- Por que é necessário amontoar canteiros de batatas?
- O que há de especial no método de amontoamento em leque?
- Vantagens e desvantagens desta técnica
- Comparação com outros métodos
- Com tradicional
- De acordo com Zamyatkin
- Como fazer o plantio em leque de plantas corretamente?
- Tempo e frequência
- Ferramentas necessárias
- Tecnologia de execução de obras
- Avaliações de produtores de vegetais sobre o método do ventilador
A amontoa em leque de plantas de batata é um método usado por muitos jardineiros para proteger a planta e garantir condições favoráveis ao crescimento e desenvolvimento com o mínimo impacto de fatores ambientais adversos. É importante não apenas conhecer o método de amontoa, mas também ser capaz de aplicá-lo na prática, respeitando o momento e a técnica corretos.
Por que é necessário amontoar canteiros de batatas?
A amontoa é uma das técnicas agrícolas importantes no cuidado da batata, sem a qual é difícil obter uma boa colheita.
O procedimento visa:
- aumentar o número de frutos, pois as raízes começam a se formar intensamente na parte pulverulenta do caule, na qual se formam os tubérculos;
- enriquecer o solo com oxigênio, o que aumentará o crescimento das raízes, o que é especialmente importante em solos argilosos pesados;
- melhorar a estrutura do solo, torná-lo mais solto, isso é útil ao cultivar batatas em solo denso e úmido;
- fornecer à planta nutrientes úteis do ambiente;
- proteja os caules frágeis da cultura dos ventos fortes, não permita que eles se quebrem ou dobrem;
- proteger as batatas do sol quente ou de possíveis geadas noturnas;
- livrar-se de ervas daninhas que interferem no crescimento e desenvolvimento das batatas, além de atrair insetos que se alimentam das pontas e tubérculos das batatas, infectando-as com vírus;
- Isso facilitará a colheita em solos mais soltos, resultando em menos raízes danificadas durante a escavação, o que melhorará a qualidade dos vegetais.
A realização regular deste procedimento tornará os arbustos densos e vigorosos, o que permitirá uma colheita quantitativa e de alta qualidade.

O que há de especial no método de amontoamento em leque?
Um proprietário de terras siberiano sugeriu o amontoamento de batatas em forma de leque. Consiste em alargar a planta, separando os caules uns dos outros. O objetivo é reduzir a competição entre os brotos individuais por umidade e luz. Recomenda-se o uso de feno, palha, terra ou adubo verde cultivado entre as fileiras de batatas, como mostarda ou centeio.
Vantagens e desvantagens desta técnica
Jardineiros debatem constantemente a conveniência do cultivo em leque, uma técnica usada para cultivar o solo. Para entender isso, é importante considerar os prós e os contras do método.
Vantagens:
- o rendimento da colheita aumenta em 20 por cento;
- a qualidade comercial é aumentada, a vida útil e as características de sabor dos tubérculos são melhoradas;
- a camada de solo acima do sistema radicular da planta aumenta, o que garante uma temperatura e umidade estáveis necessárias para o crescimento e desenvolvimento normais das raízes;
- o cuidado reduz ao mínimo a necessidade de regar, tratar as plantas contra pragas e capinar os canteiros;
- Os tubérculos ficam protegidos do contato com o sol e do acúmulo de solanina, que é tóxica para os seres humanos.

Imperfeições:
- É um processo trabalhoso, que exige atenção cuidadosa a cada planta, por isso o método de amontoa é adequado para pequenas plantações de batata;
- Em clima seco, o uso desse método pode ter um impacto negativo na planta; em clima quente, após a amontoa, a taxa de evaporação aumentará três vezes em comparação a uma superfície plana, resultando no superaquecimento das batatas, o que causará um desenvolvimento lento dos tubérculos.
Para garantir que a amontoa seja benéfica, ela deve ser feita com cuidado, evitando danos à parte aérea da planta e às suas raízes. Caso contrário, a condição dos arbustos pode piorar em vez de melhorar.

Comparação com outros métodos
Além do método em forma de leque para amontoar batatas, há o método tradicional e o método Zamyatkin, cada um com vantagens claras.
Com tradicional
O método mais comum é o tradicional, que envolve amontoar os arbustos de todos os lados.
Algoritmo de ações:
- Remova todas as ervas daninhas e solte o solo entre as fileiras.
- Coloque os arbustos em um monte para um lado, adicionando terra solta entre as fileiras e, em seguida, revolva a terra do outro lado dos arbustos.
- Use uma enxada para adicionar terra e formar um aglomerado de brotos de batata. Finalize a fileira criando um montículo que reterá a água da chuva e a manterá dentro do canteiro.

Como resultado, os arbustos ficam mais finos, não se desfazem e não crescem excessivamente, sombreando os arbustos vizinhos. Além disso, com um planejamento adequado do local, você pode plantar 15% mais plantas na mesma área do que sem amontoar, resultando em uma colheita mais abundante.
De acordo com Zamyatkin
Segundo o renomado horticultor I. P. Zamyatkin, o método tradicional cria competição dentro da planta por luz e água, o que acaba reduzindo a produtividade. Por isso, ele recomenda o plantio escalonado dos tubérculos, com espaçamento de 20 a 40 cm. Quando as pontas atingirem 17 cm, afaste os caules e preencha o centro com material orgânico, como grama, folhas do ano anterior ou palha. Deixe apenas as pontas dos caules. Isso produzirá arbustos frondosos que crescerão rapidamente e dobrarão a produtividade.
A vantagem é que o solo respira e retém umidade mesmo durante a seca, e pragas insidiosas como o besouro da batata do Colorado não passarão pelos canteiros de batata.
Como fazer o plantio em leque de plantas corretamente?
Até mesmo um jardineiro novato pode realizar essa atividade, embora o processo seja considerado trabalhoso e exija força física significativa.
Tempo e frequência
Ao cultivar batatas, é importante saber com que frequência e quando amontoar as plantas. A amontoa em forma de leque é realizada quando os caules atingem 15 a 20 cm de altura. Isso é feito antes da floração, cobrindo as plantas com solo até uma altura de 15 a 18 cm; caso contrário, os tubérculos começarão a se projetar do solo e acumular solanina sob o sol. Quando os brotos atingirem 25 a 30 cm, inicie a próxima amontoa. Desta vez, faça o sulco com 20 cm de altura. Se as plantas crescerem demais, o que ocorre quando o solo está úmido, vale a pena amontoá-las novamente, pois os tubérculos podem emergir da superfície.

É melhor regar os canteiros à noite, em um dia nublado, após a chuva. Se não houver umidade natural disponível, regue os canteiros com um aspersor. Isso evitará que o solo se desintegre e manterá os sulcos em forma.
Agricultores experientes recomendam realizar o procedimento pelo menos duas vezes por safra. Monitore a condição das plantas e o crescimento das pontas. Se houver tubérculos visíveis acima do solo, inicie o procedimento imediatamente..
Ferramentas necessárias
Antes de começar a amontoar em leque, você precisará de uma pá; uma enxada não serve. Palha ou aparas de grama podem ser usadas como cobertura morta.
Tecnologia de execução de obras
Instruções passo a passo para amontoamento em leque:
- Use as mãos para separar os brotos e espalhá-los na superfície do solo em forma de leque em lados diferentes.
- Usando uma pá, retire o solo entre as fileiras e despeje-o diretamente no centro dos arbustos.
- Distribua o solo de modo que apenas os caules com folhas fiquem na parte superior.
- Você pode colocar grama cortada ou palha por cima, o que enriquecerá o solo com nutrientes e ajudará a reter a umidade.

Após um dia, os caules começarão a crescer para cima. Após duas semanas, o arbusto terá crescido significativamente e apresentará novos brotos, nos quais se formarão tubérculos.
Avaliações de produtores de vegetais sobre o método do ventilador
Antes de usar o método de amontoamento em leque, muitos jardineiros buscam a opinião de outros produtores de vegetais que dominam o método na prática:
Marina: "Tenho um terreno pequeno e adoro fazer experiências, então decidi plantar minhas batatas em leque. Acabou sendo um método acessível e eficaz. Uso mostarda e aparas de grama para esse fim. Isso dobra a produtividade. Recomendo esse método a todos os jardineiros."
Sergey: "Eu planto batatas em montes usando o método de leque. Cometi alguns erros no começo, mas depois que aprendi a técnica e peguei o jeito, dobrei minha produção. É importante manter a distância adequada entre as plantas para facilitar a aplicação da cobertura morta e lembrar de soltar o solo. Assim, você terá batatas o ano todo."











