Descrição da variedade de macieira Medunitsa, plantio e cuidados com as espécies de verão e inverno

Entre as milhares de variedades de maçã disponíveis, os jardineiros identificam as árvores mais adaptadas a diversas condições climáticas. Se, além de sua adaptabilidade, essas árvores também produzem frutos saborosos, elas se tornam especialmente populares. Essas variedades incluem a macieira Medunitsa, que cresce em regiões de clima temperado ou continental temperado.

Macieira Medunitsa: seleção e descrição

O trabalho sobre as qualidades da macieira começou em meados do século passado. O talentoso aluno de Michurin, I. Isaev, cruzou duas variedades: Canela Listrada e Wesley. O criador recebeu o Prêmio Stalin de Botânica, mas a variedade nunca foi incluída no Registro Estadual. Apesar disso, a variedade continua popular entre jardineiros experientes. A pulmonária às vezes é abreviada como Medovka ou Medovukha.

Dimensões e aparência da árvore

A macieira Medunitsa é classificada como uma espécie de crescimento alto.

  1. A altura do tronco atinge 5-7 metros, o tronco é marrom claro.
  2. Os ramos são densamente foliados e formam uma coroa piramidal.
  3. As flores são brancas ou creme claro, de tamanho médio e se formam uniformemente por toda a copa da macieira durante a floração.

Folhagem

As folhas nos galhos da macieira são verde-claras, tornando-se ligeiramente amareladas nas bordas no final da frutificação. Elas crescem até 5 centímetros e têm formato arredondado. Podem ser ligeiramente côncavas no centro.

macieira de mel

Variedades de polinizadores

A autofertilidade é considerada uma vantagem das macieiras, mas para uma frutificação mais consistente, os jardineiros recomendam o plantio de variedades polinizadoras. As seguintes variedades são ideais para a pulmonária:

  • Anis de Sverdlovsk;
  • Vitória de Chernenko;
  • Enchimento branco;
  • Chinês-Belle fleur.

Em que ano ela começa a dar frutos?

A macieira Medunitsa começa a dar frutos no terceiro ano. Ela pode crescer e produzir frutos por até 50 anos. Com os devidos cuidados e seguindo todas as diretrizes de plantio, a macieira produzirá uma colheita consistente. As maçãs não diminuem nem perdem o sabor com o tempo.

macieira de mel

Floração e frutificação

A época de floração da macieira depende do clima em que ela cresce. Os brotos geralmente aparecem na segunda quinzena de maio, atingindo a plena floração no início ou meados de junho. As macieiras começam a dar frutos em agosto.

As maçãs atingem a maturidade técnica muito rapidamente e geralmente são colhidas antes da maturidade do consumidor porque têm um sabor excelente mesmo quando verdes.

Avaliação de degustação da colheita e âmbito de aplicação

À medida que as maçãs amadurecem, sua cor muda. Elas podem ser amarelo-esverdeadas com um tom avermelhado. A fruta é ligeiramente achatada na parte superior e inferior. Elas podem pesar de 100 a 200 gramas. A polpa é de cor creme claro e suculenta. A acidez é reduzida e o teor de açúcar se aproxima de 15%. A nota de degustação, que é atribuída a frutas em diferentes estágios de maturação, é de 4,6 pontos.

macieira de mel

Essas maçãs têm prazo de validade médio e suportam transporte de curta duração. A variedade de inverno, colhida em meados de setembro, pode ser armazenada em condições adequadas até a primavera. A variedade de verão pode ser armazenada por cerca de dois meses. Essas maçãs são deliciosas quando frescas. A polpa suculenta as torna adequadas para fazer suco de maçã. A fruta também é usada para fazer marmelada, purê e a tradicional pastila.

Resistência ao inverno

A variedade Medunitsa foi desenvolvida para cultivo em climas desafiadores. É altamente resistente ao inverno, capaz de suportar temperaturas de até -20 °C sem perdas. Árvores jovens precisam de proteção adicional durante o inverno.

Imunidade a doenças

Entre as vantagens, os jardineiros destacam a alta resistência à sarna, uma doença perigosa para as macieiras. Com o tempo, a doença evolui para novas formas, por isso, recomenda-se um tratamento adicional.

macieira de mel

Variedades da variedade

A pulmonária é representada por duas variedades. Por meio do melhoramento genético, a qualidade da macieira é constantemente aprimorada.

Verão

Uma versão clássica desta variedade. Os frutos da variedade de verão crescem até 200 gramas, com polpa mais suculenta do que a da variedade de inverno. O fruto tem um sabor doce, semelhante ao mel.

Inverno

Esta variedade foi criada a partir de uma variedade de verão. Os frutos são menores, mas o sabor é tão bom quanto o da variedade clássica. Os frutos amadurecem mais tarde e as maçãs têm uma longa vida útil.

maçã nas mãos

Quais porta-enxertos devem ser usados ​​para o cultivo?

Existem vários métodos para cultivar porta-enxertos de pulmonária. Cada um tem suas vantagens.

Seminal

Em porta-enxertos, esta variedade pode produzir frutos por até 50 anos. As árvores porta-enxertos caracterizam-se por:

  • altura – até 6 metros;
  • ramos espalhados;
  • frutificação – por volta do 5º-6º ano de existência.

Semi-anão

Esta opção é adequada para pequenos lotes de jardim. As árvores crescem até 4,5 metros e dão frutos no terceiro ano.

maçã madura

Colunar ou anão

Este tipo de porta-enxerto é particularmente popular. Pequenas macieiras desta variedade popular crescem até 1,5 a 2 metros de altura e começam a dar frutos dois anos após o plantio.

Como plantar uma macieira em um terreno

Ao plantar uma macieira, escolha o local com antecedência. É importante lembrar que a árvore crescerá no mesmo local por pelo menos 20 anos.

Prazos

As macieiras são plantadas no início da primavera ou no final do outono. Isso se deve às características específicas da cultura. É importante lembrar que o solo deve estar 50-60% quente e a árvore precisa de tempo para se adaptar antes do frio do inverno.

plantando uma macieira

Processo

O plantio começa com o preparo do solo. Ele deve ser fertilizado com matéria orgânica e previamente cavado. Para solo solto, prepare uma cova de plantio com cerca de 40 a 50 centímetros de profundidade. Para solo mais denso, cave uma cova mais funda. Uma estaca de cerca de 1,5 metro de altura é cravada no centro da cova. A muda é colocada ao lado dela, as raízes são espalhadas e o solo é coberto.

A superfície é então compactada, a muda é amarrada a um suporte e o solo é regado. A rega não é feita na raiz, mas no círculo do tronco ao redor da plantação. Isso é necessário para evitar que a raiz seja arrastada e privada dos nutrientes que ela está começando a extrair ativamente do solo.

Deixe cerca de 4 a 5 metros entre as árvores para permitir o crescimento adequado. Se os galhos da macieira interferirem uns nos outros, isso pode resultar em frutos menores e produtividade reduzida.

cultivando macieiras

Cuidando de uma muda e de uma árvore adulta

Após o plantio, os jardineiros recomendam seguir o cronograma de rega estabelecido. Além disso, formação de macieira comece no estágio mais inicial.

Rega

É importante que a muda evite que a camada superficial do solo seque. Uma árvore adulta precisa apenas de uma rega por semana. Durante verões secos, regue com mais generosidade.

Cobertura superior

Na primavera, o solo ao redor da macieira é fertilizado com complexos contendo nitrogênio. Fertilizantes à base de potássio são adicionados durante a fase de frutificação. As árvores precisam de nitrogênio para produzir folhagem verde. O potássio ajuda a aumentar a capacidade da árvore de produzir maçãs.

  1. Alimentação de primavera: Nitrophoska ou nitrato de amônio.
  2. Alimentação de verão: superfosfato ou superfosfato duplo.

macieira de mel

Atenção! Na segunda metade do verão, não fertilize macieiras com misturas contendo nitrogênio. Elas estimulam o crescimento dos brotos, que pode não se completar antes do início da geada.

Formação da coroa

Durante os primeiros 10 anos de vida de uma macieira, a copa é podada regularmente. Essa técnica ajuda a resolver vários problemas simultaneamente:

  • remoção de galhos doentes e danificados;
  • estimulação da formação de brotos;
  • rejuvenescimento das árvores, mantendo os indicadores de produtividade.

A copa é podada duas vezes: no outono e na primavera. No outono, a poda é para fins sanitários. A árvore é descarregada para posterior hibernação. Na primavera, a poda sanitária é ajustada e a copa é moldada usando o método escolhido.

poda de macieira

No verão, a poda não é realizada, mas os brotos jovens são pinçados e os galhos que bloqueiam a luz de outros galhos que são propensos a produzir mais frutos são removidos.

Informação! Para controlar a produção, o número de ovários formados é regulado. Alguns deles são removidos deliberadamente para estimular a floração.

Proteção contra doenças e insetos

Na primavera, as árvores são sempre pulverizadas com uma solução de sulfato de cobre. Essa medida preventiva visa proteger contra doenças fúngicas. Para proteger o tronco de insetos e pequenas pragas e prevenir o desenvolvimento de podridão ou mofo, o tronco é regularmente caiado com cal. A caiação é realizada no outono e no início da primavera.

macieira de mel

Cuidando do círculo do tronco da árvore

O tamanho do círculo do tronco da árvore depende da idade da árvore. Macieiras de dois a três anos têm círculos que variam de 1,5 a 2 metros. Aos sete anos, o círculo se alarga para 3 metros. Aos dez anos, o sistema radicular da árvore se desenvolve o suficiente para que o círculo fique completamente nivelado com a camada superficial do solo.

Os troncos das árvores são soltos e limpos de ervas daninhas ou cobertos com materiais selecionados. A cobertura morta inclui lascas de turfa, serragem, agulhas de pinheiro, folhas caídas e aparas de grama. A camada de material não deve ter mais de 4 a 5 centímetros de espessura. Os troncos das árvores costumam ser decorativos, preenchidos com lascas coloridas ou plantados com culturas especiais.

Preparando-se para o período de inverno

No inverno, apenas as árvores jovens precisam de abrigo adicional. As macieiras maduras podem suportar temperaturas abaixo de zero. Após a colheita, a poda sanitária é essencial para reduzir a pressão sobre o tronco e o sistema radicular.

Em seguida, o tronco é caiado, a cobertura morta é removida da área ao redor da árvore, o solo é desenterrado e o tronco é protegido da geada. Para isso, o tronco é envolto em agrofibra e, em seguida, coberto com uma camada de papel. Quando a neve cai, ela é recolhida mais perto do tronco, criando uma barreira protetora adicional.

Dica! Use ramos de abeto para a segunda camada. Húmus também é bom para proteger o solo ao redor do tronco. Aplique-o em uma camada de 4 a 6 cm.

Além de fornecer abrigo contra a geada, as árvores são protegidas contra infestações de roedores. Telas plásticas ou de arame são instaladas a 20-30 centímetros do tronco para evitar que os roedores entrem e roam as raízes.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata