A abobrinha pertence à família das Cucurbitáceas e cultivá-la é relativamente fácil: plante sua variedade favorita e, no outono, você se lembrará e colherá uma safra de frutas deliciosas e suculentas para caviar ou outras conservas de inverno. No entanto, às vezes, as abóboras podem representar problemas para seus produtores. Por exemplo, não está claro por que até mesmo as abobrinhas mais despretensiosas ficam amarelas e o que causa esse fenômeno misterioso.
Por que as abobrinhas ficam amarelas?
As abobrinhas estão florescendo e frutificando bem. No entanto, alguns ovários podem cair, o que é perfeitamente normal. No entanto, o amarelamento das abobrinhas no jardim dificilmente é uma ocorrência normal, pois indica doenças, práticas agrícolas inadequadas e possível perda da colheita.
Em campo aberto
Para preservar sua colheita de abóboras, você precisa conhecer as causas da descoloração e do apodrecimento dos frutos. Geralmente, elas se resumem ao seguinte:
- Não fazer a rotação adequada de culturas, plantando cucurbitáceas na mesma horta ano após ano. Isso se aplica a melancias, melões, pepinos e outros membros desta família.
- Excesso de água e solo encharcado. A abobrinha é tolerante à seca, portanto, não é necessário regar com frequência. Um verão chuvoso, no entanto, é outra história, pois o jardineiro não tem controle sobre os frutos, que rapidamente amarelam e apodrecem.

- O solo possui alta concentração de nutrientes. As abóboras crescem sem fertilizantes em solo de boa qualidade. O excesso de fertilizantes resulta na formação de uma massa verde e exuberante que bloqueia a luz e a circulação de ar. Nessas condições, o amarelecimento dos frutos é comum.
- Oídio e podridão branca são as doenças mais comuns. A doença geralmente começa nas pontas, afetando gradualmente toda a fruta. Sem medidas preventivas e descuido, toda a colheita pode ser perdida.
Tente evitar regar em excesso, engrossando os arbustos e, em verões chuvosos, coloque tábuas de madeira sob as frutas para que a abobrinha não entre em contato com o solo úmido.
Na estufa
Cultivar em ambientes fechados pode evitar alguns problemas, pois é mais fácil controlar o microclima. Não há necessidade de se preocupar com excesso de água, desde que você mantenha um cronograma consistente de irrigação e ventilação. É mais fácil monitorar a saúde das plantas porque elas ficam todas visíveis.
A rotação de culturas é difícil de manter porque a área da estufa é limitada e mover plantas da mesma família por distâncias significativas é difícil.
Dificuldades também surgem com o desenvolvimento de doenças, já que as plantas estão localizadas próximas umas das outras e as infecções fúngicas na forma de esporos se movem facilmente de uma planta para outra.

Para prevenção é necessário:
- comprar sementes resistentes a doenças;
- garantir que as mudanças de temperatura não sejam repentinas;
- não crie alta umidade e condensação nas paredes da estufa;
- remova ervas daninhas e o excesso de folhas e topos.
Com práticas agrícolas adequadas e um microclima saudável, problemas com amarelamento e apodrecimento de frutas podem ser evitados. Caso surjam problemas, medidas de primeiros socorros são necessárias.
Violação do esquema de irrigação
Os horticultores geralmente não pensam na rega adequada das abobrinhas, especialmente porque elas não precisam de muita água. Mas para evitar o amarelamento e o apodrecimento, você precisa seguir algumas regras:
- A rega deve ser feita com água morna e estável (+20 °C). A irrigação deve ser realizada após a secagem do solo.
- O intervalo entre as regas depende da precipitação. Se as temperaturas atingirem +30 °C e o tempo estiver seco, recomenda-se regar a cada 3 dias.
- Regue com pouca frequência, mas abundantemente: uma camada de solo de até 50 cm de profundidade deve estar úmida. Para isso, use 10 litros de água por metro quadrado durante a frutificação e 20 litros durante o desenvolvimento dos frutos.
O excesso de água expõe a parte superior das raízes e causa o apodrecimento da ponta do fruto. A umidade insuficiente causa amargor no fruto.

O que fazer se as mudas ficarem amarelas
O amarelamento dos brotos jovens de abobrinha indica que a planta está passando por estresse. Isso pode ser causado por excesso de rega e apodrecimento das raízes, falta de nitrogênio ou pouca luz. Se as mudas estiverem fracas, elas tendem a esticar e amarelar. Livrar-se desse problema é simples:
- fertilização com matéria orgânica ou composição mineral complexa;
- iluminação adicional por 4-6 horas;
- recargas semanais com uma solução fraca de ureia;
- tratamento com "Epin", que alivia o estresse nas plantas.
À medida que as mudas crescem, as folhas dos cotilédones secam. Isso é completamente normal, pois elas continuam a crescer e desenvolver folhas maiores.
Por que as frutas e folhas ficaram amarelas?
Durante a estação de crescimento, a folhagem da abobrinha pode ficar amarela. Este é um processo natural no final do verão. No entanto, o amarelecimento das folhas durante o crescimento levanta questões. Pode haver muitas razões para o amarelamento das folhas em uma planta:
- desenvolvimento de oídio;
- falta de luz, calor ou nutrientes;
- plantações densas;
- doença da clorose.
As medidas de controle dependem da causa da descoloração e podem ser agronômicas ou químicas. Se o problema for detectado precocemente, não há necessidade de adiar o tratamento.

Oídio
O oídio é a doença mais perigosa que afeta as abóboras. Os produtores estão trabalhando para resolver esse problema e desenvolver variedades resistentes. No entanto, em climas chuvosos, plantios densos e excesso de nitrogênio, o problema se agrava.
O oídio é uma doença fúngica cuja manifestação visível é uma camada pulverulenta nas folhas e caules. Gradualmente, as folhas morrem, os caules se retorcem e os frutos apodrecem. A doença progride rapidamente, portanto, deve-se procurar tratamento imediatamente.
Se medidas preventivas não tiverem sido tomadas e a doença já estiver completamente desenvolvida, remova folhas velhas e doentes, hastes florais e frutos infectados dos arbustos. Em seguida, pulverize com um fungicida especial, disponível em qualquer loja de jardinagem. Todas as partes da planta devem ser tratadas para destruir completamente o fungo e seus esporos.
Se a infestação for leve, remédios populares podem ajudar. Uma solução de sabão e soda e uma solução de soro de leite têm se mostrado eficazes.
O que alimentar para prevenção
As medidas preventivas são sempre as mais eficazes e simples em comparação com os métodos subsequentes para combater o amarelecimento e o apodrecimento da abobrinha. Aqui estão algumas delas:
- evite plantações densas, remova o excesso de brotos;
- limitar a quantidade de rega ao mínimo;
- comprar sementes de híbridos resistentes a doenças;
- não sature o solo com excesso de nutrientes;
- observar a rotação de culturas.

Além disso, a abobrinha é alimentada:
- Dissolva duas colheres de sopa de nitrophoska ou da preparação especial "Effekton" em um balde de água. Fertilize nas raízes ou borrifando as folhas da planta.
- A mistura a seguir também fornecerá o suprimento mineral necessário. Para isso, você precisará de 30 gramas de superfosfato e 1 grama de ácido bórico. Aplique o fertilizante nas raízes de cada planta.
- Cinzas de madeira. Existem várias maneiras de aplicar este fertilizante. A mais simples, que oferece proteção adicional contra pragas, é polvilhar cinzas secas sobre as plantações.
Tudo isso ajudará você a evitar problemas e a se preocupar com o porquê de suas abobrinhas estarem amarelando. Práticas simples de cultivo ajudarão você a colher frutos grandes e saudáveis.











