Jardineiros estão interessados em como cultivar o tomate Tomsk f1. Esta variedade é relativamente nova, mas já provou ser de alto desempenho. Seus frutos são adequados para diversos pratos, ketchups, sucos, extrato de tomate e conservas. Uma de suas vantagens é que é ideal para consumo fresco.
Descrição do tomate
A variedade Tomsk F1 é uma novidade no mercado nacional. Este híbrido foi desenvolvido para climas rigorosos e possui características únicas.

Características e descrição da variedade:
- O período de maturação é de 70 a 75 dias, do plantio das mudas até a colheita.
- A planta é do tipo determinado (altura em campo aberto não excede 1 m).
- Tamanho grande do vegetal (até 300 g).
- Fruta lisa e brilhante.
- Cor vermelha brilhante, sem manchas verdes no caule.
- Formato redondo.
- Aroma e sabor ricos com uma acidez agradável.
- Possui alto teor de açúcares, licopeno e microelementos.
- Resistência a pragas e doenças.
- Boa vida útil e transportabilidade.

Como os tomates são cultivados?
É importante entender que a variedade Tomsk F1 é híbrida. Isso significa que colher sementes dela é inútil — a colheita será escassa.
Estes tomates são cultivados tanto em estufas quanto em campo aberto. Apesar do seu pequeno porte, o arbusto em si é bastante vigoroso, por isso precisa de suporte. Quando plantado em campo aberto, a variedade produz melhores resultados quando conduzida em 2 a 3 hastes e amarrada a um suporte. Em abrigos de plástico, é melhor conduzir o arbusto em 1 a 2 hastes.

É uma cultura que gosta de calor. As sementes começam a germinar a uma temperatura do ar constante de 12 a 14 °C. A 10 °C, a germinação das sementes não passa de 10% e o crescimento vegetativo cessa. A uma temperatura média de 15 °C ou superior, a muda não floresce. Se a temperatura cair para 0 °C, mesmo que por um curto período, o tomateiro morrerá.
Se possível, o híbrido também deve ser protegido de altas temperaturas; quando as temperaturas excedem +32°C, os grãos de pólen da planta se tornam inviáveis e a eficiência da fotossíntese diminui.

Para progredir efetivamente em todas as fases de crescimento, esta cultura requer altos níveis de luz. Quanto mais luz, mais cedo a planta entrará na fase de frutificação.
Apesar da necessidade de iluminação, o tomateiro tolera facilmente a falta de umidade.
O ar seco também é benéfico. Com 45-60% de pólen, ele se separa facilmente das anteras, o que impacta positivamente o processo de polinização. Graças ao seu sistema radicular forte, o tomateiro pode prosperar em solos com relativa falta de nutrientes e baixa acidez.

No entanto, esses fatores devem ser evitados durante o período de frutificação. Se a capacidade máxima de umidade do solo cair abaixo de 70%, recomenda-se irrigação adicional. No início da estação de crescimento, os especialistas recomendam fertilizar a planta com fertilizantes de fósforo e potássio, remover ervas daninhas e afofar o solo. A vibração oportuna dos cachos floridos ajudará a aumentar a produtividade do tomateiro.
Uma vez colhidos, os frutos conservam-se bem, mantendo o sabor por até duas semanas. Além disso, são fáceis de transportar, mantendo a aparência atraente.
Os tomates Tomsk F1 são essenciais no seu jardim. Se você seguir todas as recomendações de cuidado, certamente terá uma colheita maravilhosa. E as avaliações dos produtores de vegetais não deixam dúvidas sobre isso.










