Qualquer jardineiro iniciante pode cultivar o tomate Biyskaya Roza. Esta variedade tem um bom rendimento e um período de maturação no meio da estação. O tomate Biyskaya Roza difere do tomate Biyskaya Roza apenas na altura do arbusto. Ambas as variedades produzem frutos saborosos, adequados para sucos e saladas de legumes. Não devem ser armazenados por muito tempo; é melhor comê-los ou conservá-los imediatamente.
Breves informações sobre o tomate
As características e a descrição da variedade Biyskaya Rose são as seguintes:
- Essas plantas de tomate podem crescer até 100-110 cm (a rosa Biysky cresce até 0,75 m). No entanto, quando cultivadas em estufa ou em solo aberto e fértil, podem atingir 150-180 cm.
- Da germinação das mudas até o recebimento dos primeiros frutos, não passam mais de 110-120 dias.
- Os arbustos desta variedade crescem fortemente, por isso as plantas devem ser plantadas o mais afastadas possível.
- Os tomates desta variedade são pesados. A maioria dos frutos colhidos pesa entre 0,4 e 0,5 kg.
- A casca do fruto é bastante macia e vermelha. O tomate praticamente não contém sementes e sua polpa é macia e levemente adocicada.

Fotos dos frutos da Rosa Biyskaya podem ser encontradas em livros de referência agrícola. O rendimento desta variedade é bastante alto para um arbusto pequeno. Pode chegar a 5 kg por arbusto quando cultivada em estufa, pois normalmente produz de 5 a 10 frutos. Alguns agricultores conseguiram obter tomates com peso entre 0,8 e 1,2 kg, mas esses casos são bastante raros. Se cultivado ao ar livre, o tomate pode produzir até 6 frutos por arbusto.
As avaliações desta variedade são positivas, mas os jardineiros observam o fato de que, apesar dos arbustos de baixo crescimento, os caules precisam de suporte devido à grande massa de frutos. Embora A rosa Biysk não é uma variedade híbrida e não é resistente a várias pragas e doenças de jardim.

Os agricultores reclamam da baixa resistência desse tipo de planta a infecções fúngicas e virais. Não apenas a planta adulta é suscetível à doença, mas as mudas dessa variedade também são suscetíveis a diversas doenças.
O tomate Biyskaya Rose é frequentemente suscetível à requeima tardia, portanto, medidas preventivas contra essa doença devem ser tomadas mesmo quando as mudas são plantadas no solo.
Como cultivar tomates Biyskaya Rose?
As sementes das mudas são semeadas em meados de março em solo levemente compactado. Cubra o solo com turfa ou, se não houver turfa disponível, com uma camada de solo de no máximo 1–1,5 cm de profundidade.

As mudas são regadas através de uma peneira com água morna. Em seguida, as bandejas contendo as futuras mudas são colocadas em uma sala onde a temperatura é mantida entre 24 e 25 °C.
Para cultivar as sementes, cubra-as com filme plástico até que os primeiros brotos apareçam. Em seguida, remova o filme plástico e mova os recipientes para um local bem iluminado ou ilumine-os com uma lâmpada especial. Reduza a temperatura ambiente para 15 °C e mantenha-a assim por uma semana. Em seguida, aumente a temperatura para 21 °C. Quando as duas primeiras folhas aparecerem nas mudas, transplante-as.

Após 60 dias, após o surgimento dos primeiros brotos, com os caules desenvolvendo 6 a 7 folhas verdadeiras e o primeiro ovário se formando, recomenda-se plantar as plantas no solo, ao ar livre ou em estufa. Como mencionado acima, as roseiras Biyskaya ocupam bastante espaço, portanto, não se deve plantar mais do que 2 a 3 plantas em um canteiro de 1 m².
A distância entre os caules individuais deve ser de pelo menos 70-80 cm, e entre as fileiras - 0,6-0,7 m. Depois que os primeiros frutos começarem a se desenvolver, é melhor apoiar os caules com suportes fortes.

Para prevenir infecções fúngicas e outras, recomenda-se tratar os tomateiros com fungicidas. Os besouros da batata-do-colorado são as pragas mais comuns quando os caules do tomateiro ainda não atingiram o tamanho máximo. Essas pragas são controladas usando métodos comuns. Para outras pragas de jardim, trate as folhas do tomateiro com pesticidas especiais.









