- Descrição e características do tomate Pink Elephant
- Origem da variedade
- Região de desembarque
- Tempo de maturação e rendimento
- Prós e contras da variedade
- Sobre o cultivo de tomates
- Peculiaridades do plantio de mudas
- Luz de fundo para mudas
- Colheita
- Endurecimento de mudas
- Plantando no chão
- Cuidando de plantas maduras
- Cobertura superior
- Regar e soltar
- Beliscando os brotos laterais e modelando o arbusto
- Prevenção de doenças e pragas
- Comentários de jardineiros que plantaram
Cultivar tomates não é uma tarefa fácil. Para garantir uma boa colheita, considere não apenas as características regionais, as condições de cultivo e o desenvolvimento, mas também as características das variedades. Para regiões com condições desfavoráveis, recomenda-se escolher híbridos resistentes a fatores externos. A variedade de tomate Pink Elephant foi desenvolvida para ser cultivada em diversos tipos de solo e apresenta alta produtividade.
Descrição e características do tomate Pink Elephant
Esta variedade é classificada como semideterminada, ou seja, sua altura é intermediária entre a de arbustos altos e baixos. Características do fruto:
- peso médio – de 280-300 gramas a 1000 g;
- Adequado para saladas, preparações e consumo fresco.
Origem da variedade
O híbrido foi desenvolvido no século passado por criadores russos. Sua característica distintiva e reconhecível é a cor carmesim da polpa do tomate.
Região de desembarque
A Pink Elephant é adequada para plantio em diversas regiões do país e se desenvolve bem tanto em campo aberto quanto em estufas. Especialistas recomendam o uso de coberturas plásticas adicionais ao plantar sem proteção.

Tempo de maturação e rendimento
O híbrido apresenta maior produtividade: 1 metro quadrado rende aproximadamente 10 quilos de tomates densos. Seu peso pode chegar a 1 quilo. Uma característica distintiva dos híbridos é que os frutos maiores crescem nos galhos mais baixos.
Pink Elephant é uma variedade de meia estação, com colheita começando 110 ou 115 dias após a germinação.
Prós e contras da variedade
O tomate Pink Elephant é uma dessas variedades que quase não apresenta desvantagens.
| Prós | Contras |
| Sabor memorável | A quantidade de alimentação está acima da média |
| Frutas grandes | Requisitos de temperatura |
| Indicadores de rendimento estável | Cumprimento dos princípios de formação de arbustos |
Sobre o cultivo de tomates
Os tomates desta variedade estão incluídos no Registro Estadual e são classificados anualmente entre os vinte melhores tomates do país. Para alcançar bons resultados, certos requisitos devem ser atendidos, desde o primeiro estágio.
Peculiaridades do plantio de mudas
As sementes são semeadas dois meses antes do plantio no solo. Os jardineiros geralmente planejam semear na segunda quinzena de março. Prepare recipientes especiais com antecedência:
- recipientes com tampas;
- recipientes fundos com bandeja e possibilidade de fazer furos de drenagem.
Antes da semeadura, as sementes geralmente passam por um tratamento especial: ficam de molho por 10 horas.
Informação! Para a imersão, use uma solução salina ou um estimulador de crescimento.
Para a semeadura, use uma mistura de terra de jardim e húmus; recomenda-se adicionar areia de rio ou cinzas de madeira.
- O solo é colocado em recipientes.
- As sementes são plantadas a 2 centímetros de profundidade.
- As plantações são pulverizadas com água.
- Cubra com filme plástico para criar um efeito estufa.
- O filme é removido após o aparecimento das mudas.
- Para um bom crescimento e desenvolvimento das mudas, forneça acesso à luz e rega regular com água morna.

Luz de fundo para mudas
Se a luz for insuficiente, os tomates precisam de fontes adicionais. Lâmpadas fluorescentes são adequadas para esse propósito, mas o método requer a manutenção de um equilíbrio entre luz e rega.
Colheita
As mudas desta variedade precisam ser pinçadas após o surgimento das primeiras folhas. Estas são removidas e os brotos são replantados em recipientes separados.
Endurecimento de mudas
Esta técnica é usada para cultivar mudas fortes e resistentes a flutuações de temperatura. As mudas são mantidas sob filme plástico durante os primeiros cinco dias. Após esse período, o filme é removido e a temperatura do solo cai para 15-16 graus Celsius. Em seguida, a temperatura retorna gradualmente à temperatura ambiente.

Plantando no chão
O plantio em áreas abertas é realizado somente quando o solo estiver suficientemente aquecido. Para facilitar esse processo, o solo é revolvido uma semana antes do plantio e coberto com lona plástica. As condições de estufa exigem uma lavoura simples.
Uma camada de cinzas é colocada no buraco e, em seguida, a muda é plantada. Ela é enterrada no solo, compactada e regada. Uma vala é cavada ao redor da planta para garantir as condições adequadas do solo. Isso permite que o solo retenha umidade e facilita a rega subsequente.
Um esquema específico de pouso foi adotado para o Elefante Rosa:
- campo aberto – início de junho;
- condições de estufa – segunda quinzena de maio.

Cuidando de plantas maduras
Após o plantio no solo, o próximo passo é seguir as regras de cuidado com os pés de tomate em crescimento.
Cobertura superior
A característica distintiva do híbrido é a formação de frutos grandes em arbustos de altura média. Para garantir o desenvolvimento natural da planta, os cultivadores desenvolveram um regime especial de fertilização:
- Após o plantio, recomenda-se o uso de complexos orgânicos ou minerais como fertilizante;
- O período de floração é um sinal para os jardineiros mudarem o tipo de fertilizante (durante esse período, os tomates precisam de potássio, nitrogênio e fósforo).

Um fertilizante orgânico eficaz é uma mistura caseira de 1 litro de água fervente e 1 copo de cinzas de madeira. Essa solução é pulverizada nas plantas quando os brotos aparecem nos arbustos.
Regar e soltar
O elefante rosa requer regas abundantes e frequentes. A primeira rega é feita no plantio e, em seguida, repetidas de 2 a 3 vezes por semana. Especialistas recomendam 10 litros de água para um arbusto adulto.
Durante períodos de seca, é recomendável cobrir o solo com serragem para reter a umidade.
Em condições de estufa, recomenda-se um sistema de irrigação por gotejamento para manter a umidade necessária. Entre as regas, o solo deve ser solto para fornecer aeração adicional.

Beliscando os brotos laterais e modelando o arbusto
O híbrido possui características que devem ser levadas em consideração no planejamento dos cuidados:
- o arbusto produz uma boa colheita quando um ou dois caules são formados, não mais;
- Os enteados são removidos à medida que o arbusto se desenvolve;
- Os arbustos necessitam de ligas devido ao aumento do peso dos frutos;
- recomenda arrancar os brotos antes que eles comecem a abrir, pois esse procedimento reduz os custos da planta para formar uma flor completa;
- As folhas inferiores são arrancadas regularmente, esse procedimento é realizado semanalmente, reduzindo assim a possibilidade de infecção por fungos.

Prevenção de doenças e pragas
O elefante rosa apresenta resistência acima da média a doenças. O risco de infecção pode ser evitado com medidas preventivas oportunas:
- Antes do plantio, recomenda-se tratar o solo com uma solução de sulfato de manganês ou cobre (isso desinfeta o solo);
- o risco de desenvolver podridão radicular é reduzido pela capina oportuna e remoção de todas as ervas daninhas;
- se houver um risco mínimo de desenvolvimento de requeima e manchas escuras aparecerem em tomates ou arbustos, eles serão tratados com preparações contendo cobre;
- O monitoramento do híbrido ajuda a resolver prontamente o problema de deficiência de potássio no solo: uma aparência atrofiada e doente é evidência de que os tomates precisam de alimentação adicional;
- quando aparecem teias de aranha, os arbustos são tratados com soluções de sabão;
- As pragas de insetos são removidas usando escovas macias.
Dica! Plantas que ajudam a prevenir infestações em estufas incluem hortelã, salsa e aipo.

Comentários de jardineiros que plantaram
Aqueles que cultivam o híbrido Pink Elephant há vários anos recomendam medidas adicionais para melhorar o sabor dos tomates. Esses métodos são conhecidos apenas por jardineiros experientes. Para preservar a doçura e a suculência da polpa, recomenda-se regar os tomateiros com cinzas de madeira. A fórmula para essa mistura é de 10 litros de água para 1 xícara de cinzas.
Avaliações de jardineiros que cultivam tomates em solos pobres e esgotados indicam que a rega regular com infusões de ervas ou esterco ajuda a enriquecer o solo com nutrientes. Adicione 1 litro dos ingredientes a 10 litros de água. Os tomates são regados com essas misturas uma vez a cada duas semanas.
Para cuidar do híbrido, recomenda-se o uso de estacas especiais. Avaliações de jardineiros indicam que o híbrido não é adequado para cultivo comercial; mudanças significativas nas condições climáticas podem afetar a produtividade. A Pink Elephant é adequada para cultivo em pequenos canteiros e, com os devidos cuidados, proporcionará aos proprietários frutos grandes e saborosos.












