Descrição da variedade de tomate Alsu, suas características e rendimento

Raramente um jardineiro se arrepende de escolher o tomate Alsu. Uma colheita antecipada de tomates grandes e doces é sempre bem-vinda. O Alsu é exatamente isso: amadurece cedo, tem um sabor agradável e é fácil de cuidar.

Descrição

A variedade de tomate Alsu pode ser considerada nova, porém comprovada; foi adicionada ao Registro Estadual em 2007. Importante ressaltar que os tomates Alsu são cultivados com sucesso em toda a Rússia. Excelentes resultados são obtidos tanto em estufas quanto em campo aberto. Esses tomates amadurecem precocemente.

Descrição do tomate

Descrição de todas as características importantes de um arbusto de tomate:

  • tipo determinado;
  • altura em terreno aberto 80 cm;
  • altura na estufa de 100 a 130 cm;
  • o número de folhas é médio;
  • as folhas são de tamanho médio e de cor verde claro;
  • O tronco é frágil e requer amarração a um suporte.

Fruta

Esta variedade geralmente é escolhida após a leitura da descrição das principais características do fruto. Os apreciadores de tomates carnudos e grandes não resistem ao prazer de cultivar exemplares de até 700 g. Os frutos de seis células são achatados e redondos, com nervuras sutis.

Tomates Alsou

A polpa é suculenta, semi-firme e doce. Na maturidade técnica, os frutos são verdes com uma mancha verde-escura distinta perto do pedúnculo. Ao atingir a maturidade biológica, a mancha desaparece e a casca e a polpa ficam vermelhas.

Os frutos são recomendados para a prevenção de doenças; a polpa contém antioxidantes e é rica em licopeno. O rendimento do tomate Alsu é notável: 7 kg/m². Nem todas as variedades conseguem produzir uma quantidade tão grande de frutos. Quem já plantou Alsu observa que o rendimento depende pouco das condições climáticas.

As frutas são destinadas a saladas. Não são adequadas para enlatamento devido ao seu tamanho. São normalmente usadas para fazer saladas leves de verão, aperitivos, sucos, molhos e molhos para borscht.

Sementes de tomate

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem da variedade são as características do sabor dos frutos e seu tamanho, além disso, as vantagens incluem:

  • boa adaptação a mudanças bruscas nas condições climáticas;
  • resistência à seca, o que permite que a variedade seja cultivada em regiões do sul, onde há calor constante no verão;
  • produtividade;
  • forte imunidade a doenças e pragas comuns do tomate.

Há algumas desvantagens, mas vale a pena mencioná-las. A primeira desvantagem é o broto central fino, que requer liga obrigatória, assim como os brotos laterais. Os frutos não são de uso universal, o que também pode ser considerado uma desvantagem. No entanto, quaisquer deficiências são compensadas pelo amadurecimento precoce dos frutos, pela possibilidade de serem consumidos no início do verão e pelo seu excelente sabor.

Características do cultivo

Os tomates Alsu amadurecem cedo, então não há necessidade de se apressar para semear as mudas, a menos que você tenha uma estufa de primavera. Se você tiver uma, pode semear as sementes no início de março. As mudas prontas para transplante devem ter de 55 a 60 dias. Mudas muito crescidas (com mais de 60 dias) são ruins para o cultivo, mas mudas muito jovens também têm suas desvantagens:

  • dá frutos mais tarde;
  • fica doente com mais frequência;
  • poliniza pior.

O que deve ser levado em consideração ao semear mudas?

Jardineiros experientes acreditam que cultivar mudas em solo próprio é preferível a cultivá-las em solo comprado em loja. Avaliações indicam que esta variedade se adapta melhor às condições externas se as mudas forem cultivadas em solo de jardim. Isso é discutível, mas com os devidos cuidados e a desinfecção do solo do jardim antes do plantio, você pode esperar mudas fortes e viáveis ​​no início de maio.

Copos com mudas

É difícil apontar aspectos específicos dos cuidados com as mudas. Todos os cuidados são padronizados:

  • regar pelo menos uma vez por semana, se o solo contiver muita turfa ou fibra de coco, até 3 vezes por semana, antes de regar, sinta o solo com o dedo, regue se a camada superior já estiver seca;
  • Se precisar de fertilizante adicional, é conveniente usar o fertilizante complexo Zdraven para mudas. Ele é produzido em forma líquida, o que é muito prático na hora de preparar uma solução de trabalho. O kit inclui uma tampa medidora, o que facilita a manutenção da dosagem correta;
  • No estágio de 2 folhas verdadeiras, as mudas são repicadas, de preferência em recipientes separados com capacidade para 0,5 litro. No momento do transplante para uma estufa ou campo aberto, as plantas já formaram um sistema radicular bem desenvolvido, o plantio é indolor e as plantas se adaptam ao novo local em poucos dias.

Transferir

Transplantar mudas saudáveis ​​é fácil. Regue-as abundantemente no dia anterior, o que facilita a remoção das mudas dos recipientes. Prepare o canteiro pelo menos uma semana antes do plantio. Fertilizantes (ureia, superfosfato, sulfato de potássio) devem ser aplicados durante a lavoura ou diretamente nas covas.

Transplante de tomate

Os buracos podem ser espaçados em um padrão de 40x50 cm. Um plantio denso de 5 plantas por metro quadrado é aceitável para tomates Alsu. Isso é possível porque a planta é uma variedade determinada com arbustos compactos que precisam ser conduzidos em 2 a 3 hastes. Coloque os arbustos no centro do buraco para amarrá-los. As plantas podem ser amarradas aos suportes imediatamente ou alguns dias após o transplante para o solo (estufa).

Cuidado

Os procedimentos de cuidado padrão incluem regar, soltar o solo para evitar a formação de crostas, capinar, remover brotos laterais, estaquear e fertilizar. A rega é feita de 2 a 3 vezes por semana em estufa e pelo menos uma vez a cada 7 dias em campo aberto, dependendo do clima.

Existem pelo menos três tipos de alimentação:

  • o primeiro - 10 dias após o transplante com infusão de capim, verbasco ou esterco de galinha;
  • o segundo - antes da floração com qualquer fertilizante complexo para tomates;
  • a terceira - durante a formação dos frutos, também com fertilizante complexo com predominância de fósforo e potássio.

Flor de tomate

Avaliações

Angelina, Volgogrado:

Gostei das características da variedade e plantei vários arbustos na estufa. Não fui muito cuidadoso com os cuidados. Retirei todos os brotos laterais e os reguei duas vezes por semana. Plantei os arbustos em um único caule, embora o recomendado seja o plantio de 2 a 3. Os frutos eram de peso e tamanho médios, entre 300 e 400 g. O sabor e a qualidade dos frutos eram agradáveis; comemos com prazer. Os arbustos tinham aparência delicada e não causavam boa impressão. No futuro, plantarei de 2 a 3 arbustos para consumo precoce.

Alena, Novosibirsk:

Tenho muito respeito pela variedade Alsu. Com cuidados regulares, ela produz bons frutos. Produz frutos consistentemente, independentemente das condições climáticas. A fruta é saborosa, e sua aparência e formato correspondem à descrição do fabricante. Os frutos maiores (os primeiros) pesam 500 g, enquanto os demais pesam cerca de 300 g.

Olga, Cheliabinsk:

"Cultivei Alsu em estufa. Era difícil controlar a temperatura e, talvez por causa do calor, havia poucos ovários. Os frutos cresceram grandes e doces. Tentarei plantá-los novamente, mas se a produtividade cair novamente, abandonarei a variedade."

Tatyana, Izhevsk:

Plantei-os em terreno aberto. Os arbustos eram baixos, de 75 a 80 cm, mas robustos, o que desmente a descrição. Havia muitos tomates, o maior pesando cerca de 600 g, os outros eram menores, mas não havia frutos pequenos. Os tomates me agradaram com sua polpa doce e carnuda; são perfeitos para saladas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata