- Batata Molly: Características da Variedade
- Histórico de seleção
- Descrições externas da cultura
- Arbusto
- Produtividade e tubérculos
- Qualidades de sabor e âmbito de aplicação
- Suscetibilidade a doenças e insetos
- Principais vantagens e desvantagens
- Quais condições são necessárias para o crescimento e frutificação das batatas Molly?
- Plantando batatas
- Prazos
- Preparando o local e o material de plantio
- Esquema e profundidade de plantio de mudas
- Cuidado
- Rega e afrouxamento regulares
- Amontoa e fertilização
- Tratamentos preventivos
- Colheita e armazenamento
- Avaliações de produtores de vegetais
A variedade de batata Molly se distingue por sua maturação precoce. Os frutos amadurecem em 55 a 60 dias. Esta variedade é cultivada para produção comercial, processamento de amido e consumo doméstico. Requer poucos cuidados e é adequada para cultivo em todas as regiões.
Batata Molly: Características da Variedade
As características da variedade incluem o histórico de sua criação, a aparência do arbusto e da raiz, o rendimento, a área de aplicação e a imunidade da cultura.
Histórico de seleção
Esta variedade ultraprecoce foi desenvolvida por criadores alemães. Em 2007, foi incluída no registro estatal russo. Destina-se ao cultivo nas regiões Central e Noroeste.
Descrições externas da cultura
Arbusto
Os arbustos atingem uma altura de 50 a 70 cm. Possuem folhas verde-vivo e espalhadas, com bordas onduladas características. As flores são brancas e florescem por um curto período. A folhagem se espalha em várias direções.
Produtividade e tubérculos
As raízes são uniformes, com casca lisa e marrom-clara. Os tubérculos são brancos por dentro, contêm 18% de amido e cozinham facilmente. Até 25 tubérculos são colhidos de uma única planta. O rendimento por hectare é de até 500 centavos.
Qualidades de sabor e âmbito de aplicação
A fruta tem um sabor excelente e é considerada uma batata de mesa. É amplamente cultivada comercialmente e em jardins particulares. A batata é usada para fazer purê de batatas, saladas e sopas. O amido também é extraído dela.

Suscetibilidade a doenças e insetos
Esta variedade possui forte imunidade, mas se as diretrizes de cuidado e cultivo não forem seguidas, ela fica suscetível a doenças fúngicas e ataques de insetos. Entre elas:
- requeima tardia;
- fusário;
- crosta;
- perna preta.
Essas doenças são causadas por fungos microscópicos. Fungicidas são usados para combatê-los. Todas as folhas danificadas da planta são removidas e pulverizadas várias vezes até que a doença desapareça.
Importante! Os intervalos entre os tratamentos são de 1 semana. Repetir o procedimento com muita frequência pode causar queimaduras nas partes verdes das batatas.

A cultura também é atacada por insetos que se alimentam de folhas e tubérculos da batata. Entre eles estão:
- Besouro da batata do Colorado e suas larvas;
- verme-arame e besouro-clique;
- grilo-toupeira;
- nematóide;
- câncer de batata;
- pulgões pretos.
Para controlar pragas, são utilizados tratamentos com inseticidas. Eles repelem insetos com seu odor e causam paralisia ao consumir partes da planta. Esses tratamentos são aplicados de 2 a 3 vezes por estação, dependendo da duração da ação. O controle de insetos é interrompido duas semanas antes da colheita.

Principais vantagens e desvantagens
A variedade tem suas vantagens e desvantagens. As vantagens incluem:
- amadurecimento precoce dos frutos;
- alta produtividade;
- aparência comercial dos tubérculos;
- facilidade de atendimento;
- transportabilidade de frutas.
As desvantagens incluem suscetibilidade à infestação de nematoides e câncer de batata.
Quais condições são necessárias para o crescimento e frutificação das batatas Molly?
Para cultivar batatas Molly, você precisa atender a várias condições:
- Escolha áreas com iluminação estável, protegidas de correntes de ar.
- A cultura prefere solos férteis, soltos e com acidez moderada.
- O plantio é realizado quando o solo aquece até 10°C a uma profundidade de 10 cm.
- Os canteiros e o material de semente são preparados com antecedência.
- Em solos argilosos e argilosos, a drenagem é fornecida.

Plantando batatas
As batatas são plantadas de acordo com as datas de plantio, seguindo o padrão de plantio e tendo o local e o material de semente preparados com antecedência.
Prazos
Esta variedade é destinada ao cultivo em regiões do norte. Lá, é plantada no final de maio. Em climas temperados e meridionais, a Molly prospera e pode produzir uma colheita dupla.
Nessas regiões, o plantio começa no final de abril no sul e em meados de maio na Rússia central.
Preparando o local e o material de plantio
O local é preparado a partir do outono. Para isso, é feita a escavação, removendo-se todas as raízes, ervas daninhas e pedras. Se o solo for muito ácido, adiciona-se farinha de dolomita ou outros compostos à base de calcário.

Eu aumento a fertilidade do solo com a ajuda de:
- estrume;
- esterco de galinha;
- decocções de ervas;
- cinzas de madeira;
- composto.
Na primavera, a escavação é repetida e compostos minerais de nitrogênio são adicionados.
Importante! No início da primavera, você pode semear aveia no seu terreno; ela limpa o solo, melhora sua fertilidade e o enriquece com nitrogênio.
As sementes de batata são compradas de viveiros confiáveis ou tubérculos colhidos da safra anterior. Duas semanas antes do plantio, os tubérculos são colocados em uma área bem iluminada e ventilada. A cada dois dias, são revirados e borrifados com água. Quando os brotos atingem 2 a 3 cm de altura, são transplantados para o solo.

Esquema e profundidade de plantio de mudas
Na área preparada, forme canteiros. Deixe um espaço de 50 cm entre eles. Cave buracos com 30 cm de distância entre eles. Dependendo da densidade do solo e do teor de umidade, plante as mudas mais profundamente:
- seco e arenoso – 15 cm;
- arejado e umidificado – 10 cm;
- argiloso e argiloso – 5 cm.
Cuidado
Para obter uma boa colheita, é necessário regar regularmente, realizar amontoas e adubações, além de realizar tratamentos preventivos contra pragas e doenças.

Rega e afrouxamento regulares
Regue a planta três vezes por estação: uma vez quando as plantas atingirem 15-20 cm de altura, uma segunda vez durante a floração e uma terceira vez após o término da floração. Após cada rega e chuva, solte o solo com uma enxada.
Os dentes da ferramenta são inseridos vários centímetros no solo, e a camada superior é levantada com movimentos suaves. Esse processo de afrouxamento enriquece o solo com oxigênio.
Amontoa e fertilização
Amontoar as pontas das plantas aumenta o número de tubérculos. Este procedimento é realizado duas vezes: uma vez quando os brotos atingem 15 cm e novamente duas semanas depois. A planta é coberta de forma que 2 a 3 pares de folhas permaneçam acima do solo.

Tratamentos preventivos
Para prevenir ataques de insetos e doenças, são necessários tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas. Estes devem ser iniciados antes do início da floração da cultura.
Colheita e armazenamento
Concluída a estação de crescimento, inicia-se a colheita. Ela ocorre de 55 a 60 dias depois, geralmente em meados de julho ou início de agosto. Os tubérculos são desenterrados e transferidos para um local escuro e ventilado para secar por 1 a 2 semanas. Em seguida, são embalados em sacos de tecido e caixas respiráveis. As batatas são armazenadas em local fresco e escuro até a próxima estação.

Avaliações de produtores de vegetais
Mikhail, 58 anos, Tver
As batatas Molly são uma das minhas variedades favoritas. Todos os anos, reservo um canteiro para essa variedade. A maturação precoce dos tubérculos nos permite saborear batatas frescas em pleno verão. Nós as desenterramos ainda novas, 40 dias após o plantio. A casca é fina e fácil de descascar, as raízes são deliciosas e são adequadas para qualquer tipo de preparo.
Anna, 46 anos, Perm
Gosto muito da variedade de batata Molly. Colhemos cerca de 20 a 25 tubérculos de uma planta. Todos são lisos e de formato uniforme. É melhor fornecer drenagem em solos argilosos e argilosos. Uso brita fina para isso. Antes da floração, trato as plantas contra fungos e besouros. Dois tratamentos são suficientes, e as plantas não apresentaram problemas. Vou cultivá-las regularmente.
Sofia, 39 anos, Novosibirsk
Cultivo batatas Molly comercialmente há quatro anos consecutivos. Elas são vendidas para processamento de amido. Também guardo parte da colheita para consumo próprio. São fáceis de cuidar, desde que você as regue regularmente e mantenha a fertilidade do solo em boas condições. Para me livrar do besouro da batata do Colorado, eu borrifo Tanrek.Dois tratamentos são suficientes para a temporada. Quando cozidos, os tubérculos amolecem, ficam macios e quebradiços, têm um sabor adocicado e são adequados para purê de batatas.









