Moor por causa dos seus frutos compactos — adoro tomates em conserva. Aprecio não só a cor incomum, mas também o sabor inimitável. Cultivei os tomates em estufa e, este ano, plantei-os nos canteiros."
Irina Mikhailovna:
"O Black Moor abrilhantou meu jardim. Meus netos ficaram tão impressionados que muitas vezes corriam para debaixo do arbusto para colher tomates. A salada de legumes mistos é uma delícia. Também é perfeita para conservas; os frutos carnudos e doces, com casca grossa, ficam em conserva maravilhosamente bem."
Peter:
Li as avaliações e comprei algumas sementes. Estou compartilhando minha primeira experiência. As mudas estão uniformes e crescendo altas. Os frutos pequenos e alongados são de cor escura. Evitamos a requeima, mas a produção não é muito grande. Adicionarei mais fertilizante no futuro.











