- Composição, forma farmacêutica e finalidade
- Quais plantas são afetadas?
- Princípio de funcionamento
- Como o efeito se manifesta?
- Cálculo do consumo das plantas
- Preparação e utilização da mistura de trabalho
- Medidas de precaução
- Quão tóxico é?
- Possível compatibilidade
- Como armazenar corretamente e por quanto tempo
- Análogos
Ervas daninhas perenes e anuais são constantemente controladas nos campos. Vamos revisar as instruções do herbicida "Rimanol", incluindo seu controle de ervas daninhas, finalidade, dosagem e consumo. Também discutiremos como preparar e usar a solução, sua toxicidade e se pode ser combinada com outros pesticidas. Também discutiremos por quanto tempo ela pode ser armazenada e com quais alternativas pode ser usada.
Composição, forma farmacêutica e finalidade
O Rimanol é fabricado pela Garant Optima, AFD LLC, e está disponível na forma de grânulos dispersíveis em água contendo o ingrediente ativo rimsulfuron na concentração de 250 g por kg. O Rimanol é um herbicida sistêmico com ação seletiva. É acondicionado em latas de 0,5 kg.
Projetado para tratar milho e batata, sua aplicação substitui tratamentos herbicidas de pré-emergência e pré-semeadura.
Quais plantas são afetadas?
Aplique o herbicida após a emergência da cultura, visando espécies de gramíneas bilobares, perenes e de 1 ano de idade. Espécies de gramíneas de 1 ano de idade são sensíveis ao herbicida no estágio de 1 a 4 folhas, enquanto gramíneas perenes são sensíveis no estágio de roseta (cardo-marfim) e a uma altura de 10 a 15 cm.
Princípio de funcionamento
A solução penetra nas ervas daninhas através das folhas, o que faz com que sua eficácia não seja afetada pela umidade do solo. A chuva também não interfere na eficácia do produto, pois ele é completamente absorvido pelas plantas em até três horas após a aplicação.
O rimsulfuron migra por toda a planta e atinge as raízes. A substância interfere na síntese enzimática, matando gradualmente as ervas daninhas.

Como o efeito se manifesta?
Como resultado da interrupção da síntese enzimática, o crescimento cessa e as ervas daninhas morrem em 5 a 20 dias. Elas finalmente morrem em 2 a 3 semanas.
Cálculo do consumo das plantas
Para combater ervas daninhas anuais, o milho é pulverizado uma vez quando 2 a 6 folhas estão formadas. Rimanol na dose de 0,04 kg por hectare é misturado com Dar-90, um produto contendo surfactante, a uma taxa de 200 ml por hectare. É utilizada uma taxa de 200 a 300 litros por hectare. Para combater ervas daninhas perenes, o milho é pulverizado no mesmo estágio e quando as ervas daninhas atingem uma altura de 10 a 15 cm. A taxa de aplicação é de 0,05 kg por hectare, com a mesma taxa de consumo.

As batatas são pulverizadas com herbicida após a amontoa, quando as ervas daninhas estão no estágio de 1 a 4 folhas, e as plantas perenes têm 10 a 15 cm de altura. A taxa de aplicação é de 0,05 kg por hectare, sendo necessária a mistura com Dar-90. São utilizados 200 a 300 litros da solução preparada por hectare. Para o tratamento duplo, como no milho, a dosagem é de 0,03 + 0,02 kg por hectare. O período de espera para batatas é menor: 50 dias. O trabalho pode ser retomado nas áreas tratadas após 3 dias.

Preparação e utilização da mistura de trabalho
A solução é preparada da seguinte forma: primeiro, despeje um terço do volume do tanque de água e, em seguida, dissolva os grânulos. Misture e adicione o restante da água. Pulverize as batatas ou o milho em um dia seco e sem vento. A pulverização a partir de aeronaves também é possível.
O uso de Rimanol não é recomendado em milho-doce ou milho cultivado para propagação por sementes. Não é recomendado o uso do produto se as culturas estiverem muito crescidas (plantas com mais de 7 folhas).
Não utilize Rimanol antes ou depois da pulverização com herbicidas organofosforados. Deixe um intervalo de 10 dias entre esses tratamentos. Sem esse intervalo, tratamentos com herbicidas quase simultâneos podem resultar em toxicidade à cultura.

Medidas de precaução
Ao manusear Rimanol, use luvas de borracha, óculos de proteção, respirador e roupas grossas com mangas compridas. Evite o contato com a pele e mucosas. Se isso acontecer, lave a área afetada com água. Se a solução entrar em contato com os olhos, lave-os com água.
Quão tóxico é?
Com base na toxicidade, o herbicida "Rimanol" é classificado como Classe 3 (baixa toxicidade). Também apresenta baixa toxicidade para abelhas. Não deve ser usado perto de corpos d'água, pisciculturas ou fontes de água, pois o rimsulfuron pode ser perigoso para a vida aquática.
Possível compatibilidade
O Rimanol não deve ser combinado com pesticidas organofosforados. Se ambos os tratamentos forem necessários, aguarde pelo menos 1,5 semana entre as aplicações. O Rimanol funciona bem com outros pesticidas.

Como armazenar corretamente e por quanto tempo
O herbicida tem validade de dois anos em latas originais, intactas e hermeticamente fechadas. O local de armazenamento deve ser escuro, seco e ventilado. Fertilizantes e outros produtos agrícolas podem ser armazenados com o herbicida Rimanol. Não o armazene junto com alimentos, rações ou produtos químicos domésticos.
Não utilize Rimanol após o prazo de validade. A solução diluída só pode ser armazenada por 1 dia; após esse período, sua eficácia diminui.
Análogos
Rimsulfuron é encontrado nos seguintes produtos: Basis, Altis, Cordus e Cordus Plus, Romulus, Dendy, Ringoli-Tiran, Rimex, Arkan, Taurus, Trimer, Titus e Titus Plus, Escudo, Mais, Prefect, Cassius, Arpad, Rimus, Shantus, Tesis, Cicero e Grims. Podem ser considerados substitutos do Rimanol para uso agrícola.

O herbicida "Rimanol" é usado para proteger milho e batata de ervas daninhas anuais e perenes. É econômico, requer apenas pequenas taxas de aplicação e consumo; uma ou duas pulverizações são suficientes para erradicar a vegetação nociva. É pouco tóxico para humanos e abelhas, mas não é recomendado para uso em culturas com idade superior a um determinado período. Não é usado em outras culturas além de batata e milho.











