O tomate "Ministro", cujas características e descrição serão discutidas a seguir, é cultivado em estufas e em campo aberto. Esta variedade está incluída no Registro Estadual de Hortaliças da Rússia devido ao seu alto rendimento. Este tomate é usado fresco, em molhos e pastas, e enlatado para armazenamento no inverno.
Algumas informações sobre a planta e seus frutos
As características e descrição da variedade são as seguintes:
- Segundo avaliações de agricultores, quando plantada em campo aberto, a planta dá frutos 115 dias após o transplante das mudas para o jardim. Se cultivada em estufas, a colheita amadurece de 5 a 7 dias antes.
- O arbusto de tomateiro Ministro atinge 0,6 m de altura. As folhas nos caules são coloridas em tons escuros de verde.
- O primeiro ovário aparece por volta da 7ª ou 8ª folha, e todas as formações subsequentes semelhantes se desenvolvem a cada 2 folhas.
- A variedade Ministro possui algumas características únicas, como a planta produzir relativamente poucos brotos laterais, mas recomenda-se removê-los regularmente. O sabor dos tomates colhidos pode ser significativamente melhorado armazenando-os em caixas pequenas por 7 a 10 dias e, em seguida, cortando o fornecimento de ar. A temperatura ambiente deve ser mantida em temperatura ambiente.
- Cada cacho produz de 5 a 6 tomates. O peso médio dos frutos varia de 0,15 a 0,2 kg. Os frutos amadurecem de 60 a 65 dias após o transplante das mudas para canteiros permanentes.

Avaliações de agricultores que cultivam a variedade Minister indicam que a planta rende até 8 a 9 kg de frutos por metro quadrado de canteiro. Os jardineiros observam a baixa manutenção do tomateiro e sua resistência à maioria das doenças que afetam as culturas de solanáceas.
As maiores produtividades são alcançadas com o plantio de tomates em campos abertos nas regiões do sul da Rússia. Na Sibéria, no Extremo Norte e nas regiões centrais do país, os produtores recomendam que os agricultores evitem cultivar a variedade Minister em campos abertos, pois a planta não é tolerante ao frio. Nessas áreas, os tomates só podem ser cultivados em estufas aquecidas ou canteiros.
Como cultivar tomates?
As mudas são obtidas a partir de sementes pré-desinfetadas com água oxigenada ou suco de aloe vera. Solo leve é usado para o plantio das sementes. Se não estiver disponível, solo pesado pode ser corrigido com húmus, areia de rio e cinzas de madeira. Solo comercial para tomate pode ser usado para o cultivo das mudas.

Quando os primeiros brotos aparecem, eles são movidos para um local bem iluminado ou colocados sob lâmpadas elétricas por 10 a 12 horas por dia. Quando as mudas têm 7 a 8 folhas e 45 a 55 dias de idade, podem ser transferidas para o solo permanente.
Primeiro, o solo dos canteiros é fertilizado com misturas orgânicas, como esterco, turfa ou esterco de galinha. As plantas são plantadas em um padrão de 0,5 x 0,5 m. Para aumentar a produtividade, recomenda-se guiar os arbustos com 1 a 2 hastes.

Cuidando dos arbustos antes da frutificação
Para prevenir infecções fúngicas e bacterianas, aplique cobertura morta ao redor de cada tomateiro. Isso não só reduzirá o risco de doenças, como também garantirá ventilação adequada para o sistema radicular do tomateiro. Para combater doenças nas plantas, pulverize-as com diversos produtos medicinais. A prevenção de doenças também pode ser feita com remédios populares, como tratar os arbustos com sulfato de cobre, solução de sabão ou cinza de madeira.

Ao cultivar o tomateiro em estufa, recomenda-se ventilação adequada para prevenir a requeima. As plantas nos canteiros devem ser espaçadas para não bloquear a luz solar das plantas vizinhas. As plantas devem ser facilmente acessíveis. Se a doença aparecer, trate as folhas do tomateiro com preparações especiais e destrua as plantas afetadas.
Os tomates são fertilizados com fertilizantes orgânicos e nitrogenados 10 dias após as mudas serem transferidas para os canteiros.
Na segunda vez, os tomates são alimentados com uma mistura de fertilizantes de potássio e nitrogênio após o início da floração. Na terceira vez, são alimentados com misturas minerais complexas contendo nitrogênio, fósforo e potássio.

Solte o solo sob os tomateiros após a rega, quando a camada superior estiver seca. Isso ajudará o oxigênio a chegar às raízes do tomateiro. A aeração acelera o crescimento dos arbustos e ajuda a destruir alguns parasitas que se instalam no sistema radicular dos vegetais cultivados.
Regue os tomateiros pelas raízes uma vez por semana, usando água morna e seca. Se o tempo estiver quente ou houver previsão de seca, recomenda-se aumentar a frequência de rega. Evite o acúmulo de água sob as plantas ou em suas folhas. Para controlar pragas de jardim, use produtos químicos.










