Ao avaliar as qualidades do tomate Mobile (as características e a descrição da variedade destacam as mais significativas), os jardineiros podem tomar uma decisão mais informada sobre a escolha de um tomate para sua horta. A planta tem vantagens e desvantagens.
Características gerais da variedade
Esta variedade não é classificada como híbrida de primeira geração; suas sementes podem ser deixadas para cultivo em seu próprio terreno. Os tomates móveis começam a amadurecer 110-120 dias após a semeadura e são considerados semi-precoces, mas em campo aberto, a maturação biológica pode ser atrasada devido a fatores externos.

A planta é determinada, crescendo até 60 cm de altura. O arbusto é compacto e semi-espalhado, não necessitando de pinças ou amarração a um suporte. Após os caules atingirem o solo, é aconselhável cobrir os arbustos com terra para estimular o desenvolvimento das raízes. Isso ajudará os tomates a crescerem e amadurecerem mais rápido.
A variedade de tomate Mobile, segundo jardineiros, é adequada para estufas e canteiros abertos; arbustos baixos podem ser plantados em canteiros ou cultivados com sucesso em varandas. Aglomerados complexos e ramificados de frutos bastante grandes (até 120 g) cobrem a planta com tanta densidade que as folhas são praticamente invisíveis.

O rendimento médio da variedade Mobil é de 3 a 4 kg de produto comercializável por arbusto. Plantando de 4 a 6 arbustos por metro quadrado, os jardineiros podem obter uma boa colheita em seu terreno.
Variedade moderna Tomates móveis são resistentes a doenças fúngicas de verão, que ocorrem em climas quentes e úmidos. No entanto, durante a requeima generalizada, ela pode ser afetada se o tempo frio chegar cedo. Em anos favoráveis, os arbustos têm tempo para frutificar plenamente em meados de agosto e praticamente não são afetados pela requeima.
Propriedades de consumo de frutas
Os ovários se formam em cachos ramificados e amadurecem quase simultaneamente. Os tomates são de tamanho uniforme, arredondados e com nervuras na base. Cada cacho pode conter de 12 a 15 tomates pequenos. Ao longo da estação de crescimento, cada haste pode formar de 3 a 4 desses ramos.
A casca de um tomate maduro é densa e não racha durante o amadurecimento, mesmo em condições de alta umidade. Esses tomates suportam o tratamento térmico durante o enlatamento e apresentam excelente transportabilidade e prazo de validade. A cor da maturação biológica é vermelha, com um brilho agradável. Os tomates tecnicamente maduros são verde-claros, sem manchas escuras na base. Quando maduros, a coloração do tomate é uniforme e sem manchas verdes.

A polpa é densa, contendo de 3 a 4 câmaras de sementes grandes. As paredes do fruto atingem uma espessura de 1 cm. A polpa é uniformemente colorida; tomates ligeiramente verdes apresentam uma área de cor mais clara no centro. Avaliações de jardineiros que já plantaram esta variedade destacam seu excelente sabor.
Os tomates Mobil têm um sabor agridoce clássico e equilibrado. Esse sabor permanece consistente independentemente das condições de cultivo.
A variedade Mobile é versátil. Os frutos são deliciosos em saladas de verão e fatiados, podem ser usados como base para recheios e aperitivos gourmet e são um ótimo ingrediente em gaspacho e sopa de tomate. A polpa é incluída em qualquer prato que a peça; adiciona uma cor agradável ao borscht ou shchi e combina harmoniosamente com os ingredientes dos molhos para massas italianos.

Tomates calibrados são práticos para conservar tomates inteiros. Os tomates uniformes e redondos impressionam em pratos variados, e sua polpa firme mantém sua estrutura quando em conserva ou marinada. Os tomates móveis podem ser processados em produtos de tomate. O suco ou molho manterá sua cor e sabor tradicionais. Os frutos também são adequados para secagem.
Como obter uma boa colheita de tomate?
Para cultivar tomates Mobil, prepare o solo com antecedência. É melhor desenterrá-lo e adicionar composto no outono e, em seguida, adicionar fertilizantes minerais na primavera. Para cada metro quadrado, adicione um balde de esterco ou composto podre, 1 a 1,5 kg de giz ou farinha de dolomita (pode ser felpuda, casca de árvore, etc.) e, em solo pesado, adicione 0,5 balde de areia fina de rio. Ao cavar, misture bem o solo com os fertilizantes.

No outono, prepare o solo para as sementes. Ele consiste em partes iguais de areia, húmus e solo fértil. Para reduzir a acidez, adicione 2 colheres de sopa de giz para cada 10 kg da mistura. Na primavera, espalhe o solo em caixas e desinfete-as com uma solução quente de permanganato de potássio.
As sementes de tomate Mobil podem ser salvas se o jardineiro já tiver plantado esta variedade e considerado muito bem-sucedidas. Mergulhe as sementes em uma solução rosa quente de permanganato de potássio por 30 a 40 minutos, depois seque até que estejam soltas e comece a semear.
Espalhe as sementes em solo úmido e cubra com areia seca ou terra até uma profundidade de 0,5 cm. Cubra as bandejas com filme plástico para reter a umidade e coloque-as em um local aquecido para a germinação. O tempo de semeadura pode ser calculado a partir da data prevista de plantio. Nesse momento, as mudas devem ter de 70 a 90 dias.

Quando as plantas tiverem formado 2 a 3 folhas, transplante os tomates para uma caixa comum de acordo com um padrão de 10x10 cm ou transplante-os para vasos separados com um volume não superior a 0,5 litro. Ao cultivar mudas, é preciso regá-las na hora certa, não deixando o solo secar mais do que 2 cm de profundidade.
Alguns dias antes de transplantar os tomates para o local definitivo, adicione uma mistura mineral complexa ao solo. Você pode usar fertilizantes especiais para plantas de solanáceas, como Senor Tomato, Kristalon Tomato e outros. Eles já contêm todos os minerais necessários. Aplique o fertilizante de acordo com as instruções.
Variedades determinadas tendem a se esticar bastante. É melhor plantar caules finos e longos em uma vala de 15 a 20 cm de profundidade. Coloque os tomates na vala com as pontas voltadas para o norte e cubra com terra, deixando de 3 a 4 folhas acima da superfície. Se os primeiros cachos de flores já tiverem surgido, enterre os caules até o nível deles. Deixe 30 cm entre as pontas dos tomates e 70 cm entre a vala.










Gostei muito da variedade; não encontrei nenhuma doença. Usei apenas bioativador como fertilizante. BioGrow, não custa muito e funciona maravilhosamente em mudas.