O tomate Sensei causa uma ótima impressão com base em suas características e descrição. Trata-se de uma variedade maravilhosa de tomate, que se distingue por uma série de qualidades positivas inegáveis, incluindo facilidade de cuidado, alta produtividade, frutos grandes e amadurecimento rápido. A cada ano, ele continua recebendo avaliações positivas dos jardineiros.
Características gerais
Esta é uma variedade de tomate determinada do tipo padrão (possui arbusto baixo e sistema radicular compacto).

Embora esta variedade seja considerada de porte baixo, pode atingir até 1,5 m de altura em estufa. Em campo aberto, os arbustos ficam menores: cerca de 110 cm. Esta variedade produz um bom rendimento: aproximadamente 6 a 8 kg podem ser colhidos em 1 m² de plantio.
Esta variedade tem muitas qualidades positivas: além de alto rendimento e compactação, também é resistente aos principais tipos de doenças da erva-moura.
Os frutos amadurecem em cachos de 3 a 5 tomates cada. Os tomates em si são grandes, carnudos, redondos em forma de coração e pesam até 400 g. São de cor carmesim, têm poucas sementes e são muito doces. Portanto, quem cultiva tomates Sensei recomenda comê-los em saladas e como suco fresco, embora também sejam excelentes conservas.
Os frutos são fáceis de armazenar e transportar, o que certamente é outra vantagem dessa variedade.
Crescente
Como a Sensei (desenvolvida por criadores siberianos) é resistente a diversas condições climáticas, ela pode ser cultivada com igual sucesso em abrigos de plástico e estufas, bem como em campo aberto. No entanto, nas regiões do norte, ela se desenvolve melhor sob cobertura. No sul, ela se desenvolve bem em canteiros abertos.

Apesar da resistência do tomate a doenças, há um passo fundamental para manter sua saúde: os arbustos precisam ser adestrados e a quantidade e a qualidade dos fertilizantes devem ser cuidadosamente monitoradas. A necessidade de seguir rigorosamente um cronograma de fertilização é talvez o único ponto fraco desta variedade de tomate.
Quanto ao cultivo propriamente dito, as sementes são plantadas do início a meados de março, após imersão em um estimulante de crescimento por 10 a 12 horas (suco de aloe vera fresco pode ser usado como substituto). Para soltar o solo onde as sementes serão plantadas, adicione areia do mar e, para nutrição, adicione superfosfato, fertilizante de potássio ou cinzas de madeira.
As mudas devem ser transplantadas para o local de crescimento permanente quando 2 a 3 folhas tiverem se desenvolvido e o solo no canteiro estiver completamente aquecido.

O local para o cultivo do arbusto deve ser escolhido em um local onde batatas, abobrinhas, berinjelas, cenouras, cebolas ou repolhos não tenham crescido anteriormente, já que todas essas culturas pertencem à mesma família dos tomates - Solanaceae e, portanto, são suscetíveis às mesmas doenças.
O solo do canteiro deve ser completamente solto, pequenos buracos devem ser feitos para futuros arbustos e regados com fertilizante mineral de fósforo.
As mudas são distribuídas no canteiro na proporção de 3-4 arbustos por 1 m² de terreno.
Assim que você fizer o transplante, será necessário alimentar as mudas com fertilizantes líquidos complexos.
Regue com um borrifador ou um regador com chuveiro para evitar danificar as folhas ainda tenras. Regue os tomates com moderação e apenas com água morna e sedimentada.
Em seguida, formam-se arbustos com um ou dois caules; os brotos laterais são removidos. Os galhos mais pesados são amarrados a suportes firmes. Esses tomates são adequados para a colheita ainda verdes e amadurecem bem em ambientes escuros. Tomates vermelhos maduros duram de 2 a 3 semanas após a colheita.
Prevenção de doenças do tomateiro
A variedade de tomate Sensei é resistente a muitas doenças. No entanto, medidas preventivas ainda são necessárias. Estas incluem capina regular, rega, pulverização com produtos biológicos antifúngicos e inspeção de pragas (insetos enfraquecem muito as plantas).

Os insetos são controlados com inseticidas fortes. As lesmas devem ser coletadas manualmente e, em seguida, as plantas devem ser pulverizadas com uma solução de amônia.
No outono, você pode coletar sementes de frutas maduras e guardá-las até a nova estação.
Jardineiros recomendam: avaliações
Jardineiros que plantaram tomates Sensei uma vez como teste geralmente os cultivam regularmente. Esta variedade é muito apreciada pelos jardineiros devido às suas muitas qualidades positivas. Além disso, a maioria das pessoas observa que é fácil de cultivar e praticamente não apresenta desvantagens.

Valentina: "Plantei tomates Sensei ano passado como teste (gostei da descrição da variedade). Os arbustos renderam uma boa colheita: o suficiente para saladas frescas e conservas. Plantarei esta variedade novamente este ano."
Georgy: “Não troco meu Sensei há vários anos, pois estou feliz com tudo nesta variedade: é fácil de cuidar e produz muitas frutas.”











Em qualquer caso, ao cultivar esta variedade, você precisa usar bioativadores de crescimento. Eu uso BioGrow, não custa muito e funciona muito bem, então eu recomendo.