Ao escolher tomates, agricultores e jardineiros buscam qualidades como altura do arbusto, tempo de maturação e tamanho do fruto. A variedade Siberian Heavyweight permanece popular há anos, embora normalmente não produza uma colheita abundante. No entanto, graças aos seus tomates substanciais e saborosos e à facilidade de manutenção, a variedade Siberian Heavyweight continua sendo uma das mais populares.
Descrição da variedade
Esta planta de maturação precoce produz frutos grandes (até 900 gramas). É cultivada tanto em estufas quanto em campo aberto. O tomate Siberian Heavyweight é reconhecido por sua boa frutificação em baixas temperaturas. As condições ideais para esta variedade produzir excelentes rendimentos são registradas entre 28 e 30 °C. Curiosamente, temperaturas mais altas resultam em uma redução na produtividade do tomate.

A produção das plantas é média. O rendimento máximo é de 10 a 11 kg por metro quadrado, com uma única planta rendendo até 3,5 kg. Essa deficiência é compensada pelo sabor incrível dos frutos resultantes. Essa qualidade é o que atrai os jardineiros.
Esta planta siberiana de porte pesado é classificada como uma cultura de jardim de baixo crescimento. Quando cultivadas em estufas, as plantas atingem de 80 a 100 cm de altura; em campo aberto, atingem no máximo 70 cm. Os arbustos têm folhagem verde-escura de tamanho médio.
Crescente
Apesar do seu baixo porte, as plantas precisam de estacas. Isso ocorre porque os frutos crescem muito e podem derrubar os arbustos. Há também um alto risco de quebra dos cachos. Portanto, os especialistas recomendam estacas tanto nos arbustos quanto nos frutos. Galhos de suporte podem ser colocados sob os cachos para proteger os tomates.

Beliscar os brotos laterais para amadurecer tomates grandes não é uma prática essencial de cultivo. No entanto, os jardineiros ainda recorrem a esse procedimento, removendo alguns brotos laterais para formar arbustos com 2 a 3 hastes.
Você pode colher sementes de Siberian Heavyweight por conta própria. No entanto, é necessário repor o estoque a cada cinco anos, pois as sementes perdem gradualmente suas características.
Para garantir tomates saborosos e de alta qualidade, você precisa escolher o local de plantio certo. O solo deve ser neutro, fértil, solto e bem drenado, caso contrário, os tomates ficarão mais ácidos.

Importante! Plante plantas pesadas na proporção de 4 a 5 plantas por 1 m². Esta regra deve ser rigorosamente seguida, pois o plantio muito próximo inevitavelmente levará à redução da produtividade.
Antes do plantio, para desinfetar as sementes de Heavyweight, deixe-as de molho em uma solução fraca de permanganato de potássio por 2 a 3 horas. Em seguida, deixe-as de molho em água morna e sedimentada por 24 horas, à qual você pode adicionar um estimulante de crescimento radicular.
As sementes de tomate são semeadas 65 dias antes do transplante das mudas para o solo do jardim. Primeiramente, uma camada de drenagem de dois centímetros é colocada nas caixas e, em seguida, solo em temperatura ambiente é adicionado. Não é recomendado plantar as sementes a uma profundidade superior a 2 cm, caso contrário, as mudas frágeis não conseguirão emergir. Um bom crescimento é alcançado em temperaturas de 23 a 25 °C e umidade não superior a 40 a 50%. A repicagem é feita quando aparecem 2 a 3 folhas desenvolvidas. Regar e afofar o solo regularmente são essenciais.

Mudas de peso pesado são plantadas a partir de meados de abril, se a estufa for aquecida; caso contrário, a partir de meados de maio. Tomates em ambientes externos só podem ser plantados a partir do início de junho. Se o plantio for adiado, as plantas não se esticarão nem crescerão demais, ao contrário de outras variedades.
Características de cuidado
Após o plantio, os arbustos precisam ser regados regularmente, fertilizados prontamente, capinados e removidos das estufas, além de medidas de prevenção de pragas e infecções. Se necessário, brotos laterais e brotos podem ser removidos para aumentar a produtividade do tomate.

Na poda, os ovários excedentes são removidos. Não mais do que 10 ovários são deixados em um único arbusto, permitindo que os tomates cresçam até 900 gramas. Isso ocorre porque os micronutrientes são usados apenas para o amadurecimento de frutos gigantes.
Importante! Assim que os primeiros brotos de frutas aparecerem nos arbustos, os fertilizantes nitrogenados devem ser substituídos por fertilizantes contendo potássio e fósforo.
Vantagens e desvantagens
A variedade de tomate Heavyweight Siberian é a favorita entre os jardineiros devido às seguintes qualidades positivas:
- maturação precoce;
- frutas grandes;
- crescimento das plantas mesmo em condições climáticas desfavoráveis para outras variedades;
- tolerância a baixas temperaturas;
- resistência a doenças;
- cultivo de culturas ao ar livre e em estufas;
- facilidade de plantio e cuidados posteriores com os arbustos;
- a colheita não estraga por muito tempo.

Apesar do fato de que o Peso Pesado tem vantagens tão maravilhosas, ele tem os seguintes aspectos negativos:
- os rendimentos das colheitas estão em um nível baixo;
- um aumento na temperatura para +30–35 ˚С leva a uma diminuição acentuada no número de frutos.
Pragas e doenças
Devido ao seu baixo porte, as plantas são frequentemente suscetíveis à podridão radicular. Especialistas recomendam seguir um padrão adequado de plantio de tomate, removendo prontamente as 2 a 3 folhas inferiores e removendo as ervas daninhas do jardim.
Para evitar a requeima, borrife as plantas com permanganato de potássio (2 gramas por 12 litros de água) 20 dias após o plantio e, depois de 2 semanas, com uma solução de sulfato de cobre (100 gramas de sulfato de cobre e cal por 12 litros de água).

O vírus do mosaico do tabaco pode ser prevenido deixando as sementes de molho por meia hora em uma solução de permanganato de potássio antes do plantio. Para isso, dilua 10 gramas da solução em 1 litro de água.
Colheita e armazenamento
Os tomates crescem em formato de coração e são predominantemente rosados. Sua polpa é suculenta e carnuda, com sabor adocicado. A casca não racha durante o amadurecimento.
Os tomates são armazenados em caixas de madeira limpas. Tomates secos e intactos são embalados firmemente nelas. Em seguida, são cobertos com uma tampa que não os pressione. As caixas são colocadas em local fresco, ventilado e desocupado. Essas condições conservam os tomates por até dois meses.
A colheita se conserva bem quando transportada por curtas distâncias. Se a fruta for transportada por longas distâncias, recomenda-se colhê-la ainda verde.

Avaliações de jardineiros
Alena, 34 anos, Kemerovo:
No ano passado, cultivei esta variedade em uma estufa. Os arbustos cresceram altos, quase chegando ao telhado! Raramente removi brotos laterais e não precisei fazer nenhuma manutenção, já que não ia à dacha com muita frequência. Os tomates cresceram até cerca de 500 gramas. Minha família os devorou, estavam deliciosos! Com certeza plantarei esta mesma variedade este ano.
Ekaterina, 55 anos, Perm:
"Esta planta siberiana é a minha favorita há cerca de três anos. Os arbustos não exigem cuidados constantes e os frutos são grandes. Não corto nenhum broto lateral, apenas coloco galhos sob os cachos. Sempre planto de 12 a 14 arbustos. Os tomates não racham. Colho todos inteiros e uniformemente. O sabor é muito doce."
Svetlana Ivanovna, 53 anos, aldeia Lebedino:
"Planto Heavyweight há anos. Colho as sementes eu mesmo. A variedade em si é maravilhosa. Não exige muito esforço. Uso verbasco como fertilizante. Minha colheita é sempre excelente. Minha família grande come de tudo, e não há o suficiente para enlatar."
Dmitry, 35 anos, Krasnoyarsk:
"Há cerca de dois anos, nossos vizinhos da dacha nos aconselharam a plantar 'Tyazheloves' e nos deram as sementes. Plantamos no ano seguinte. As plantas exigiram cuidados mínimos. Os tomates amadureceram rapidamente e ficaram com um sabor excelente. Recomendo esta variedade a todos!"
A Siberian Heavyweight possui muitas vantagens excelentes: amadurecimento precoce, frutos abundantes e excelente sabor. No entanto, não tolera bem o calor e quebra facilmente devido ao peso dos seus tomates. Inúmeras avaliações de quem a plantou indicam que esta variedade requer poucos cuidados e produz uma colheita decente.











