Cultivar o tomate Sugar Giant não exige muito esforço. Esta variedade moderna é fácil de cuidar e resistente a fatores ambientais. As características da variedade às vezes confundem os horticultores, mas as avaliações de quem a cultivou concordam com seus méritos.
Características gerais da variedade
O tipo de arbusto é indeterminado, com caule principal irrestrito. A planta é padrão, atingindo uma altura de até 1,8 m. Em termos de tempo de maturação, a Sugar Giant é considerada uma variedade semi-precoce; os primeiros tomates maduros aparecem 110-120 dias após a semeadura, mas esse período pode ser adiado quando cultivados ao ar livre durante verões frios.

O tomate Sugar Giant, descrito no catálogo do Registro Estadual em 1999, já foi elogiado por muitos jardineiros como uma variedade de alto rendimento e sabor delicioso. Esses tomates são adequados tanto para cultivo em campo aberto quanto em estufa.
Aqueles que plantam Sugar Giant há vários anos notam que o sabor do tomate fica mais aguado quando cultivado em estações desfavoráveis, mas o rendimento dos arbustos praticamente não é afetado.
Os tomates Sugar Giant possuem imunidade genética ao vírus do mosaico do tabaco e a algumas doenças fúngicas (mancha-da-oliva, mancha-das-folhas-de-altenária, etc.). Como todas as variedades de maturação tardia, são frequentemente atacados pela requeima tardia. Apresentam resistência moderada ao fungo, mas em clima frio e úmido, os produtores podem perder parte da colheita se não tratarem as plantas com fungicidas imediatamente. Se o solo for pobre em cálcio, elas são propensas à podridão apical.

As plantas toleram solo ligeiramente seco e não requerem rega regular. Para um crescimento normal, regar uma vez a cada 5 a 7 dias é suficiente, mas generosamente (pelo menos 10 litros por tomateiro). Outros cuidados essenciais incluem arrancar os brotos laterais e amarrar as plantas altas a uma estrutura de suporte.
O rendimento por arbusto é de aproximadamente 6 kg. Com o manejo adequado da planta (2 a 3 hastes) e a fertilização na hora certa, você pode produzir tomates grandes e saborosos até a primeira geada.
Características da fruta
A cada estação, o arbusto produz de 5 a 6 cachos, cada um com 3 a 5 bagas grandes e atraentes. O peso médio do fruto é de 400 a 450 g, mas os tomates recordistas nos cachos inferiores podem chegar a 650 a 700 g. O fruto é cuboide, com base larga e ligeiramente alongado.
A casca do tomate é bastante fina, mas resistente. Rachaduras podem ocorrer durante o amadurecimento ao ar livre, se houver chuvas fortes. Isso geralmente não acontece em estufas. Os tomates são bem armazenados quando maduros e respondem bem ao amadurecimento artificial se colhidos verdes. Os tomates Sugar Giant suportam facilmente o transporte por longas distâncias sem perder a aparência. A casca é vermelha brilhante, sem áreas verdes. Quando maduros, os frutos são verde-claros, com uma mancha perto do caule.
A polpa é carnuda e semelhante à de um bife. As câmaras de sementes são numerosas, porém pequenas, e muitas vezes sem sementes. A polpa se rompe granulosamente, e a consistência é macia e suculenta.

As descrições e características da variedade por produtores de hortaliças também incluem opiniões sobre o sabor do tomate. A maioria dos jardineiros que cultivaram o Sugar Giant o classificam como muito bom. A alta concentração de açúcar na polpa confere aos frutos um sabor adocicado. Quando cultivados em condições desfavoráveis, os tomates desenvolvem um sabor azedo, e a doçura se torna quase imperceptível.
A variedade de tomate Sugar Giant é melhor consumida fresca. Esses tomates doces são ótimos em saladas de legumes e podem ser usados para realçar pratos festivos e aperitivos gourmet. Fatias e quartos são usados para sanduíches e hambúrgueres, bem como vegetais assados. A polpa macia rende excelentes sopas quentes e frias, gaspacho e molhos.

Esta variedade de tomate de frutos grandes é ideal para fazer sucos e molhos enlatados. A polpa espessa não requer cozimento prolongado e os produtos feitos com ela retêm uma grande quantidade de vitaminas. O suco brilhante é perfeito tanto para consumo direto quanto como cobertura para conservas de tomate.
Como cultivar uma boa colheita?
Semeie as sementes para as mudas de modo que elas tenham de 70 a 90 dias quando forem plantadas no jardim. Então, você pode esperar a primeira colheita em cerca de 1,5 mês. Antes de semear, prepare o solo: despeje terra comprada em loja ou um substrato caseiro em recipientes e mergulhe-os em uma solução rosa-escura e quente de permanganato de potássio. Enquanto o solo esfria, prepare as sementes.

A variedade Sugar Giant não é híbrida, então você mesmo pode colher sementes para propagação. Esta semente requer tratamento pré-semeadura para remover esporos de fungos e outros patógenos. Você pode desinfetar as sementes com uma solução de Fitosporin-M, Epin ou uma solução fraca de permanganato de potássio. Deixe as sementes de molho na solução por cerca de 30 minutos e depois seque-as até que comecem a fluir livremente.
Espalhe as sementes sobre a superfície do solo e cubra-as com areia seca (0,5 cm). Cubra as caixas com filme plástico com furos para circulação de ar. Em seguida, coloque-as em um local aquecido (+25 °C) por 4 a 5 dias. Durante esse período, os primeiros brotos aparecerão. Depois disso, remova o filme plástico, mas não mova as mudas para um local mais fresco nos primeiros dias.
Para evitar que a perna preta (uma doença fúngica) apareça nas mudas, regue-as com água morna com a adição de permanganato de potássio. Para prevenir doenças, você pode polvilhar o solo e os caules com cinzas de madeira peneiradas após cada rega.
É importante lembrar que os fungos prosperam em solos frios e com alta umidade, portanto, evite regar demais o solo se o ambiente estiver frio. A rega deve começar quando o solo estiver seco a uma profundidade de 1 cm.

Quando as mudas desenvolverem 2 a 3 folhas, os tomates devem ser transplantados para vasos individuais. Os recipientes precisarão ser afastados quando as folhas das plantas adjacentes começarem a se sobrepor. Apesar de todas as medidas, as mudas podem ficar compridas em ambientes internos.
Os tomates podem ser transplantados para o local definitivo em meados de maio (para uma estufa) ou nos primeiros dez dias de junho, após o término das geadas da primavera. Antes do plantio, corrija o solo com húmus (1 balde por 1 m²). Em solos pesados, adicione areia (0,5 balde por 1 m²) e calcário (1-1,5 kg de giz ou farinha de dolomita por 1 m²).











