- Origem da variedade
- Descrição e características varietais da batata Riviera
- Os principais aspectos positivos e negativos
- Características do cultivo da variedade
- Preparação de material de semente resistente
- Cultivando batatas a partir de sementes
- Época e regras para o plantio adequado
- As nuances do cuidado com a batata
- Rega
- Hilling
- Fertilização e cobertura morta
- Doenças, pragas e métodos eficazes de prevenção
- Colheita
- Métodos de armazenamento
- Avaliações de jardineiros experientes
O mercado global é constantemente reabastecido com novas variedades de batata aprimoradas. Produtores de todo o mundo estão desenvolvendo variedades resistentes e com excelente sabor. A variedade de batata Riviera se caracteriza por seu alto rendimento e maturação precoce, tornando-a a favorita de muitos jardineiros e agricultores.
Origem da variedade
A batata Riviera é resultado do melhoramento genético holandês. Foi desenvolvida pela holding Agrico, uma organização de agricultores especializada com sucesso no cultivo de batata. A variedade foi adicionada ao registro estatal russo em 2013 e destina-se ao cultivo nas regiões centrais.
Descrição e características varietais da batata Riviera
Esta variedade ultraprecoce possui um sistema radicular robusto e extenso, que permite altos rendimentos. Os frutos são resistentes à seca extrema e a danos mecânicos durante a colheita. O arbusto baixo e extenso possui folhas de tamanho médio e brotos vermelho-violeta. Cada raiz pesa 120 gramas. O teor de amido é de aproximadamente 12%. As batatas Riviera são destinadas ao consumo de mesa, pois seu sabor é avaliado em 4,8 pontos.
Os principais aspectos positivos e negativos
As batatas desta variedade apresentam uma gama bastante ampla de características positivas:
- os tubérculos amadurecem cedo, o que significa que você pode colher várias vezes de uma mesma parcela;
- alto rendimento que não é afetado pela seca;
- a vida útil das frutas é de 93%, o que garante uma longa vida útil e alta tolerância ao transporte de longa distância;
- excelentes características de sabor;
- A variedade é praticamente imune a diversas doenças e resistente a pragas.

No entanto, as batatas têm suas desvantagens: são suscetíveis à requeima e o material de plantio é caro. Outra desvantagem é que os jardineiros não conseguem obter suas próprias sementes.
Características do cultivo da variedade
O processo de cultivo da Riviera praticamente não apresenta diferenças significativas em comparação ao cultivo de outras variedades de batatas.
Preparação de material de semente resistente
A fase preparatória é necessária para encurtar a estação de crescimento e acelerar o amadurecimento das raízes. As mudas selecionadas são colocadas em um ambiente aquecido, ventilado e bem iluminado por duas semanas. A temperatura não deve cair abaixo de 15 graus Celsius. As batatas-semente devem ser reviradas durante todo esse período. Os brotos devem ter de 0,5 a 2 centímetros de altura.
A Riviera pode ser armazenada não apenas em caixas, mas também em sacos – isso cria condições de estufa que aceleram o crescimento.

Cultivando batatas a partir de sementes
As sementes podem ser coletadas diretamente dos arbustos ou compradas em lojas. Há duas opções: semear diretamente no solo ou cultivar mudas. Para as mudas, as sementes germinadas são semeadas em recipientes com 5 centímetros de distância entre si. Em seguida, são colocadas em local aquecido, umedecido ocasionalmente. Após 10 dias, as mudas são divididas em recipientes individuais.
Época e regras para o plantio adequado
As batatas são plantadas em local aberto e ensolarado, com lençol freático baixo. O solo deve ser arado duas vezes: no outono e na primavera. As misturas de fertilizantes são aplicadas apenas no outono. A Riviera é plantada em meados de abril, quando a temperatura do solo está acima de 12 graus Celsius. Como plantar batatas:
- Cave o solo e adicione cal.
- Faça marcações próximas, mantendo um intervalo de 65 centímetros.
- Coloque os tubérculos nos buracos preparados com os brotos voltados para cima e fertilize com húmus e cinzas.

Só falta cobrir os buracos com 10 centímetros de terra e esperar os primeiros brotos aparecerem.
As nuances do cuidado com a batata
As técnicas de cultivo para o crescimento posterior da Riviera são bastante simples. A falta de cuidados adequados resultará em baixos rendimentos.
Rega
Esta variedade não requer muita rega — duas vezes é suficiente. A rega deve ser feita quando as pontas emergirem e os tubérculos estiverem se formando. Use 4 litros por planta. A irrigação por gotejamento é preferível, mas a irrigação por aspersão também é adequada.

Hilling
Este procedimento obrigatório de afrouxamento do solo é necessário para uma boa ventilação e acesso ao oxigênio. A amontoa também é necessária para remover ervas daninhas. Este processo é realizado duas vezes por estação: quando as pontas atingem 15 centímetros e três semanas depois. A amontoa pode ser feita manual ou mecanicamente. Recomenda-se a amontoa do solo à noite, quando a exposição solar diminui.
Fertilização e cobertura morta
Misturas de fertilizantes não são particularmente necessárias, mas em uma área fertilizada, as chances de uma colheita abundante aumentam significativamente. Os nutrientes melhoram a estabilidade das plantas, aumentam o teor de amido e melhoram a vida útil das raízes. Na primavera, aplique cinzas, salitre, sulfato de potássio e superfosfato. A cobertura morta também é importante: polvilhe feno ou serragem sobre os canteiros.

Doenças, pragas e métodos eficazes de prevenção
A principal ameaça às batatas da Riviera é a requeima, mas outras doenças também são possíveis. Imediatamente antes do plantio, os tubérculos são tratados com um inibidor do besouro da batata-do-colorado.
Se os arbustos forem afetados pela doença, as seguintes medidas são tomadas:
- A sarna causa o aparecimento de manchas marrons nos frutos. Para evitar isso, trate a semente com uma solução de bórax. Se aparecerem manchas, trate com fungicidas.
- A requeima causa manchas escuras e amassados nas folhas e brotos. O tratamento envolve pulverização com calda bordalesa.
- Para tratar a perna preta, você precisa remover a planta doente e colocar sulfato de cobre e cinzas no buraco.
- A macrosporiose causa manchas escuras nas folhas e caules. O tratamento é feito com Rost.

O besouro-da-batata-do-colorado é outra séria ameaça às batatas da Riviera. Elas podem ser colhidas manualmente ou pulverizadas com produtos de controle de pragas. Para se proteger contra grilos-toupeira, coloque grânulos Grom ou Grizzly a 10 centímetros das plantas. Os vermes-arame podem ser controlados com Aktara, e a lagarta-da-batata requer tratamento com Agrovertin.
Colheita
Quatorze dias antes da colheita, as pontas dos tubérculos devem ser removidas de todo o terreno — isso é necessário para uma melhor conservação das raízes. A colheita dos tubérculos começa em junho e julho, com a segunda colheita ocorrendo em setembro.
Primeiro, selecione as batatas-semente e coloque-as em um local ensolarado. As raízes removidas são imediatamente colocadas para secar, depois classificadas e as batatas podres removidas.
Recomenda-se tratar a área de armazenamento com o produto biológico Antignil e as batatas com sulfato de cobre. A temperatura deve ser mantida a 5 graus Celsius.
Métodos de armazenamento
Existem várias maneiras de armazenar batatas: no porão, em pilhas ou em valas. Ao armazenar batatas no porão, elas podem ser organizadas da seguinte maneira:
- O armazenamento a granel é um método comum de armazenamento, mas há risco de apodrecimento e disseminação.
- Caixas – é melhor usar caixas feitas de madeira de coníferas.
- Os recipientes são a opção mais preferida para armazenar batatas, pois um recipiente pode conter até 500 quilos de frutas e é bem ventilado.
- Sacos e redes são outro método adequado para fornecer ventilação. Dê preferência a produtos feitos de materiais naturais.
Para armazenamento a longo prazo, também é recomendável usar ramos de abeto ou pinheiro. Coloque-os entre as raízes. As seguintes plantas ajudam a prevenir o apodrecimento: absinto, sabugueiro e samambaia.
Avaliações de jardineiros experientes
Angelina
A praga danificou todas as folhas, mas a colheita foi surpreendentemente abundante. As raízes estavam grandes, livres de qualquer praga ou sinais de deterioração. Mesmo plantando apenas meio balde, conseguimos colher quatro baldes.
Eugênio
"Eu estava procurando uma variedade que me satisfizesse em todos os sentidos. Experimentei a Riviera e acho que finalmente a encontrei. A produtividade é sempre impressionante, não encontrei nenhuma doença e não tive nenhuma dificuldade especial para cultivá-la. O preço da semente é um pouco alto, mas é totalmente justificado."
Jorge
Cultivamos Riviera para venda há três anos. Ela pode ser armazenada por longos períodos sem estragar. Colhemos uma safra abundante duas vezes por temporada e não temos planos de mudar para outra variedade por enquanto.











