Surgiram diversos novos métodos para plantar e cultivar batatas em terrenos particulares. Alguns deles produzem bons rendimentos com custos de mão de obra significativamente reduzidos, o que os torna atraentes para os jardineiros. Os leitores certamente acharão úteis as instruções passo a passo para cultivar batatas usando o método Kizima.
Características do Método Kizima
Galina Kizima, jardineira amadora e autora de vários livros, promove a jardinagem sem grande esforço físico. Seu método de plantio de batatas é ideal para aposentados, pois os canteiros de raízes não exigem preparo prévio do solo, capina, rega ou pulverização durante toda a estação. Esse método também rende uma colheita abundante.
As batatas são colocadas no terreno sem escavação prévia do solo, depois os tubérculos são cobertos com feno e, então, ao longo da estação, ervas daninhas do jardim são adicionadas a eles.
Prós e contras
Ao longo de sua utilização, a técnica conquistou adeptos fiéis porque:
- você não precisa desperdiçar energia escavando a área;
- as plantações não necessitam de rega;
- não são utilizados fertilizantes;
- se necessário, a camada de cobertura pode ser movida e a quantidade necessária de batatas jovens pode ser coletada, enquanto o arbusto continua a crescer;
- muito fácil de colher.
Mas o método também tem desvantagens que vale a pena mencionar:
- o canteiro parece extremamente desarrumado;
- É necessário adicionar constantemente grama fresca, pois o composto se deposita rapidamente e os tubérculos ficam expostos;
- não é adequado para grandes áreas - para obter uma colheita é necessário retirar as flores;
- O material de cobertura é um excelente ambiente de reprodução para o besouro da batata do Colorado.

Para avaliar a eficácia desse método, vale a pena experimentá-lo em sua propriedade; talvez você se junte ao grupo de seus adeptos.
Quais variedades de batatas são adequadas?
Este método é adequado para variedades de batata precoces, semi-precoces e de meia estação, e variedades precoces e tardias podem ser alternadas no mesmo canteiro. Escolha variedades cultivadas regionalmente; elas produzem o melhor rendimento.
Como plantar batatas usando este método
O método requer preparação preliminar do material de plantio, o que leva de 1 a 1,5 meses.

Seleção de vegetais de raiz
Batatas firmes e saudáveis, do tamanho aproximado de um ovo de galinha, são adequadas para a semeadura. Tubérculos menores podem reduzir significativamente a produtividade. Batatas maiores devem ser cortadas ao meio no sentido do comprimento para garantir um número igual de brotos em cada metade.
Desinfecção
As batatas são lavadas cuidadosamente e colocadas em um recipiente com água limpa a 45 °C. Uma solução concentrada de permanganato de potássio é adicionada gradualmente à água até que ela adquira uma coloração rosa suave.
Os tubérculos são deixados para desinfetar por um quarto de hora e depois secos após enxágue preliminar com água corrente.
Você pode tratá-los com Fitosporin. Dissolva uma pequena quantidade da solução em água, deixe os tubérculos de molho na solução por meia hora e depois seque-os. Não enxágue o material de plantio para remover o Fitosporin.

Germinação
Após o processamento, as batatas são expostas ao sol para que os tubérculos fiquem verdes sob a luz. Elas podem ser dispostas em fileiras no parapeito de uma janela ou colocadas em um recipiente de vidro. Gire os tubérculos para garantir a liberação uniforme de clorofila.
Importante: a clorofila não é liberada sob iluminação artificial; é necessária luz solar.
Após os tubérculos atingirem um verde uniforme, o que leva três semanas, eles são dispostos em fileiras em caixas de madeira compensada ou cestos de vime, cobertos com jornal e colocados em um local escuro e quente para germinar. Os tubérculos estão prontos para o plantio quando os brotos atingem 4 a 5 centímetros.

Instruções passo a passo
O método é acessível e simples; o canteiro não precisa ser fertilizado, regado ou amontoado.
Época e tecnologia das operações de plantio
Os tubérculos germinados são espalhados pelo terreno virgem selecionado no jardim. Não há necessidade de cavar o solo nem remover ervas daninhas. As batatas são dispostas em duas fileiras, com 40 a 50 centímetros de distância entre si. Um espaço de 20 a 25 centímetros entre os tubérculos é suficiente. Isso cria um canteiro de qualquer comprimento e uma largura de 80 a 100 centímetros.
Os tubérculos pequenos devem ser plantados de 2 a 3 por vez. Batatas grandes são cortadas ao meio no sentido do comprimento, deixadas secar por alguns dias e depois colocadas nos canteiros. Você pode aumentar o número de olhos em uma batata cortando-a transversalmente uma semana antes do plantio ou descascando uma fina camada de casca transversalmente da parte inferior da batata.
Importante: esta operação despertará as gemas de reserva do tubérculo.
O canteiro é então coberto com uma camada de feno. Não se utiliza palha, pois é muito atrativa para roedores, e filme plástico é inadequado, pois impede a respiração dos tubérculos.

Se não houver feno disponível, folhas secas, grama ou até mesmo papel servem. O material de cobertura deve estar seco e permitir que o ar alcance os tubérculos. Se houver risco de geada recorrente, o canteiro pode ser isolado adicionalmente com estopa, spunbond ou lutrasil. À medida que o clima esquenta, remova o material de cobertura.
Cuidando do canteiro
Em seguida, todas as ervas daninhas coletadas do canteiro durante a estação são espalhadas no canteiro. É preciso ter cuidado para garantir que a camada de composto não exponha os tubérculos em crescimento à medida que se deposita. Kizima recomenda despejar terra entre as fileiras. A umidade liberada pelas ervas daninhas em decomposição é suficiente para as plantas de batata; elas não precisam ser regadas ou amontoadas.
Assim que as plantas florescerem, as inflorescências devem ser removidas para que a planta possa dedicar toda a sua energia à formação das raízes. Você pode deixar uma inflorescência por planta para determinar quando a primeira colheita estará pronta. Para colher as batatas, levante a camada de cobertura, colete os tubérculos e retorne a grama ao seu local original. A planta de batata continuará a crescer.

No outono, você só precisa levantar a camada de composto e colher a safra, deixando a grama restante nos canteiros até a próxima estação.
Erros comuns e como resolvê-los
É necessário garantir que os tubérculos estejam sempre cobertos com grama.Não deixe as pontas das batatas do ano passado no jardim. Elas contêm muita solanina, um veneno produzido pelas solanáceas, e as larvas do besouro-da-batata-do-colorado gostam de passar o inverno nelas. Recolha as pontas e descarte-as. Deixe a grama no jardim — ela será útil para o próximo plantio.
É claro que esse método de cultivo não é adequado para todos, mas aqueles que o utilizam há anos relatam altos rendimentos, então certamente vale a pena. Afinal, experimentar algo novo é muito interessante e benéfico para a sua própria experiência.











