A canela-preta da batata é uma doença perigosa que afeta as plantações de batata. Como controlá-la sem perder grande parte da colheita? Os jardineiros buscam uma resposta há algum tempo. A doença é causada por três tipos de bactérias, que podem se multiplicar e danificar as plantas tanto em climas quentes quanto frios e úmidos. A canela-preta é encontrada em todos os locais onde se cultivam batatas.
O que é carbúnculo sintomático?
Anteriormente, acreditava-se que a carbúnculo sintomático fosse causada por três espécies de bactérias. Os cientistas agora as agruparam em um único grupo. As bactérias são bastonetes curtos com bordas arredondadas e podem formar cadeias curtas. Elas não formam esporos ou cápsulas e são anaeróbicas.
Um sinal de que as batatas estão infectadas com perna preta é o escurecimento das bases dos caules. Se apenas um tubérculo doente for armazenado, ele infectará muito mais batatas na primavera.O patógeno não consegue passar o inverno em terreno aberto porque precisa de um meio nutriente, que inclui não apenas os tubérculos, mas também restos e folhas das plantas.
Causas da doença
A canela preta é causada por bactérias em forma de bastonete que se multiplicam rapidamente em um ambiente favorável e formam colônias. Esta doença afeta muitas culturas, portanto, não há deficiência nutricional para o vírus.
O desenvolvimento da doença é provocado pela presença de patógenos na área, que conseguem passar o inverno com sucesso em restos de plantas. Os jardineiros também costumam comprar batatas infectadas para plantar, que na época da colheita já estão infectadas. Práticas inadequadas de transporte e armazenamento, insetos vetores e deficiências de nutrientes no solo também contribuem para o desenvolvimento do carbúnculo sintomático.
Sintomas da doença
Os sinais de que as batatas são afetadas pela perna preta são:
- amarelecimento e queda de folhas;
- o caule e a raiz ficam pretos e são facilmente arrancados no local da infecção;
- atrasos no desenvolvimento de arbustos doentes;
- em caso de danos graves, a doença se move do caule para a raiz e tubérculos;
- o local onde ele se conecta à raiz está apodrecendo e tem um odor forte e desagradável;
- Durante a estação chuvosa, após a floração, o caule da batata fica verde escuro e, quando pressionado, fica oco;
- Inicialmente, o fruto fica coberto de manchas marrons, após o que seus tecidos escurecem e apodrecem.

Diagnóstico de infecção
A bactéria que causa a canela preta se espalha do caule para os tubérculos, transformando-os em uma massa em decomposição que exala um odor desagradável. A cor das batatas afetadas muda de clara para escura.
Um líquido viscoso característico com um forte odor desagradável flui das rachaduras nos tubérculos afetados, e um vazio se forma dentro deles.
Externamente, as batatas doentes se distinguem pela presença de rachaduras e casca escura. Via de regra, o diagnóstico da perna preta só é possível após o surgimento das mudas. A folhagem imediatamente fica amarela e cai, e o caule também fica amarelo e eventualmente seca. O caule pode quebrar com o próprio peso, e sinais de podridão são claramente visíveis na quebra. A batata em si é facilmente arrancada do solo.

Métodos de tratamento
Ao longo dos anos, os jardineiros desenvolveram não apenas medidas preventivas, mas também métodos eficazes para tratar a canela preta:
- Não é possível plantar batatas no mesmo lugar por vários anos seguidos.
- Se forem encontrados arbustos de batata infectados com perna preta nas plantações, é necessário soltar imediatamente o solo, secá-lo e adicionar cinzas de madeira ou pó de carvão.
- Nos casos em que outros métodos são ineficazes, recorra ao uso de preparações químicas (por exemplo, "Energen", 5 ml do qual é diluído em 10 litros de água e a solução resultante é despejada sobre as batatas).
- O medicamento "Hom" provou ser eficaz no combate à perna preta; 4 g dele devem ser diluídos em 1 litro de água limpa e pulverizados nos arbustos.
- Os arbustos de batata doentes são removidos da área junto com suas pontas e tubérculos, e o solo na área onde eles crescem é tratado com uma solução de cinzas de madeira e sulfato de cobre.
- Antes da primeira amontoa, as plantas são pulverizadas com uma solução de “Energen” na proporção de 10 ml para cada 10 litros de água.
- As pontas dos arbustos infectados são queimadas, e os tubérculos são separados e evitados de serem armazenados junto com material saudável.
- Antes do plantio, as batatas devem ser desinfetadas pulverizando-as com uma solução de calda bordalesa a 1%.
- Ao cultivar batatas-semente, os arbustos são limpos três vezes: após a emergência, durante a floração e antes da colheita.

Medidas preventivas de proteção
Se a doença da perna preta não for detectada na área, mas houver risco de sua ocorrência devido às condições favoráveis à proliferação de bactérias, é recomendável iniciar imediatamente medidas preventivas.
Agentes biológicos
Os métodos biológicos de proteção das batatas contra a canela-preta são considerados os mais seguros e não prejudicam o corpo humano nem o meio ambiente. Estes incluem:
- Cumprimento das regras recomendadas para armazenamento de culturas, realização do processamento no armazenamento, manutenção da temperatura e umidade no nível adequado.
- Cultivo de variedades de batata com alta resistência à perna preta (por exemplo, Vilia, Karnea, Ulyanovsky, Skorospelka 1).
- Secagem do solo no local, remoção oportuna e queima de resíduos vegetais.
- Topos doentes ou outra vegetação não devem ser usados como composto; eles devem ser queimados e as cinzas enterradas a uma profundidade de pelo menos 15 cm.
- Aplique farinha de dolomita na área para reduzir a acidez e prevenir o crescimento de bactérias.
- A colheita de batatas deve ser cuidadosamente selecionada e seca.
- Tubérculos com danos mecânicos estão sujeitos à rejeição e não são permitidos para plantio, pois esse tipo de material é mais suscetível a doenças.

Produtos químicos
Se o risco de canela preta da batata for muito alto ou se forem observados sinais da doença na área, será necessário utilizar tratamentos químicos. Avaliações de jardineiros indicam que os seguintes são os mais eficazes:
- Pulverizar tubérculos de batata antes do plantio com TMTD ou Fitosporina-M.
- A área onde se planeja plantar batatas é regada não apenas com uma solução fraca de permanganato de potássio, mas também com preparações destinadas a combater o fusarium (por exemplo, Previkur, Fundazol, Topsin-M e outros).
- Uma medida preventiva é regar com a adição de "Effekton", diluído na proporção de 3 colheres de sopa para cada 10 litros de água. Adicione 0,5 litro da solução a cada planta de batata.
- Antes de serem enviados para armazenamento, os tubérculos de batata são tratados com o produto "Maxim".
Medidas preventivas oportunas ajudarão a proteger e preservar a colheita de batatas e evitarão o aparecimento de uma doença perigosa como a canela preta no jardim.











