- Descrição da variedade Natasha
- História do melhoramento genético da batata
- Aparência do arbusto e da raiz
- Sabor e aplicação das batatas Natasha
- Suscetibilidade a doenças e pragas
- As principais vantagens e desvantagens da batata Natasha
- Condições necessárias para o cultivo e frutificação da batata Natasha
- Tecnologia agrícola
- Hora de pouso
- Preparando o terreno e o material de plantio para batatas Natasha
- Profundidade e padrão de pouso
- Cuidado
- Regando batatas Natasha
- Tabela de aplicação de fertilizantes
- Afrouxamento e cobertura morta do solo
- Amontoando as camas
- Tratamento preventivo de batatas Natasha
- Colheita e armazenamento
- Avaliações de jardineiros sobre batatas Natasha
De acordo com a descrição da batata Natasha e avaliações de jardineiros, esta cultura está entre as melhores variedades para cultivo nos países da CEI. Esta variedade é fácil de cuidar, tornando-a adequada até mesmo para jardineiros inexperientes. A planta é adequada para cultivo para venda ou consumo próprio. Vale a pena se familiarizar com todas as suas características com antecedência.
Descrição da variedade Natasha
A batata Natasha é uma variedade de maturação precoce, atingindo a maturidade em 2,5 meses. É fácil de cuidar e não exige muita atenção quanto ao solo. Ela se desenvolve bem em quase todas as regiões da Federação Russa.
História do melhoramento genético da batata
A variedade de batata Natasha foi desenvolvida por produtores alemães no início do século XXI. Ela imediatamente conquistou o interesse dos jardineiros europeus. Na Rússia e em outros países da antiga União Soviética, a variedade era cultivada em áreas agrícolas devido à sua abundante produtividade. No início dos anos 2000, também ganhou popularidade entre os jardineiros. A variedade é oficialmente reconhecida pelo Registro Estadual da Federação Russa para a Região do Médio Volga desde 2006.
Aparência do arbusto e da raiz
Os arbustos são eretos e de tamanho médio. As folhas têm bordas onduladas, um tom verde intenso e são pequenas. As flores são brancas com bordas azuladas. Os pistilos são amarelo-vivo. Os tubérculos são ovais, com casca lisa e olhos pequenos. Os frutos contêm 12-14% de amido e a polpa é amarelada. Uma batata pesa 140 gramas. Cada arbusto produz 10 tubérculos. Aproximadamente 130-190 centners são colhidos em um hectare.

Sabor e aplicação das batatas Natasha
Os frutos têm um sabor cremoso e substancioso. São amplamente utilizados em sopas, purês de batata, ensopados, saladas e batatas fritas, cozidas e ensopadas. Quando cozidos, os tubérculos mantêm sua aparência original e não passam do ponto. Isso torna esta variedade considerada versátil.
Suscetibilidade a doenças e pragas
A batata-natasa é altamente resistente a doenças e ataques de besouros. A planta raramente é suscetível a cancro, nematoides, podridão ou rizoctonia. Insetos que às vezes podem atacar incluem vermes-arame, besouros-da-batata-do-colorado e grilos-toupeira. Estes podem ser controlados com inseticidas ou fungicidas, como Proteus, Engio e Vertimek. Para prevenção, inspecione as pontas periodicamente.

As principais vantagens e desvantagens da batata Natasha
Os jardineiros encontram muitas qualidades positivas na batata Natasha, mas também há vários aspectos negativos.
| Prós | Contras |
| Maturidade precoce | Suscetibilidade à infestação do besouro da batata do Colorado |
| Resistência à seca, geada, doenças e besouros | |
| Pouco exigente para o solo | |
| Alta vida útil, taxa de preservação de rendimento de 93% | |
| Aparência comercial apresentável de frutas | |
| Sabor excelente, usos culinários versáteis |
Condições necessárias para o cultivo e frutificação da batata Natasha
As batatas devem ser cultivadas em local ensolarado ou com sombra parcial. Não deve haver árvores perto das plantas que possam fazer sombra.
Predecessores ideais incluem leguminosas, tomates, pepinos e abóboras. Não é recomendado plantar vegetais em áreas anteriormente ocupadas por girassóis ou sorgo. As batatas são replantadas a cada três anos, pois esgotam o solo. Para garantir uma colheita regular e abundante, regue, capine, adube e amontoe adequadamente.

Tecnologia agrícola
Não há requisitos especiais para o plantio de batatas Natasha. O procedimento é padrão para esta cultura, especialmente quando plantadas na horta para consumo próprio.
O que você precisa para cultivar batatas em escala industrial com colheita mecânica:
- Arado para aração do território no outono.
- Grade ou grade de discos. São usadas para quebrar torrões e soltar a camada superficial do solo.
- Um sistema de irrigação ou pulverizador para arbustos. Um segundo dispositivo aplica fertilizante e trata as plantas com produtos químicos.
- Plantador de batatas para plantar frutas.
- Cultivador, formador de sulcos, para amontoar espaços entre fileiras e formar sulcos.
- Colheitadeira de batatas ou acessório de colheita.
- Dispositivos de classificação ou embalagem.
No jardim, você pode usar uma pá para colher e plantar batatas, um ancinho para soltar o espaço entre as fileiras e uma enxada ou enxada para capinar e amontoar. Você também precisará de um pulverizador manual, um regador ou uma mangueira com aspersor.

Hora de pouso
O momento do plantio da batata Natasha depende do aquecimento do solo. No sul, o plantio ocorre no final de março ou início de abril. Nas latitudes médias e setentrionais, o vegetal é plantado a partir de 15 de abril ou início de maio.
É importante que a temperatura do ar aqueça até +8-10 graus.
Preparando o terreno e o material de plantio para batatas Natasha
A preparação do solo começa no outono. A área é limpa de ervas daninhas e arada para melhor aeração. Estrume e composto são adicionados a uma taxa de 5 a 7 kg por metro quadrado. 15 a 20 gramas de sulfato de potássio e 35 a 40 gramas de superfosfato são espalhados sobre o solo. Após a aração, o solo é semeado com adubos verdes, como centeio e mostarda. Se as culturas estiverem crescendo abundantemente, elas podem ser podadas no final do outono, deixando as folhas verdes na superfície. A mostarda não deve ser colhida. Com a chegada da primavera, o terreno é cultivado novamente.

Um mês e meio antes do plantio, retire as mudas do armazenamento e coloque-as em um ambiente com temperatura de 22 graus Celsius ou superior. Tubérculos de tamanho médio que não apresentem sinais de doenças germinam. É importante manter iluminação adequada, utilizando lâmpada UV ou luz natural. Após a germinação, os tubérculos são tratados com estimulantes de crescimento, como a heteroauxina.
A prevenção de doenças e ataques de pragas é realizada por meio da pulverização com Prestige.
Após o plantio das batatas, nivele o solo com um ancinho. Até que as mudas emerjam, remova as ervas daninhas periodicamente e regue o solo para evitar a formação de crostas. Pode-se aplicar cobertura morta nas plantas.
Profundidade e padrão de pouso
Ao plantar batatas Natasha, siga os conselhos abaixo.
- Mantenha uma distância de 70 cm entre os canteiros e 30 cm entre as covas.
- Os buracos são fertilizados com 0,5 e 0,7 gramas de húmus seco e 5 colheres de sopa de cinzas de madeira.
- Os vegetais de raiz são cuidadosamente colocados em buracos de até 10 cm de profundidade, com os brotos voltados para cima e cobertos com terra.
- Os canteiros são nivelados com um ancinho.
Em vez de matéria orgânica, você pode usar 1 colher de sopa de nitrophoska, meio copo de farinha de osso ou uma combinação desses produtos, de acordo com as instruções.

Cuidado
As batatas devem ser cuidadas de acordo com certas regras.
Regando batatas Natasha
As batatas precisam ser regadas com pouca frequência, pois o excesso de umidade pode causar apodrecimento das raízes e o desenvolvimento de doenças. Regue uma vez por mês, dependendo do clima. Se não chover, você pode regar as plantas com 0,5 baldes de água por planta, duas vezes a cada 30 dias.
Tabela de aplicação de fertilizantes
As batatas da Natasha preferem adubação noturna com preparações de humato – a cada duas semanas durante a estação de crescimento. Dissolva 2 gramas de fertilizante em 10 litros de água. São necessários três litros da mistura preparada para cada 100 metros quadrados.
Afrouxamento e cobertura morta do solo
Capine a área entre os canteiros uma ou duas vezes a cada 14 dias. É importante remover as ervas daninhas, pois elas interferem no desenvolvimento saudável das batatas. Solte o solo com uma pá, tomando cuidado para não danificar os rizomas. Cubra os arbustos com serragem, turfa, feno e composto para reter a umidade e o calor, evitar o crescimento de ervas daninhas e prevenir doenças e ataques de besouros.

Amontoando as camas
A amontoa das fileiras de batatas evita que as pontas caiam no chão, protegendo-as do apodrecimento e do ressecamento. Este procedimento estimula a aeração do solo e o crescimento das plantas. As ervas daninhas são removidas previamente e a amontoa é realizada duas vezes durante a estação de crescimento. A primeira amontoa é realizada quando as pontas atingem 20 cm de altura. A segunda amontoa é realizada 2 a 3 semanas depois.
Tratamento preventivo de batatas Natasha
A batata Natasha é praticamente imune a doenças e ataques de besouros, mas a condição das folhas deve ser verificada periodicamente. Se forem observados sinais de atividade de microrganismos patogênicos (como folhas danificadas, manchas, rachaduras ou ressecamento das folhas e tubérculos), trate as plantas com produtos químicos.
O procedimento não pode ser realizado 2 semanas antes da colheita.
Os tratamentos de contato incluem Doctor, Decis e Aktara. Formulações biológicas como Fitoverm e Bicol também podem ser utilizadas. Como as pragas desenvolvem imunidade rapidamente a produtos químicos, os tratamentos com produtos diferentes devem ser repetidos três vezes.
Colheita e armazenamento
As batatas Natasha devem ser colhidas quando estiverem totalmente maduras. Tubérculos verdes não são adequados para armazenamento. A maturação da batata é determinada pelos seguintes critérios:
- os topos dos topos ficam amarelos;
- A casca dos frutos engrossa, o que é verificado escavando os arbustos.

As batatas Natasha têm casca grossa e podem ser colhidas mecanicamente ou manualmente. Após a colheita, os frutos são selecionados e secos por 2 a 3 dias em câmara seca. Rejeite quaisquer exemplares que apresentem sinais de doença, podridão ou que estejam muito moles. Eles podem ser usados como ração animal ou processados para produção de álcool.
A colheita selecionada é armazenada a uma temperatura de +2 graus e umidade do ar de até 90%.
Avaliações de jardineiros sobre batatas Natasha
Abaixo estão as respostas de jardineiros que cultivam batatas Natasha, que ajudarão você a confirmar a necessidade de cultivar essa variedade.
Oksana Boyko, 72 anos, Poltava
Olá! Cultivo batatas Natasha há três anos e só tenho experiências positivas com esta variedade. Os frutos são grandes, não amassados e deliciosos. Adoro amassá-los, fritá-los e cozinhá-los. Recomendo a todos que plantem batatas em seus jardins. Elas não exigem muitos cuidados e raramente adoecem. Certa vez, tive uma infestação de besouro-da-batata-do-colorado, mas usei Matador para matá-la; um tratamento foi suficiente.
Grigoriy Tishchenko, 36 anos, Kyiv
Olá a todos! A batata Natasha é a minha variedade favorita. Eu a cultivo para vender em um terreno de 4 hectares. Os clientes a compram rapidamente e elogiam. Eu a fertilizo com fertilizantes complexos e composto. Consigo duas colheitas, o que é bastante lucrativo.
Leonid Zavalov, 50 anos, Kharkov
Olá! A maravilhosa e deliciosa batata Natasha é minha variedade favorita, e meus colegas de trabalho e amigos também a adoram. Faço purê de batatas, zrazy e batatas rústicas com ela.











