O tomate Rosalisa f1 pertence ao grupo das variedades híbridas. Esta planta foi desenvolvida por criadores holandeses da empresa Seminis. Esta variedade de tomate está incluída no Registro Estadual de Tomates da Rússia. Este híbrido é recomendado para cultivo em campo aberto por proprietários rurais. Esta variedade é de particular interesse para os agricultores devido ao seu arbusto compacto. Tomates deste tipo podem ser armazenados por muito tempo em câmara fria e são adequados para transporte de média distância.
Dados técnicos da planta e seus frutos
As características e descrição deste tomate são as seguintes:
- Esta variedade produz uma colheita no meio da estação de crescimento. Do plantio do banco de sementes à colheita dos primeiros frutos, leva de 112 a 115 dias.
- A planta atinge uma altura de 0,65 a 0,75 m. Os caules apresentam numerosas folhas, todas de cor verde-claro. Possuem formato arredondado, ligeiramente diferente das proporções padrão das folhas de tomate.
- O híbrido é resistente a doenças como murcha de fusarium, murcha de verticillium e enrolamento viral das folhas. A planta também apresenta resistência a nematoides, uma praga de jardim.
- Os frutos do tomate têm formato esferoidal, achatados na parte superior e inferior, com nervuras visíveis.
- Os frutos pesam entre 0,18 e 0,22 kg. Apresentam coloração em tons vibrantes de rosa. O sabor é delicado e agradável. Dentro do fruto, há de 3 a 4 câmaras de sementes. A casca é de espessura média.

Avaliações de produtores indicam que o rendimento desta variedade de tomate pode variar de 15 a 18 kg por metro quadrado. Os frutos não racham durante o armazenamento ou transporte a longo prazo. São normalmente usados em saladas ou consumidos frescos.
Nas condições russas, recomenda-se o cultivo do híbrido em campo aberto ou em estufas sem aquecimento nas regiões sul e central do país. Na Sibéria e no Extremo Norte, o híbrido é cultivado em estufas bem aquecidas.

Como cultivar um híbrido em seu jardim
Esta variedade é cultivada a partir de sementes, adquiridas em lojas especializadas. Para aumentar a imunidade da planta e prevenir doenças fúngicas, todas as sementes de tomate são tratadas com permanganato de potássio. As sementes são plantadas para mudas 55-65 dias antes do plantio planejado das mudas nos canteiros.

O solo é preparado no outono. Caules e galhos secos de tremoço são adicionados. Se não houver disponibilidade, pode-se usar composto. O híbrido deve ser plantado no mesmo solo onde cenouras, berinjelas ou endro foram cultivados. As sementes são regadas com água em temperatura ambiente após o plantio.
Quando os brotos desenvolverem 1 a 2 folhas, eles devem ser repicados. Em seguida, os arbustos são alimentados com fertilizante mineral (superfosfato). Em seguida, os brotos são endurecidos e ventilados para aumentar a resistência do híbrido às condições externas.

Após o transplante das mudas para o solo permanente, elas são novamente fertilizadas com fertilizantes complexos. De quatro a seis arbustos podem ser plantados por 1 m² de área do canteiro. Os fertilizantes devem ser aplicados duas vezes ao longo de todo o período de crescimento da planta, incluindo a formação dos ovários e dos frutos.
Regue os arbustos com água morna. É melhor fazer isso após o pôr do sol ou de manhã cedo, antes do nascer do sol. Regue sob as raízes da planta, mas evite erodir o buraco ou molhar as folhas do híbrido. A amontoa deve ser feita regularmente, removendo ervas daninhas e brotos laterais.

Caso pragas de jardim, como diversas lagartas, pulgões e besouros da batata-do-colorado, apareçam, recomenda-se o uso de pesticidas químicos para matá-las e suas larvas. Caso se desenvolva uma doença à qual o híbrido não seja resistente, recomenda-se pulverizar as folhas do híbrido com produtos medicinais especializados.










