Descrição e causas da requeima da batata por Alternaria, medidas de controle e métodos de tratamento

A mancha foliar de Alternaria é uma doença da batata causada por fungos. Seu perigo reside no fato de que as batatas afetadas se tornam completamente impróprias para consumo. Comer tubérculos infectados pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo asma e diversas alergias. É importante reconhecer os sinais da mancha foliar de Alternaria precocemente e tomar medidas para prevenir e tratar a doença.

Informações básicas

A descrição do fungo indica que ele pode afetar não apenas tubérculos, mas também folhas e caules. A Alternaria spp. afeta tanto batatas quanto outras culturas de solanáceas. Jardineiros comparam os danos causados ​​por esta doença aos causados ​​pela requeima. A produtividade pode ser reduzida em até 30%.

Um sinal característico da doença é o aparecimento de manchas concêntricas marrom-escuras ou marrons na folhagem, claramente visíveis 2 a 3 semanas antes da floração. Em estágios graves da infecção, a folhagem fica amarela e cai. Manchas semelhantes também aparecem nos pecíolos e caules das plantas de batata. Um ambiente favorável ao desenvolvimento de fungos é considerado umidade suficiente e uma temperatura do ar em torno de +26 °C.

A alternária aparece nos tubérculos como manchas características, mais escuras que a casca. Se a batata for cortada, áreas de decomposição tornam-se claramente visíveis, com aparência semelhante à podridão seca.

Causas e patógenos

Conídios e micélios podem persistir nos próprios tubérculos ou em restos vegetais. Durante o plantio, eles caem sobre as batatas novas. Assim que as condições climáticas são favoráveis ​​ao desenvolvimento do fungo, ele começa a se multiplicar ativamente e a causar danos. Os patógenos mais comuns responsáveis ​​pela podridão de Alternaria são:

  • solani;
  • alternar;

batata Alternaria

Seu micélio é septado, tem estrutura ramificada e é constituído por fibras incolores entrelaçadas.

As causas dos danos à batata causados ​​pela Alternaria são consideradas:

  • enfraquecimento da planta devido ao não cumprimento de práticas agrícolas ou condições climáticas e climáticas desfavoráveis;
  • clima quente e seco que persiste por um longo período;
  • excesso de água ou falta de umidade no solo;
  • solo esgotado;
  • deficiência de potássio e excesso de fósforo;
  • plantio de tubérculos infectados.

Sintomas da doença dos tubérculos

A infestação de Alternaria em tubérculos de batata não é imediatamente reconhecida, pois se espalha a partir de brotos verdes e suculentos. É aqui que pequenas manchas marrons aparecem no início da doença. Gradualmente, elas aumentam de tamanho e o fungo atinge os tubérculos. Manchas irregulares e afundadas se formam na superfície dos tubérculos. Essas manchas diferem em cor da própria batata. Se a mancha for grande, rugas circulares são claramente visíveis.

batata Alternaria

Ao cortar um tubérculo doente, a necrose é claramente visível. Sua estrutura assemelha-se à podridão seca. A doença pode não ser detectada imediatamente após a conclusão da colheita. Ela só aparece depois de algumas semanas, por isso os especialistas não recomendam armazenar batatas imediatamente, especialmente se houver surtos de Alternaria na área.

Métodos de combate à doença

Ao longo da existência da doença, foram desenvolvidas certas técnicas que permitem não apenas prevenir seu desenvolvimento, mas também curar os arbustos afetados.

Medicamentos biológicos

Tratamentos biológicos para doenças fúngicas raramente são utilizados, mas são amplamente utilizados para fins preventivos. Os tubérculos de batata são tratados com agentes biológicos antes do plantio. Segundo os jardineiros, os mais eficazes são:

  • "Baktofit";
  • "Integrante";
  • "Ágata-25".

batata Alternaria

Se o tratamento pré-semeadura não foi realizado, mas há necessidade de proteger a futura colheita de batata da alternaria, então recorra ao uso do medicamento "Planriz".

Produtos químicos

Após a disseminação da doença pelo local, medidas de controle decisivas devem ser tomadas, incluindo o uso de produtos químicos. É importante lembrar que tais substâncias frequentemente representam uma ameaça à saúde humana e são tóxicas, por isso é aconselhável proteger-se com equipamentos de proteção individual.

Produtos químicos contra Alternaria são pulverizados durante a estação de cultivo da batata. Soluções de 0,3% são consideradas as melhores para esse propósito:

  • "Lucro";
  • "Novozri";
  • Thanos;
  • Mancozebe;
  • "Cuproxata";
  • "Utana";
  • "Penkozeba".

batata Alternaria

Os jardineiros também usam uma solução de 0,5% das seguintes preparações:

  • Metaxil;
  • "Kuprikol";
  • "MC Acrobata";
  • "HOM";
  • Metamil;
  • Pico Abiga.

Se a doença começou a se espalhar, é recomendável tratar as batatas com o produto Bravo. São necessários três litros do produto por hectare de área. Os tubérculos-semente são pulverizados com "Maxim" antes do armazenamento. Para cada tonelada colhida, são necessários 0,2 litro.

batata Alternaria

Prevenção de Alternaria

Ao cultivar batatas em seus próprios lotes, jardineiros experientes preferem não correr riscos e realizar medidas preventivas contra Alternaria em tempo hábil, que incluem:

  1. Remova quaisquer restos vegetais da área onde os tubérculos serão plantados. Isso pode ser feito com uma aração profunda no outono, que promove a decomposição dos restos vegetais no solo.
  2. Vale a pena seguir as regras de rotação de culturas e vizinhança das plantas.
  3. As batatas não podem ser plantadas no mesmo local por mais de 3 anos.
  4. Os fertilizantes devem ser aplicados prontamente e as recomendações e dosagens devem ser rigorosamente seguidas. As batatas precisam de nitrogênio e potássio suficientes, mas não em excesso, no solo.
  5. Nos casos em que a alternaria afeta anualmente as plantações de batata em uma determinada área, variedades resistentes a essa doença devem ser selecionadas para cultivo.
  6. A colheita deve ser realizada após a plena maturação dos tubérculos, evitando-se danos mecânicos.

batata AlternariaPulverizações e tratamentos não devem ser feitos com frequência. Seu número máximo para toda a temporada não deve exceder 4.

Variedades de batata resistentes a doenças

Os melhoristas ainda não conseguiram produzir uma variedade de batata completamente imune à doença de Alternaria. No entanto, diversas variedades apresentam maior resistência a essa doença fúngica. Entre elas, estão:

  • Adretta;
  • Bronnitsky;
  • Lyubava.

A Adretta também é conhecida como a primeira variedade de batata de polpa amarela própria para consumo humano. É ideal para cozinhar com casca. A Bronnitsky, além de ser resistente à Alternaria, é imune à sarna e à canela preta. Seus tubérculos são grandes e adequados para batatas fritas.

A batata Lyubava se distingue pelo seu amadurecimento precoce e pela polpa branca como a neve, que permanece incolor mesmo quando cozida. A batata é resistente à Alternaria, mas é frequentemente afetada pela sarna. É adequada para todos os tipos de cozimento.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata