- As batatas precisam ser amontoadas?
- Momento de amontoamento
- Projeto e finalidade de um hiller manual
- Disco
- Tipo de arado
- Desenhos do dispositivo
- O que você precisará para produção
- Como fazer uma ferramenta com suas próprias mãos
- Fazendo uma posição vertical
- Fazemos empuxo dianteiro e traseiro
- Arado de cultivo
- Faca de poda
- O processo de amontoamento
Para colher uma boa safra de batata, você precisa não apenas protegê-la de pragas, mas também cuidar dela de forma adequada e regular. Os cuidados essenciais incluem capina e amontoa, para os quais um amontoador manual pode ajudar. Você pode comprar um em uma loja especializada ou construir um você mesmo.
As batatas precisam ser amontoadas?
A amontoa é realizada para reter a umidade e manter a temperatura normal do solo, onde se localiza o sistema radicular da batata, onde se formam os tubérculos. A umidade e a temperatura estável estão entre os principais fatores que afetam o rendimento da cultura. A amontoa também afofa o solo, o que também é importante porque o satura com oxigênio. Oxigênio suficiente promove o crescimento dos tubérculos.
Anteriormente, um arado de madeira era usado para amontoar e soltar canteiros, mas agora eles usam opções menores: amontoadores manuais.
Momento de amontoamento
A primeira amontoa das batatas é feita quando os brotos atingem 10-15 cm de altura. Nas regiões do norte, a primeira amontoa é feita assim que os primeiros brotos verdes aparecem. Isso ajudará a protegê-las de possíveis geadas.
Se você plantar batatas no início de maio, poderá começar a amontoá-las no final do mês. A altura das amontoas durante a amontoa não deve exceder 10 cm.
O segundo procedimento é realizado 15 a 20 dias após o primeiro. A terceira amontoa é realizada quando os brotos da batata atingem 25 cm. A altura final do sulco não deve exceder 19 cm.
O melhor horário para essas ações é de manhã ou à noite, de preferência após chuva ou rega.
Projeto e finalidade de um hiller manual
Um amontoador manual é uma ferramenta relativamente simples que simplifica significativamente a jardinagem. Sua principal função é amontoar batatas e outras culturas. Também pode ser usado para afofar o solo e abrir sulcos antes do plantio. Existem dois tipos de amontoadores. A escolha deve ser baseada no escopo geral do trabalho e no tamanho do canteiro.
Disco
Este dispositivo consiste em uma barra transversal à qual dois discos, de aproximadamente 40 cm de diâmetro, são fixados por meio de suportes. Eles giram livremente, pois são montados sobre rolamentos. São necessárias duas pessoas para operar esta unidade. Uma opera o empilhador, enquanto a outra realiza a empilhação propriamente dita.

As vantagens de tal dispositivo são:
- alto desempenho;
- a capacidade de ajustar a largura e a profundidade da pegada;
- baixa força de tração para garantir o movimento.
Também há desvantagens:
- design complexo;
- alto custo do hiller;
- a necessidade de duas pessoas para operar a unidade.
Tipo de arado
Um hiller é uma ótima ferramenta para jardineiros e uma ótima alternativa à enxada. O núcleo desta máquina é um arado varrido. As alças são fixadas na parte traseira do arado para controle. Uma roda é montada na frente, que tem duas funções: ajusta a profundidade de cultivo e serve como suporte adicional para o hiller.

As vantagens de tal hiller:
- simplicidade do design;
- peso leve;
- a capacidade de uma pessoa trabalhar com a ferramenta;
- preço acessível.
As desvantagens incluem:
- a necessidade de aplicar uma certa quantidade de força para trabalhar com o hiller;
- falta de capacidade de ajustar a largura dos cortes entre fileiras.
Desenhos do dispositivo
Muitos jardineiros, ao decidirem construir um amontoador de batatas por conta própria, negligenciam a etapa do desenho, acreditando que é perda de tempo. Mas, na realidade, os desenhos simplificam significativamente a tarefa de montar um amontoador de batatas manual e ajudam a evitar muitos erros durante o processo, economizando tempo e materiais.

O que você precisará para produção
Para preparar uma ferramenta de amontoamento manual do tipo disco, os seguintes materiais podem ser úteis:
- Dois discos côncavos (você pode usar tampas de panela como discos).
- Um par de esticadores de disco.
- Dois tubos de 1 metro de comprimento cada.
- Guia em formato de T.
- Adaptador ajustável para conexão de discos.
- Lâmpada a gás.
- Parafusos.
- Soldagem para fixadores.
Se você precisar fazer uma versão arada de um hiller, a lista de materiais ficará assim:
- Um tubo, de preferência com diâmetro de 0,37 polegadas (as hastes dianteiras e traseiras são feitas deste).
- Cano de água, 1 polegada de diâmetro e 1 m de comprimento (para o suporte).
- Esticadores (para fixar o rack e o elo dianteiro).
- Chapa de aço de 2 mm de espessura (para lâminas).
- Roda.
- Maçarico ou queimador de gás.
- Soldagem.
- Búlgaro.

Como fazer uma ferramenta com suas próprias mãos
Depois que o diagrama foi desenhado e as peças necessárias foram preparadas, eles começam a montar o hiller manual caseiro.
Fazendo uma posição vertical
A primeira coisa a se prestar atenção é o poste. Ele é dobrado em um ângulo de 15 graus, a 40 cm da extremidade do tubo. Placas de aço são soldadas ao poste acabado; elas servirão como o topo do hiller.
Fazemos empuxo dianteiro e traseiro
Os elos dianteiros e traseiros são feitos de tubos. Os garfos de cada elo devem ter a mesma largura. No elo dianteiro, os cabos dos garfos têm aproximadamente 55 a 60 cm de comprimento, que é o tamanho ideal para uma pessoa de estatura média que cuidará dos canteiros.

Alguns jardineiros equipam a polia frontal com uma tira que é colocada sobre um ombro para aliviar a tensão nos braços.
Arado de cultivo
Para fazer um arado de duas aivecas, você precisará de placas de 2 mm de espessura. Essas placas são moldadas em um semicírculo. As placas preparadas são soldadas ao poste, garantindo que a costura fique o mais lisa possível. As placas são então lixadas com uma esmerilhadeira até ficarem lisas.
Faca de poda
Após soldar as placas, corte uma faca da chapa metálica. A faca finalizada deve se assemelhar a uma ponta de flecha. Afie bem a faca em um ângulo de 45 graus. É a afiação em um ângulo de 45 graus que garante uma longa vida útil.

O próximo passo é soldar a ponta à base do suporte. O passo final é lixar as costuras.
O processo de amontoamento
O processo em si envolve o cultivo entre as fileiras de batatas, adicionando terra aos caules de ambos os lados, formando um monte. Quanto mais alto o montículo for colocado, maior será a produtividade. Esse processo utiliza uma variedade de ferramentas, desde uma enxada até um trator. Para canteiros pequenos, um cultivador manual é suficiente. Um amontoador elétrico, especificamente um trator de passeio, também é uma opção, mas apenas para canteiros maiores.
Para iniciar o procedimento de amontoamento, a unidade é colocada no centro do espaçamento entre linhas e o trabalho começa lentamente.
Não tenha pressa; primeiro, entenda como funciona um hiller. Ao chegar ao final de uma fileira, gire o hiller e volte seguindo o novo espaçamento entre fileiras. Esse processo se aplica a todas as batatas.
Importante! O amontoador deve ser posicionado precisamente no centro da fileira, caso contrário, há risco de danificar os talos das batatas.
A amontoa é uma das etapas mais importantes do cultivo da batata, por isso deve ser abordada com responsabilidade e realizada de acordo com todas as recomendações. Afinal, a qualidade e a quantidade da colheita dependem disso. Jardineiros modernos usam amontoadores manuais para essa tarefa, o que a torna mais fácil.











