O tomate Stesha é uma variedade adequada para cultivo precoce em estufas e em campo aberto. Esta planta é usada para cultivo em espaldeira. O tomate Stesha f1 forma arbustos com 1 a 2 hastes. É melhor consumido fresco, mas também fica ótimo em conserva.
Brevemente sobre a planta
Breves características e descrição da variedade:
- Stesha é uma híbrida intermediária.
- Os arbustos crescem de 1,6 a 2,1 m.
- Um tomateiro típico tem um número moderado de folhas. Inflorescências simples aparecem acima de 7, 8 ou 9 folhas à medida que a planta se desenvolve.
- A principal característica dessa variedade é que a planta produz bons ovários, com cada cacho capaz de produzir até 7 frutos.
- A qualidade do solo para plantio deve ser alta.
- A variedade Stesha é exigente em calor.
- Uma característica distintiva deste tipo de tomate é sua alta resistência a doenças como o mosaico viral do tabaco e a requeima.

O fruto é cilíndrico e pode ser amarelo ou alaranjado. Não há nenhuma mancha verde perto do pedúnculo. Cada fruto pesa entre 0,12 e 0,15 kg, tem casca densa e lisa e polpa carnuda, doce e suculenta. O rendimento médio desta variedade chega a 20 kg por metro quadrado.
As avaliações desta variedade de tomate são positivas. Todos os jardineiros que plantaram este vegetal observam que, para uma boa germinação das mudas, é importante usar solo leve, mas fértil.
Qualquer agricultor que tenha plantado esta variedade sabe que solos cultivados com leguminosas, cenouras, pepinos, cebolas ou repolho são os melhores. O tomate produz sua primeira colheita 100-110 dias após a germinação.

Tecnologia agrícola da variedade
Os tomates são adequados para o cultivo precoce em estufas ou em campo aberto, por isso é aconselhável que jardineiros iniciantes procurem orientação de alguém com experiência no cultivo deles.

Semeie as sementes das mudas no final de março ou início de abril, a uma profundidade de 2 a 3 cm. Primeiro, trate-as com permanganato de potássio e, em seguida, enxágue-as em água limpa. Recomenda-se transplantar os brotos germinados quando a segunda folha verdadeira se formar.
Há algumas sutilezas no cultivo desta variedade de tomate que precisam ser levadas em consideração. Por exemplo, como observou um agricultor experiente, para garantir uma boa colheita, eu cultivo os arbustos com fertilizantes complexos. Estes devem ser aplicados no máximo três vezes após o transplante.

Se você não fertilizar as plantas prontamente, seu desenvolvimento será atrasado, o que pode levar à perda da colheita. Endureça as mudas aproximadamente 9 a 10 dias antes de transplantá-las para o solo. Coloque as plantas ao ar livre ou, se isso não for possível, coloque-as dentro de casa, em frente a uma janela aberta. Lembre-se de que os brotos não toleram correntes de ar.
Segundo quem já plantou tomates em seus próprios jardins, o transplante para o solo (seja em estufa ou em canteiros abertos) ocorre quando as mudas têm dois meses de idade. No entanto, elas só podem ser plantadas no solo se não houver risco de geada tardia.

Na maioria das vezes, não são plantados mais de quatro arbustos por metro quadrado. Os plantios em ninhos têm dimensões de 0,5 x 0,5 m, embora alguns agricultores utilizem um padrão de plantio diferente — 0,7 x 0,3 (0,4) m. O solo deve ser drenado previamente. Durante o crescimento, o arbusto é formado por 1 a 2 hastes. Se houver mais, algumas precisarão ser removidas. A planta cresce bastante, então pode ser necessário suporte. O uso de estacas é altamente recomendado.
É necessário regar as plantações regularmente. Para um bom crescimento do arbusto, é melhor regar com água morna. Durante a estação de crescimento, a planta deve ser fertilizada. Isso deve ser feito de 2 a 3 vezes ao longo da estação de crescimento.










