O tomate Skazka, cujas características e descrição são fornecidas abaixo, é uma variedade de maturação precoce. Jardineiros que plantaram esta variedade observam que é fácil de cuidar e cresce bem em campo aberto, mas a semeadura em estufa não produz um aumento significativo na produtividade. Estes tomates são consumidos frescos, embora também possam ser conservados em conserva ou enlatados.
Breves informações sobre a variedade
A descrição da planta é a seguinte:
- A estação de crescimento do tomate Skazka dura de 90 a 95 dias.
- O arbusto desta variedade cresce até 0,6-0,7 m de altura. O caule é bastante forte, coberto por um grande número de folhas de cor escura.
- À medida que a planta se desenvolve, formam-se até quatro brotos laterais. Você pode deixá-los, ou apenas dois ou três dos caules mais fortes.
- Recomenda-se cultivar tomates desta variedade em treliças ou utilizando suportes.
- A planta tem uma inflorescência simples, com 5 a 6 frutos por cacho. Assim que o segundo cacho estiver formado, corte as folhas inferiores.
- Tomates desta variedade produzem frutos vermelhos em forma de esfera achatada. Cada fruto pesa entre 0,16 e 0,2 kg. Existe uma variedade chamada "Dobraya Skazka". Esses tomates são de cor framboesa ou vermelha e pesam até 0,25 kg.
Fotos deste tomate podem ser encontradas em catálogos especializados. Avaliações de produtores sobre a variedade Skazka indicam que ela produz um rendimento bastante alto, além de ser resistente a diversas infecções fúngicas. O rendimento médio é de 3 a 3,5 kg por planta, com um rendimento máximo de 4 kg por planta.

Os tomates Skazka toleram bem flutuações de temperatura e baixos níveis de umidade, são resistentes ao estresse e podem crescer em áreas sombreadas. São recomendados para cultivo em toda a Rússia. Nas regiões centro e sul do país, essa variedade se desenvolve bem em campo aberto.
Propagação e cuidados com plantas
Jardineiros que plantaram e cultivaram este tomate recomendam germinar as sementes após deixá-las de molho em água morna ou suco de aloe vera por 12 a 20 horas. Se usar aloe vera, é melhor usar folhas de uma planta com pelo menos três anos de idade. Mantenha-as na geladeira por uma semana e, em seguida, prepare a solução. O suco de aloe vera aumenta as propriedades protetoras das sementes de tomate.

Antes da semeadura, as sementes de tomate são mergulhadas em uma solução de permanganato de potássio, que deve ficar rosa por 20 minutos.
Se semear no inverno, para garantir mudas saudáveis, as sementes devem ser iluminadas com uma lâmpada especial. Recomenda-se plantar as sementes em uma mistura de areia e húmus com um pouco de cinzas adicionadas.
Ao germinar sementes em uma caixa com plástico, a temperatura ambiente deve ser mantida a 24 °C. Assim que os brotos surgirem, a temperatura deve ser reduzida para 21 °C.

Recomenda-se endurecer as mudas de tomate de 7 a 14 dias antes de plantá-las no solo. Aumente o tempo necessário para levar as mudas para o exterior a cada dia, mas é melhor fazer isso em dias nublados ou à noite.
Regue as mudas conforme a camada superficial do solo seca. Plante-as no solo quando atingirem 0,3 m de altura. Isso é crucial, pois, caso contrário, as plantas se esticarão rapidamente, seus caules ficarão mais finos e isso levará à perda de parte da colheita.

Recomenda-se plantar de 3 a 5 arbustos por 1 m². Se houver mais arbustos na área fornecida, o rendimento será perdido.
Regue as plantas com água morna no início da manhã ou ao entardecer, após o pôr do sol. A capina e a fertilização orgânica devem ser feitas imediatamente. Os tomates podem ser suscetíveis a certas doenças, por isso devem ser tratados com soluções químicas quando os sintomas aparecerem. Diversos inseticidas são recomendados para o controle de pragas de jardim.











Os frutos crescem até um tamanho médio e seu sabor é bastante característico, muito doce e aromático. Você pode usar o produto como fertilizante. BioGrow, protegerá bem as mudas.