- Origem
- Descrição da variedade
- Descrição da fruta
- Descrição do arbusto
- Vantagens e desvantagens
- Qual é o gosto?
- Resistência a doenças
- Maturidade precoce
- Produtividade
- Regiões em crescimento
- Distribuição na Rússia
- Variedades
- Trufa chinesa
- "A Mulher Negra"
- Roxo Peruano
- O Príncipe Negro
- Viking roxo
- Preto Escocês
- Pousar
- Prazos
- Lugar
- Preparação do solo
- Tratamento de sementes
- Padrão e profundidade de plantio
- Características de cuidado
- Rega
- Cobertura superior
- Capina
- Soltando o solo
- Hilling
- Pragas e doenças
- Colheita e armazenamento
- Consumo
- Conclusão
As batatas-pretas estão se tornando cada vez mais comuns nos jardins russos. Este vegetal complexo, com seu sabor vibrante e resistência a doenças, conquistou muitos fãs no mundo todo. Sua popularidade se deve ao seu alto valor energético, sabor e facilidade de cultivo. Mesmo com seu baixo rendimento, este vegetal está se tornando um convidado regular em nossas mesas.
Origem
A origem da batata de polpa colorida é provavelmente nos países sul-americanos do Peru e da Bolívia. Foi lá que as variedades pretas ou roxas escuras foram descobertas pela primeira vez. Acredita-se também que este vegetal seja produto de melhoramento genético seletivo realizado por cientistas nos séculos XVIII e XIX.
Descrição da variedade
A batata escura "Black Prince", ou outra variedade similar, é facilmente reconhecida por sua aparência distinta. Os tubérculos têm casca grossa e são tão escuros quanto a polpa. Sua aparência costuma ser irregular e oblonga. A parte aérea é mais clara.
Descrição da fruta
O fruto dessas variedades de batata quase nunca é redondo, mas sempre oblongo. A casca tem a mesma cor da polpa, porém mais escura, quase preta. A polpa frequentemente apresenta nervuras brancas. O sabor do fruto difere do das variedades típicas. Também é mais rico em antioxidantes e vitaminas.
Descrição do arbusto
Os arbustos podem variar em aparência dependendo da variedade. As principais diferenças estão na altura e na espessura das plantas. A altura média atinge 50-65 centímetros. Algumas variedades têm caules mais altos e mais curtos. Eles são sempre eretos.

Vantagens e desvantagens
Muitas das vantagens e desvantagens deste vegetal dependem da variedade específica. No entanto, devido às suas características gerais, destacam-se as seguintes qualidades positivas, que atraem os jardineiros:
- aparência original das frutas;
- qualidades de sabor decentes;
- a capacidade de ser armazenado por um longo período e manter sua aparência comercializável;
- mais propriedades benéficas e vitaminas;
- resistência a doenças;
- resistência ao calor e à seca.
As batatas pretas apresentam uma série de desvantagens que devem ser levadas em consideração ao decidir cultivá-las:
- incapacidade de crescer como uma cultura de campo;
- baixo rendimento mesmo nas melhores variedades;
- doenças específicas de plantas.
Em primeiro lugar, devido ao seu baixo rendimento, esta batata não é adequada para agricultores como principal cultura comercial.

Qual é o gosto?
As variedades de batata-preta variam em sabor. No entanto, de acordo com publicações especializadas, todos os tipos desta planta compartilham as mesmas características de sabor. Isso inclui um sabor de nozes.
Além disso, essas batatas cozinham mais rápido do que as variedades brancas comuns e mantêm a cor nos pratos que as contêm.
Resistência a doenças
Todo jardineiro deseja cultivar plantas o mais resistentes possível a doenças e que não exijam tratamentos frequentes com pesticidas. A batata-preta é uma delas. Ela é resistente à maioria das doenças comuns em jardins russos.

Maturidade precoce
Como acontece com a maioria das outras plantas de jardim, o tempo de amadurecimento dos tubérculos depende inteiramente da variedade escolhida. Existem variedades precoces e tardias. Em média, a colheita fica pronta 90 dias após o plantio. As variedades precoces ficam prontas para a colheita em 70 dias, enquanto as tardias levam 110 dias.
Produtividade
Embora a produtividade da batata-preta varie significativamente entre as variedades, ela geralmente não impressiona. Esse é o principal motivo da popularidade limitada do vegetal como cultura industrial.
Regiões em crescimento
Esta planta é cultivada em praticamente todas as áreas povoadas do globo, com a possível exceção do Extremo Norte. Isso se deve à sua capacidade de tolerar facilmente climas úmidos e secos.

Distribuição na Rússia
A batata-preta se espalhou pela Rússia nos últimos anos. Jardineiros e horticultores da maioria das regiões estão familiarizados com as variedades. No entanto, como observado, a hortaliça não é cultivada como cultura de mesa primária.
Variedades
Na Rússia, você pode explorar os resultados do melhoramento genético da batata-preta. Jardineiros domésticos têm acesso a variedades com diferentes características de maturidade, rendimento e sabor. As variedades mais comumente cultivadas nos jardins russos são:
- "Trufa chinesa";
- "A Mulher Negra";
- "Peruano Roxo"
- "O Príncipe Negro";
- "Viking Roxo"
- "Preto Escocês".
Essas variedades são adequadas às condições climáticas das regiões sul e central do nosso país, bem como da Sibéria e do Extremo Oriente.

Trufa chinesa
Esta é uma variedade de meia estação. A colheita começa 80 dias após o plantio. As raízes são oblongas, mas não alongadas. Possuem casca grossa, o que lhe confere uma longa vida útil.

"A Mulher Negra"
Uma das variedades precoces mais comuns. Pronta para colheita 70 dias após o plantio. Distingue-se pela sua coloração única. Resistente à sarna e à podridão radicular. Sabor inconfundível.

Roxo Peruano
Considerada a mais saborosa de todas as variedades de batata-preta, ela é cultivada há mais de 200 anos. As raízes são alongadas, pesando até 80 gramas. A polpa é roxa brilhante. Frutifica tardiamente, após 100 a 110 dias. É suscetível a doenças.

O Príncipe Negro
Uma variedade precoce popular, com colheita em apenas 70 dias. Os frutos são alongados e escuros. Pesam cerca de 150 gramas para um vegetal deste tamanho. Apresentam resistência a uma ampla gama de doenças e pragas:
- nematoide dourado;
- requeima tardia;
- crosta;
- podridão da raiz;
- lagostim de batata;
- perna preta.
Isso explica o grande sucesso da variedade entre os jardineiros.

Viking roxo
Variedade semiprecoce com raízes arredondadas e ligeiramente alongadas. Resistente a algumas doenças e com boa produtividade. As batatas são grandes e saborosas. A cor é roxo-vivo.

Preto Escocês
Uma variedade roxo-escura, de maturação precoce. Como outras variedades precoces, pode ser colhida em até 70 dias. A polpa é fácil de cozinhar e de cor clara. Resistente a doenças como o oídio, é adequada para climas frios e úmidos.

Pousar
As regras para o plantio de batata-preta são essencialmente as mesmas usadas para o cultivo de variedades tradicionais. Se você seguir princípios simples de cultivo, nunca terá problemas na colheita.
Prazos
O momento do plantio dos vegetais depende inteiramente das condições climáticas da região onde você planeja cultivá-los. Lembre-se de que os vegetais de raiz dependem da temperatura do solo, então plante quando a temperatura do solo atingir uma média de 10 graus Celsius.
Lugar
Cultive essas batatasAssim como a branca, ela se desenvolve bem em áreas ensolaradas e ventiladas. A área não deve ser propensa a inundações, portanto, áreas baixas são inadequadas. O solo deve ser leve.

Preparação do solo
Prepare a terra para plantando batatas O plantio começa no outono. Para isso, cave o solo e adicione fertilizante. O melhor fertilizante para esta hortaliça é uma mistura de húmus e cinzas. A proporção é de 10 quilos por metro quadrado. A área também é semeada com adubo verde. Após as ervas brotarem na primavera, elas são enterradas no solo. Húmus misturado com cinzas também é adicionado às covas de plantio.
Tratamento de sementes
A seleção do material de plantio é feita com cuidado. No outono, são selecionados tubérculos com danos e sinais de doenças. Na primavera, as raízes que não sobreviveram bem ao inverno são novamente descartadas.
A preparação das sementes para o plantio começa um mês antes do transplante para o solo. As raízes são colocadas ao sol para desenvolver um agente salino, que torna os tubérculos venenosos para roedores. Dez dias de sol são suficientes para que a quantidade necessária de agente salino se acumule, após o que os vegetais são transferidos para uma área iluminada e ventilada.

Padrão e profundidade de plantio
O padrão de plantio depende do tipo de solo. Em solo argiloso e preto, as batatas são plantadas em covas de 10 centímetros de profundidade, espaçadas em 30 centímetros. Em solo arenoso, o vegetal é plantado em trincheiras de até 12 centímetros de profundidade, espaçadas em 25 centímetros. Para solo úmido, utiliza-se o método de sulcos e sulcos, espaçados em 50 centímetros.
Características de cuidado
As batatas pretas exigem os mesmos cuidados que qualquer outro tipo desta planta.
Rega
As batatas precisam de regas regulares durante o crescimento. No entanto, há períodos em que o vegetal precisa de regas especialmente generosas:
- quando ocorre a brotação;
- quando a planta floresce;
- imediatamente após a floração.
São utilizadas tanto a irrigação por gotejamento quanto a aspersão.

Cobertura superior
Este vegetal prospera com fertilizantes. A primeira aplicação deve ser feita duas semanas após a germinação. Fertilize com ureia e verbasco líquido. A segunda aplicação deve ser feita imediatamente após a floração, quando a colheita começa. Use sulfato de potássio na proporção de 500 miligramas por planta.
Capina
Capine os canteiros de batatas regularmente para evitar o crescimento de ervas daninhas.
Soltando o solo
O solo precisa ser afrouxado sempre que uma crosta se forma na superfície.

Hilling
A amontoa melhora a aeração, por isso é feita regularmente. A primeira vez, quando os arbustos atingem 20 centímetros, e depois pelo menos o dobro.
Pragas e doenças
Como observado acima, muitas variedades (em particular, ‘Black Prince’) são resistentes a doenças e pragas.
Colheita e armazenamento
Antes de extrair os tubérculos, os arbustos são ceifados, permitindo que toda a seiva da planta flua para as raízes. A colheita é então armazenada em local ventilado, polvilhada com serragem.

Consumo
Elas são consumidas da mesma forma que as batatas brancas e podem ser fritas ou cozidas.
Conclusão
Cultivar batata-preta não é muito diferente de cultivar variedades brancas tradicionais. Elas são resistentes e, apesar do baixo rendimento, possuem excelente sabor.











