- História da criação da cultura
- Variedades e características comparativas de peras
- Moscou
- Cedo
- Inverno
- Vantagens e desvantagens: vale a pena plantar na área?
- O que há de especial em uma árvore frutífera?
- Dimensões do tronco e da copa
- Ramificação do sistema radicular
- Frutificação da variedade
- Início do período
- Floração e polinização
- Amadurecimento dos frutos e sua posterior venda
- Resistência ao inverno
- Imunidade a doenças e pragas
- Características de pouso
- Momento das operações de plantio
- Solo necessário
- Preparando o buraco para o plantio
- Tecnologia de plantio de mudas
- Cuidado
- A importância da rega
- Fertilizantes e cuidados com o círculo do tronco da árvore
- Aparar
- Proteção contra pragas e doenças
- Preparando-se para o inverno
- Opiniões dos jardineiros sobre a colheita de Grushovka
Segundo fontes documentais, as macieiras da Rússia são conhecidas pela história da Lavra das Cavernas de Kiev. Isso remonta ao século XI. Escavações arqueológicas em Novgorod revelam sementes de maçã e até mesmo uma pequena maçã inteira, presumivelmente cultivada. Isso remonta ao século XII. No século XVI, Olearius escreveu sobre maçãs na Moscóvia, onde "as sementes são visíveis por completo". Surge então a pergunta: quando podemos datar a origem da antiga variedade de maçã russa, a pereira de Moscou?
História da criação da cultura
Muitas variedades antigas de maçã russas são consideradas descendentes de maçãs silvestres com frutos pequenos. A macieira Grushovka de Moscou é uma delas. Em diferentes regiões, essa variedade era chamada por nomes diferentes: Pestrushka, Spasovka (porque amadurecia a tempo para o Dia do Salvador) e Skorospelka.
Alexander Timofeevich Bolotov (1738-1833) acreditava que essa variedade popular tinha mais de dois séculos de existência. Ela acabou sendo nomeada em homenagem a um nativo de Tula chamado Grushovsky, que a promoveu ativamente. O nome "Moscow Grushovka" foi dado para distingui-la da Revel Grushovka, comum no noroeste.
Variedades e características comparativas de peras
Moscou
Os jardineiros apreciam a macieira Grushovka Moskovskaya por sua alta resistência à geada e frutificação precoce e abundante. As maçãs são lindas: em formato de nabo, de tamanho médio, com casca lisa verde-amarelada, adornada com um tom avermelhado e listras rosadas ocasionais. Pesam entre 70 e 120 gramas, mas os galhos carregados de frutos são deslumbrantes.
A polpa é aromática, branca, com um tom rosa-creme em alguns pontos próximos à casca, macia, suculenta e com um sabor adocicado e levemente ácido. A nota de sabor é 4,5. Mas a criatividade humana sempre encontra seu caminho: "suscetíveis à sarna, os frutos são pequenos e não podem ser conservados durante o inverno". E essa variedade deu origem às maravilhosas Grushovka Rannaya e Grushovka Zimnyaya.

Cedo
O cientista de Saratov, S. I. Isaev, desenvolveu a Grushovka Precoce polinizando a Grushovka de Moscou com a variedade Papirovka. Esta "novata" assemelha-se à variedade original em termos de resistência à geada, alta produtividade e, infelizmente, frequência de quebras de safra: a cada dois anos. As maçãs Grushovka Precoce são grandes, mais bonitas e ainda mais saborosas do que a variedade original. São semelhantes, mas a variedade original tem uma nervura estreita, característica da Papirovka.
Amadurece uma semana mais cedo e é mais resistente à sarna. No entanto, em anos chuvosos, ainda requer algum combate ao fungo parasita. A produção chega a 200 kg: maior que a de suas matrizes devido ao tamanho da árvore. Uma vantagem para jardins familiares é o amadurecimento irregular, o que significa que os frutos podem ser colhidos gradualmente. Portanto, a pera precoce não é adequada para plantios comerciais.
Inverno
A variedade Winter Pear foi desenvolvida pelo criador S.F. Chernenko, que em 1957 cruzou a maçã Moscow Pear com a excelente Kronselsky Transparent. Os frutos resultantes são grandes, ligeiramente alongados, amarelos, com listras rosadas em alguns pontos, doces com um toque de acidez e suculentos.

O rendimento é alto: até 100 kg. As maçãs são colhidas até meados de outubro e armazenadas até a primavera. O sabor melhora após 2 a 3 meses de armazenamento. A variedade não é resistente à geada e é suscetível a doenças. Portanto, não se tornou tão difundida quanto a variedade de pera precoce.
Vantagens e desvantagens: vale a pena plantar na área?
Vantagens da macieira Moscow Pear:
- Rara resistência à geada: até -50 °C. Amadurece até em Valaam. Provavelmente, é um legado da macieira selvagem.
- Adapta-se facilmente a novas condições e cria raízes quase 100%.
- Está sendo desenvolvido com sucesso do Noroeste até a Sibéria.
- Com tecnologia agrícola adequada, ela produz frutos por até 65 anos.
- Primeiros frutos – de 4 a 5 anos.
- As maçãs amadurecem no início de agosto. Podem ocorrer variações dependendo do local de cultivo.
- As colheitas são agradáveis: estão melhorando ano após ano.
- Maçãs de bom gosto e altamente decorativas.

Desvantagens da variedade:
- As colheitas ocorrem a cada dois anos.
- Os frutos são pequenos: em média ̶ 70 g.
- Não é resistente à sarna, especialmente em condições úmidas.
- Os frutos são armazenados por 2 a 3 semanas, por isso não são transportáveis.
- Não tolera a seca sem cuidados, às vezes perdendo seu potencial de colheita.
O amadurecimento gradual da fruta pode ser considerado uma vantagem e uma desvantagem: ótima para uma horta doméstica, mas inadequada para uso comercial. E não há motivo para reclamar do armazenamento de curto prazo: é uma variedade de verão, uma das mais precoces – que alegria ver as primeiras maçãs maduras!
O que há de especial em uma árvore frutífera?
Dimensões do tronco e da copa
A macieira Moscow Grushovka atinge até 7 metros de altura. O formato da copa, impulsionado pela alta produtividade constante, muda com a idade, de piramidal para esférica, com até 8 metros de diâmetro. Os galhos são longos, fortes, dispersos e bem foliados. A casca lisa das macieiras Moscow Grushovka jovens é marrom-avermelhada. A casca das macieiras Moscow Grushovka maduras, como a de todas as variedades de verão, é amarelo-claro.

Ramificação do sistema radicular
O sistema radicular da macieira é composto por raízes verticais e horizontais. As primeiras fixam o tronco no solo e extraem nutrientes das camadas subterrâneas profundas. As raízes horizontais, além de nutrientes, fornecem ar à árvore.
As raízes também são divididas em esqueléticas e adventícias. As primeiras são espessas, enquanto as últimas são fibrosas, finas e pequenas.
Existem muitas delas. Elas são projetadas para absorver água com sais minerais dissolvidos e excretar resíduos. Esse tipo de raiz está localizado a uma profundidade de até meio metro, diretamente abaixo da coroa. Portanto, é nessa camada que os fertilizantes aplicados serão mais benéficos.
Frutificação da variedade
Início do período
O início da frutificação depende do porta-enxerto: em um porta-enxerto anão, começa três anos após o plantio, enquanto em uma macieira adulta, começa seis anos depois. A produtividade aumentará gradualmente e, em 9 a 10 anos, será possível obter até 100 kg.

Floração e polinização
A macieira Moscow Pear floresce bem quando a umidade do ar e do solo são ideais e o clima é calmo e sem vento. Uma primavera seca ou, inversamente, uma onda de frio repentina, ou tempo chuvoso e ventoso, impactam negativamente tanto a floração quanto a polinização. Esta macieira é autoestéril, o que significa que precisa da polinização de outras variedades para dar frutos.
Ao escolher uma macieira polinizadora, você deve levar em consideração:
- qualidades varietais dos polinizadores;
- coincidência no tempo de floração.
Papirovka e Antonovka são as melhores variedades para pera de Moscou, Anis Polosaty e Canela são boas, e Bellefleur-Kitaika é muito produtiva.
Para garantir uma polinização cruzada eficaz, especialistas atraem abelhas para as macieiras. Durante o período de floração, elas borrifam as árvores com água com mel pela manhã.
Amadurecimento dos frutos e sua posterior venda
Os frutos amadurecem no final do verão. Geralmente, atingem a maturidade no Dia do Salvador da Maçã. No entanto, as condições climáticas também são importantes: no Valaam, por exemplo, eles começam a deliciar em meados de setembro. Nossa Grushovka é melhor consumida fresca. Em primeiro lugar, seus frutos estão entre as primeiras maçãs da estação, repletos de vitaminas e microelementos essenciais.
Em segundo lugar, eles não têm uma vida útil longa: três semanas, no máximo. Portanto, não são adequados para transporte ou processamento posterior. Devem ser consumidos no local. Podem ser consumidos diretamente, o que é muito conveniente para famílias que cultivam hortas, ou processados em casa: em vinho, suco, purê de maçã e frutas secas.
Resistência ao inverno
Uma das qualidades notáveis da macieira Grushovka de Moscou é sua fenomenal resistência à geada. Um exemplo marcante dessa resistência à geada é a frutificação bem-sucedida da macieira Grushovka de Moscou na Ilha de Valaam a -50˚C. Maçãs amarelas com um tom avermelhado e felpudo amadurecem nas latitudes do norte. Não é um milagre?
Esta variedade de pera cresce confortavelmente em lugares onde muitas árvores frutíferas simplesmente não conseguem sobreviver.
Imunidade a doenças e pragas
Esta variedade não possui forte imunidade às doenças comuns da macieira. No entanto, seu ponto mais vulnerável é a suscetibilidade à sarna, especialmente em climas chuvosos. A praga mais problemática é a traça-da-maçã.
Características de pouso
Momento das operações de plantio
A melhor época para plantar uma macieira no solo depende do clima da região. No outono, as macieiras são plantadas após a queda das folhas. Leva até 25 dias para a árvore criar raízes.
Então, quando o tempo frio chegar, ela estará totalmente adaptada ao seu novo papel e sobreviverá ao inverno em segurança.
Embora a pera-de-moscou seja resistente à geada como nenhuma outra macieira, a área ao redor do tronco da árvore jovem ainda deve ser coberta com galhos de abeto ou grama. O tempo é curto na primavera, então é melhor plantar a macieira entre o momento em que o solo aquece o suficiente e a seiva começa a fluir ativamente.

Solo necessário
A pereira prefere solo leve: franco-arenoso ou franco-argiloso, de preferência turfa. Solos ácidos podem ser neutralizados com cal ou farinha de dolomita. Escolha um local ensolarado, seco e exposto ao vento.
Preparando o buraco para o plantio
Prepare um buraco para a macieira cerca de 10 dias antes do plantio. Ele deve ter cerca de 1 metro de diâmetro e 0,7 metro de profundidade. Preencha-o com uma mistura preparada com areia, argila, turfa e turfa em partes iguais. Adicione superfosfato, cinzas de madeira e composto de esterco ao solo, misture e forme um monte.
Tecnologia de plantio de mudas
A tecnologia é convencional:
- Fixe uma estaca no buraco preparado.
- Coloque uma muda por perto e espalhe as raízes sobre o monte.
- Adicione terra em camadas de 10 cm, compactando cada camada.
- O colo da raiz deve subir 5 cm acima do solo.
- Amarre o tronco ao pino com uma corda macia.
- Ao plantar profundamente, forme uma crista ao redor da árvore e regue o solo com três baldes de água.
- Cubra o círculo do tronco da árvore com húmus ou composto bem curtido.

Cuidado
A importância da rega
A pereira de Moscou é uma macieira tolerante à seca. São necessários os seguintes itens:
- Antes de regar, solte o solo ao redor do tronco ao longo do diâmetro da copa;
- rega semanal uma vez por semana, 2 a 3 vezes durante a seca;
- despeje 20-30 litros de cada vez;
- pare de regar em setembro.
Fertilizantes e cuidados com o círculo do tronco da árvore
Fertilize a pereira de Moscou um ano após o plantio da muda:
- no início da primavera com ureia e esterco podre;
- no outono com fertilizante Kemira ou Fertika.
O fertilizante é distribuído ao redor do tronco e cuidadosamente cavado. Durante o verão, a área deve ser solta e capinada, removendo brotos caídos, frutos doentes e folhas.

Aparar
A poda oportuna visa:
- desbaste a coroa para evitar crostas;
- selecionar galhos secos, doentes e danificados;
- tornar a colheita mais acessível;
- preparar as árvores para o inverno.
Galhos doentes e danificados por pragas são queimados. As áreas cortadas são generosamente cobertas com piche de jardim.
Proteção contra pragas e doenças
Os piores inimigos da pera de Moscou são a sarna fúngica da macieira e a traça da maçã.
A sarna é especialmente ativa em climas úmidos. Para combater esta doença de forma eficaz, recomenda-se:
- corte e depois queime os galhos afetados;
- destruir folhas caídas e frutos estragados em tempo hábil;
- trate a coroa e o solo abaixo com sulfato de cobre;
- caiar o tronco antes do inverno;
- cavar ao redor de uma macieira para o inverno;
- unte as feridas com piche de jardim.

Das preparações especiais, as mais adequadas são consideradas:
- "Strobi" - as árvores são tratadas com ele no início da primavera;
- "Skor" - para prevenção no outono.
Você pode combater a traça da maçã:
- descascando a casca sob a qual os casulos estão escondidos;
- capturando borboletas e impedindo que minhocas subam no tronco;
- inseticidas;
- armadilhas de feromônio;
- cultivando plantas próximas que repelem a traça da maçã;
- atraindo insetos inimigos da traça da maçã (moscas ichneumon).
Uma armadilha de feromônio para cinco árvores elimina quase completamente 20 espécies de pragas de um jardim. É inofensiva para humanos e animais.

Preparando-se para o inverno
A pereira-de-moscou, como qualquer outra macieira, não costuma ser protegida (talvez às vezes por descuido) para o inverno. Além da poda e de outras medidas sanitárias pós-colheita, ela é preparada para possíveis ataques de roedores. Para isso, o tronco é envolto em trapos, garrafas plásticas cortadas, galhos de abeto e sacolas pretas esvoaçantes.
Opiniões dos jardineiros sobre a colheita de Grushovka
Marina, região de Tula
Esta variedade é exatamente o que precisamos. Conheço a Grushovka desde a infância. Adoro, assim como toda a minha família. Nunca é congelada. As maçãs são perfumadas e deliciosas. A colheita é grande a cada dois anos.
Pavel Ivanovich de Pskov
Colhemos minhas primeiras maçãs no quarto ano. É uma variedade produtiva e de amadurecimento precoce. As maçãs são pequenas, mas muito saborosas. Estou combatendo a sarna com sucesso, então estou feliz com a variedade.
Tatiana Gennadievna
Mesmo aqui na Sibéria, esta Grushovka não congela e amadurece em setembro. As maçãs são lindas, perfumadas e maravilhosamente saborosas. Nós as comemos como sementes. Num verão, choveu sem parar e elas ficaram completamente cobertas de crostas. Mas ainda assim as adoramos.











