O exótico tomate Berkeley Tie Dye vem em duas variedades, que diferem no formato e na cor da polpa. Os frutos grandes e frutados são usados frescos na culinária, em conservas e na preparação de molhos.
Características das espécies
A variedade de tomate Berkeley Tie Dye recebeu esse nome em homenagem a uma técnica de tingimento de tecidos na qual o material é torcido em nós, resultando em listras multicoloridas.

Os produtores que trabalham para melhorar o sabor dos tomates frequentemente alteram a aparência do fruto. O exótico tomate Berkeley Tai Dai Haat tem frutos variegados, em formato de coração, com ponta romba, pesando de 150 a 400 g.
Descrição do tomate Berkeley Tai Dai Haat:
- Os tomates são de cor marrom-avermelhada e têm listras verdes em forma de traços.
- A polpa é oleosa, suculenta, de cor chocolate, com sabor frutado agradável e distinto.
- Na maturidade técnica, os frutos são amarelos com listras verdes.
O tomate Berkeley Tie Dye Pink tem formato estriado. Quando totalmente maduros, os tomates apresentam uma cor rosa intensa com listras verde-metálico distintas. São grandes, pesando até 400 g.

Os frutos têm sabor doce. Na culinária, são usados para enlatar, secar e fazer saladas e molhos.
Esta variedade é indicada para cultivo em ambientes internos. Pertence à espécie de crescimento ilimitado. Os caules do arbusto podem atingir 1,8 m de altura. A planta precisa de suporte. O arbusto produz de 4 a 8 cachos contendo os ovários.
Tomate semi-precoce, cujos primeiros frutos maduros aparecem 75 a 85 dias após o plantio das mudas na estufa. O rendimento por arbusto pode chegar a 3 kg. Recomenda-se colher os frutos maduros, pois o sabor do tomate se deteriora durante o amadurecimento.

Tecnologia agrícola de cultivo
Um pré-requisito para o cultivo de tomates é a formação de dois caules principais no arbusto. Durante esse processo, os brotos excedentes são removidos. Os brotos laterais nas axilas das folhas são removidos quando atingem 7 cm de comprimento.

Podar brotos muito cedo ou muito tarde pode danificar a planta. Ao remover brotos, recomenda-se deixar um toco de aproximadamente 2 cm na base para evitar interromper o metabolismo da planta nesse nível.
Esta variedade é resistente à murcha de fusarium. Durante o cultivo, requer fertilização periódica com fertilizante potássico. A variedade é sensível a mudanças de temperatura. Neste caso, o crescimento do tomate para.
Use água morna para regar a plantação. Irrigue com cuidado, evitando o contato com a folhagem. Recomenda-se regar pela manhã ou à noite.

Recomendações de produtores de vegetais
Avaliações de jardineiros que cultivam esse tipo de tomate indicam excelente sabor e a possibilidade de usar os frutos na culinária, frescos e em conservas.
Serafima Ovchinnikova, 56 anos, Krasnodar:
Cultivo solanáceas há muitos anos, então costumo experimentar variedades diferentes. Na temporada passada, os tomates Berkeley Tie Dye me chamaram a atenção. Descobri que existem duas variedades desses tomates, que diferem em formato, cor da polpa e coloração externa. Plantei os dois tipos desses tomates "listrados" na estufa. Estou encantada com o sabor frutado e com a oportunidade de admirar esses vegetais exóticos. Afinal, os frutos mudam de cor à medida que amadurecem.
Alexander Shepelev, 61 anos, Tver:
Os tomates Tie Dye me chamaram a atenção pela coloração incomum e pelos frutos grandes. Como agrônomo, posso observar que o cultivo da planta exige regas e remoção de brotos laterais na hora certa. Essas medidas têm um efeito positivo na produtividade. Os tomates devem ser colhidos quando maduros. O sabor do fruto, que tem um sabor frutado, depende diretamente do grau de maturação.










