Características do tomate 'Zhar' (Carvões Quentes), cultivo e cuidados adequados da variedade

O tomate Zhar pertence a um grupo de variedades utilizadas em saladas, sucos, pastas, molhos e conservas de inverno. Sua casca grossa o protege de danos mecânicos, tornando-o adequado para transporte em longas distâncias. Sua vida útil é de 6 a 7 dias. Após esse período, é adequado apenas para a produção de ketchup.

Parâmetros técnicos da planta

As características e a descrição do tomate Zhar Goryachiye Ugi são as seguintes:

  1. O amadurecimento dos frutos ocorre em 115-124 dias, contados a partir do momento em que as mudas são plantadas no solo.
  2. A altura do arbusto atinge 150-170 cm. As folhas nos caules são coloridas em tons claros de verde.
  3. De 2 a 4 frutos podem se formar em 1 pincel.
  4. Os frutos da variedade Zhar assemelham-se a uma esfera achatada nos polos. São coloridos em tons vibrantes de vermelho, semelhantes à cor vibrante das brasas.
  5. O fruto pesa entre 0,25 e 0,35 kg. As bagas contêm numerosas câmaras de sementes, mas as sementes em si são relativamente poucas.

Tomates Quentes

Avaliações de jardineiros que cultivam esta variedade indicam que o rendimento da Zhara é de 4 a 5 kg por arbusto. Para uma boa colheita, recomenda-se o cultivo da planta em dois caules. Não se plantam mais do que três arbustos por metro quadrado de canteiro.

Os agricultores destacam a fraca resistência da variedade às doenças da erva-moura.

O tomateiro Zhar pode ser plantado em áreas abertas nas regiões do sul da Rússia. Se o agricultor mora na região central do país, recomenda-se o uso de uma estufa de plástico para o cultivo desta variedade. Jardineiros na Sibéria e no Extremo Norte devem cultivar tomates em estufas ou canteiros bem aquecidos.

Três tomates

Cultivo de tomates usando mudas

Recomenda-se semear as sementes de Zhara em caixas separadas com terra caseira ou comprada 60 dias antes do plantio das mudas em solo permanente. Os agricultores calculam esse prazo com base nas condições climáticas de cada região.

As sementes são desinfetadas em uma solução fraca de permanganato de potássio ou peróxido de hidrogênio. Após o plantio das sementes a 15 mm de profundidade no solo, elas são regadas com água morna de um regador. Quando os primeiros brotos aparecem (após 5 a 7 dias), elas são alimentadas com esterco ou turfa. Fertilizantes nitrogenados também podem ser usados. Regue as mudas com cuidado para evitar que o solo fique muito úmido ou muito seco.

Copos com mudas

Durante a primeira semana, a temperatura do ambiente onde as mudas estão localizadas é mantida entre 18 e 20 °C, aumentando-se em 6 e 7 °C. As mudas jovens precisam de bastante luz, por isso as bandejas são movidas para um local bem iluminado ou colocadas sob lâmpadas elétricas. A luz do dia deve durar até 16 horas, caso contrário, as mudas se esticarão e ficarão muito fracas.

As mudas são alimentadas com misturas minerais complexas ou diversos estimulantes de crescimento. Após o desenvolvimento de duas folhas, as plantas são repicadas. Elas são transplantadas para recipientes individuais para estimular o desenvolvimento de raízes fortes em cada muda. Este método produz plantas com caules fortes.

Plantando mudas

Aproximadamente 9 a 12 dias antes de transplantar os tomates para o solo permanente, endureça as mudas. Antes do plantio, solte o solo e adicione esterco. O padrão de plantio é de 0,5 x 0,6 m.

Cuidando dos tomates antes que os frutos apareçam

O arbusto é formado em 2 a 3 hastes, removendo-se os brotos laterais. As plantas devem ser amarradas a suportes ou treliças resistentes, caso contrário, os galhos não suportarão o peso dos frutos resultantes e quebrarão.

tomates maduros

A capina é feita semanalmente. Esse processo ajuda a eliminar certos tipos de pragas do jardim e a prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas.

Recomenda-se afofar o solo duas vezes a cada 5-6 dias. Combinada com a cobertura morta do solo nos canteiros, essa medida preventiva ajuda a reter a umidade e oxigenar o sistema radicular da planta.

Os tomateiros são fertilizados pela primeira vez 7 dias após o transplante. Para isso, são utilizados fertilizantes à base de potássio e nitrogênio. As duas sessões seguintes de fertilização são realizadas com misturas complexas durante a floração e o aparecimento dos primeiros frutos. O fertilizante utilizado deve ser rico em fósforo.

Tomates QuentesA variedade Zhar tem uma resistência bastante fraca a doenças, por isso os criadores recomendam pulverizar os arbustos com vários preparados para prevenir o desenvolvimento de infecções fúngicas ou bacterianas. A fitosporina é a mais utilizada para esses fins. Se a doença persistir, os arbustos afetados são removidos manualmente e destruídos fora do local.

Para combater pragas de jardim, você precisa usar remédios populares (como solução de sabão ou sulfato de cobre) e pesticidas químicos disponíveis comercialmente. Alguns insetos, como o besouro da batata-do-colorado, são coletados manualmente e depois queimados. Para repelir lesmas, use cinzas de madeira, que são adicionadas ao solo ao redor das raízes do tomateiro.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata