O tomate Ashdod foi desenvolvido pela Semko, uma empresa que criou um híbrido que prospera em campo aberto e estufas. O tomate Ashdod f1 é uma variedade de maturação precoce, pois suas mudas podem ser semeadas nos últimos dez dias de fevereiro sob cobertura plástica, com a primeira colheita ocorrendo no início de junho. Para ajudar os agricultores a evitar erros no cultivo desta variedade, os desenvolvedores criaram vídeos que explicam as técnicas corretas de cultivo. Estes tomates são consumidos frescos ou com óleo vegetal após tratamento térmico.

Breves informações sobre a planta
As características e descrição da variedade são as seguintes:
- A variedade Ashdod pode ser semeada usando mudas ou sementes diretamente em campo aberto, mas a época de colheita muda de junho para agosto.
- O amadurecimento dos frutos ocorre 90 dias após a emergência.
- O primeiro ovário é formado acima da 7ª ou 9ª folha, e os demais começam a se desenvolver a cada 3 folhas.
- Esta variedade produz frutos em forma de cachos. Portanto, o arbusto deve ser amarrado a um suporte ou treliça resistente. Caso contrário, os galhos do tomateiro podem quebrar à medida que o fruto se desenvolve.
- Os tomates desta variedade têm formato quase perfeitamente esférico e casca lisa e densa.
- O peso do fruto pode variar de 0,12 a 0,15 kg. A cor do fruto muda de verde para marrom durante o desenvolvimento, e os tomates maduros são marrons. Isso se deve ao alto teor de licopeno, uma substância benéfica para o corpo humano, presente na polpa do tomate. A polpa em si é de cor vinho.

Fotos da variedade Ashdod podem ser encontradas em catálogos agrícolas especializados. Avaliações de produtores sobre este tomate mostram que a maioria alcança os resultados desejados seguindo as instruções especificadas pelo desenvolvedor. Uma única planta rende de 15 a 18 kg por metro quadrado em estufas e até 12 kg por metro quadrado em campo aberto. A planta atinge uma altura de 0,7 m, com um diâmetro de 65 a 70 cm. Portanto, não mais do que 2 a 3 plantas são plantadas em um canteiro, cada uma formada por um único caule.
A variedade Ashdod cresce bem no sul da Rússia e na região central do país, tanto em campo aberto quanto em estufas sem aquecimento. Nas regiões do norte e em toda a Sibéria, essa variedade é cultivada em estufas. A variedade Ashdod suporta longos períodos de transporte, e a colheita final é então amadurecida e armazenada para o inverno.
Como cultivar este tomate
Por se tratar de uma variedade precoce, recomenda-se plantar as mudas ao ar livre. A temperatura do solo no local do plantio não deve cair abaixo de 15–16 °C. Devido ao risco de oscilações bruscas de temperatura e geadas recorrentes, as plantas são cobertas com uma estufa plástica temporária no início de março.

Se os tomates forem cultivados em uma estufa aquecida, eles podem produzir frutos durante os 12 meses, mas as condições de iluminação devem ser mantidas. No inverno, o período de luz do dia é mantido em 14 horas por meio de lâmpadas.
Antes de plantar sementes ou mudas, adicione composto ou esterco podre ao solo. Fertilize os tomates com verbasco, envelhecido por uma semana, diluído em água na proporção de 2 kg de verbasco para cada 10 litros de líquido. Recomenda-se diluir a solução de 5 a 6 vezes antes da aplicação.

Podem ser utilizados fertilizantes húmicos, que têm um efeito benéfico no crescimento das plantas, tanto como fertilização geral quanto quando aplicados nas raízes. Durante a estação de crescimento, bons resultados podem ser alcançados com o uso de fertilizantes que contenham aminoácidos e microelementos.
Quando os enteados se desenvolvem, é recomendável removê-los completamente quando atingirem um comprimento de 20-25 mm. Durante esse período, a planta fica suscetível a infecções fúngicas e virais, portanto, precauções devem ser tomadas antes da remoção dos brotos laterais. Os produtores costumam pulverizar folhas e caules de tomate com Fitosporina.

A capina, a soltura do solo e a rega são realizadas usando as mesmas técnicas usadas para todos os tomates. Caso apareçam pragas no jardim, são usados produtos químicos especiais para matar os insetos.











Alimentar mudas de tomate com verbasco é um método muito eficaz que muitas vezes ajuda a evitar o uso de fertilizantes químicos. Quanto à variedade Ashdod, os frutos têm uma polpa interna muito saborosa. Esses tomates também podem ser usados para fazer suco de tomate caseiro. Apesar da cor, fica muito bonito.