O tomate Titan foi desenvolvido há 30 anos por criadores do Território de Krasnodar e consta no Registro Estadual com recomendações para cultivo ao ar livre. Seus pequenos arbustos se distinguem pela produção abundante de frutos versáteis.
Vantagens da variedade
O tomate Titan foi desenvolvido no início da década de 1980 e cultivado por agrobiólogos russos. A variedade está incluída no Registro Estadual com recomendações para cultivo em campo aberto.

As características e a descrição da variedade indicam um tipo padrão de planta determinada. Isso significa que o desenvolvimento do arbusto se completa após a formação de um certo número de cachos. Um cacho de tomates sempre permanece no topo dessa planta.
Durante a estação de crescimento, desenvolve-se um arbusto robusto de 40 a 50 cm de altura. A planta possui um caule central forte e folhas grandes. O arbusto produz um número moderado de brotos que não requerem remoção.
O primeiro cacho de flores surge entre a 5ª e a 7ª folha, com os pedúnculos subsequentes se formando a cada duas folhas. A descrição da variedade indica maturação tardia, com os arbustos começando a frutificar de 120 a 135 dias após a germinação.

A variedade Titan rende de 3 a 4 kg por planta. O peso dos frutos atinge 80 a 150 g. Os frutos são propensos a rachar quando maduros. Os tomates são redondos, com superfície lisa, e ficam vermelhos quando maduros.
Os tomates Titan se destacam pela polpa carnuda, casca grossa e excelente sabor. Suportam bem o transporte por longas distâncias. Na culinária, esses tomates são usados frescos, em molhos e em conservas.
Um corte horizontal revela câmaras contendo um pequeno número de sementes. O tomateiro Titan é suscetível à requeima, macrosporiose e septoria, além de ser propenso ao estolbur, uma doença que causa o endurecimento do caule e danifica o fruto.
A variedade tolera bem a deficiência de umidade, graças à sua adaptação ao cultivo nas condições das regiões do sul.

Tomate com propriedades melhoradas
Para melhorar a qualidade da variedade Titan, foram realizados esforços nas últimas décadas para desenvolver tomates com propriedades aprimoradas. Os novos tomates estão livres das deficiências anteriores.
As melhorias resultaram em uma nova variedade chamada Pink Titan. As características básicas permanecem semelhantes às do tomate Titan original, mas o período de maturação foi reduzido. Dos primeiros brotos à frutificação, os arbustos determinados padrão levam de 100 a 115 dias.

Em comparação com a variedade original, a Pink Titan se distingue pelo aumento de produtividade (quase 3 vezes), resistência a doenças de solanáceas e condições climáticas desfavoráveis.
Avaliações de produtores de vegetais indicam que, seguindo práticas agrícolas, é possível obter um alto rendimento por arbusto.
Tecnologia agrícola para o cultivo de tomates
As mudas devem ser cultivadas 65 a 70 dias antes da data prevista para o plantio. Antes do plantio, trate as sementes com suco de aloe vera e um estimulante de crescimento.
Faça sulcos de 1 cm de profundidade em um recipiente com solo preparado e semeie as sementes. Após regar com água morna usando um borrifador, cubra o recipiente com filme plástico até que as mudas emerjam.

O desenvolvimento de mudas saudáveis depende das condições de iluminação, por isso, elas devem ser colocadas em um local ensolarado. Lâmpadas fluorescentes são usadas para aumentar as horas de luz do dia.
Recomenda-se fertilizar periodicamente as mudas com um fertilizante complexo. Quando uma ou duas folhas verdadeiras estiverem formadas, transplante-as para recipientes individuais com substrato.
Vasos de turfa podem ser usados para o plantio, facilitando a transferência das mudas para o solo. O uso desses tipos de recipientes ajuda a proteger o sistema radicular de danos e facilita a adaptação da planta às novas condições de crescimento.
Ao plantar em um local permanente, considere a rotação de culturas. Os melhores predecessores para tomates são abobrinha, pepino, cenoura e couve-flor.
O esquema de plantio prevê a colocação de 5 a 6 arbustos por 1 m².
Uma característica distintiva da variedade de tomate Titan é a posição baixa do primeiro cacho floral e a cessação do seu crescimento após a formação de 4 a 5 hastes florais. Portanto, dadas as propriedades biológicas da variedade, que determinam a formação de inflorescências no ramo principal, o ponto de crescimento é deslocado para um caule lateral. Isso aumenta significativamente a produtividade e prolonga o período de frutificação.
Os produtores de vegetais recomendam remover o excesso de brotos antes que o primeiro cacho floresça.
As diretrizes de cuidados agrícolas para tomates recomendam rega moderada. As plantas são regadas com água morna nas raízes à medida que a superfície do solo seca.
A cobertura morta é usada para garantir a distribuição uniforme da umidade e evitar o crescimento de ervas daninhas. Para isso, utiliza-se fibra preta não tecida. Amontoar os arbustos garante o desenvolvimento adequado das raízes. A soltura periódica do solo ajuda a regular o equilíbrio da umidade e garante o acesso do ar ao sistema radicular.

O uso de materiais orgânicos (feno, palha, folhas, aparas de madeira) é necessário para a nutrição adicional da cultura. Durante a estação de crescimento, fertilizantes minerais e orgânicos são necessários. Durante a fase ativa de crescimento, fertilizantes contendo potássio e fósforo são necessários. O cultivo do tomate requer medidas preventivas contra doenças fúngicas.
Qualquer pessoa que já tenha plantado tomates Titan pode atestar o fato de que cultivá-los exige um esforço titânico. É importante considerar que os tomates não se adaptam a baixas temperaturas e são suscetíveis a pragas biológicas.











