O milho colorido, também conhecido como milho pelos americanos, é uma cultura incomum, mas qualquer jardineiro pode cultivá-lo. Embora seja considerado um desenvolvimento recente, é mais precisamente considerado uma variedade esquecida que existe há muito tempo. Cada espiga de milho colorido difere das outras principalmente na cor, mas também no tamanho dos grãos e na disposição na espiga.
O que é milho colorido?
Este milho foi desenvolvido pelo agricultor e criador americano Carl Barnes. Esta variedade se destaca pelo fato de a espiga conter grãos de cores diferentes. É por isso que recebeu seu nome, que pode ser traduzido literalmente como "Joia de Vidro" ou "Pérola de Vidro".

As principais cores encontradas na espiga são:
- Branco.
- Laranja.
- Amarelo.
- Preto.
- Marrom.
Esta fruta cultivada nos Estados Unidos é conhecida por sua versatilidade. No entanto, ao contrário do milho-doce comum, o milho multicolorido não costuma ser consumido cru. É normalmente usado para fazer pipoca ou moído para fazer fubá. Esta hortaliça é usada não apenas como alimento, mas também para fins decorativos.
Os grãos de milho multicoloridos têm casca dura, enquanto o miolo pode ser solto e farináceo. Este vegetal é caracterizado como uma cultura rica em amido.

Os cultivadores americanos desenvolveram diversas variedades de milho multicolorido, cada uma com sabores distintos. Entre as variedades que podem agradar aos jardineiros estão as seguintes:
- O milho norte-americano tem grãos marrom-lilás. Esta planta cresce até quase 2 metros de altura.
- A planta sul-americana cresce até 2,5 m de altura, e um agricultor pode colher espigas de milho variegadas dessa planta, cujo comprimento chega a 20 cm.
- O Magic Kaleidoscope é uma variedade ornamental de milho. Seus talos atingem 1,8 metro de altura e as espigas produzem grãos multicoloridos, incluindo brancos e pretos. Esta cultura é cultivada a partir de mudas e transplantada para áreas externas no último mês da primavera. As plantas devem ser espaçadas em 40 cm.
- Pink Glow é uma variedade caracterizada pela maturação muito precoce, com aproximadamente dois meses entre a germinação e a colheita inicial. A planta é baixa, atingindo pouco mais de 1 metro de altura. As espigas têm formato piramidal padrão, com no máximo 15 cm de comprimento. Possuem grãos rosa-púrpura e sabor adocicado. Este milho é consumido principalmente cozido. Produz uma boa colheita para os agricultores.
- A madrepérola é uma cultura de meia estação, que normalmente leva 100 dias do plantio à colheita. Os caules da planta podem atingir 2 metros de altura. Durante o cultivo, esta hortaliça produz espigas piramidais de até 14 cm de comprimento. Seus grãos branco-arroxeados têm um brilho perolado. O milho é consumido pré-cozido, no estágio leitoso de maturação. As sementes maduras podem ser moídas para formar grãos.

Regras de cultivo
Esta variedade, como a maioria das outras variedades desta planta, prospera em condições quentes. Especialistas recomendam o cultivo desta cultura em áreas com bastante luz solar. Esta área deve ser relativamente sem vento para evitar que as plantas, que podem atingir grandes alturas, se quebrem. O solo onde o milho é cultivado deve ser muito fértil. Os agricultores devem lembrar que o milho prospera com umidade constante e aplicação oportuna de fertilizantes adequados.

Os cuidados com a planta envolvem principalmente regas constantes e abundantes, pois o solo em locais ensolarados perde umidade rapidamente. Além disso, a hortaliça requer fertilização regular, de preferência com fertilizantes minerais. A fertilização deve ser feita durante a floração e também quando as espigas de milho começam a se formar.
A planta se reproduz por meio de sementes - grãos que formam espigas.
Elas devem ser semeadas em solo fértil e previamente preparado. É importante entender que as sementes só criarão raízes se o solo já estiver quente, portanto, plantar milho antes de maio não é aconselhável. Em algumas regiões do sul, as sementes podem ser plantadas já em meados ou no final de abril. A profundidade da sementeira não deve exceder 5 cm.

Vamos considerar como plantar as sementes desta cultura de jardim. Antes plantando todas as sementes do futuro milho As sementes precisam ser aquecidas. Para isso, coloque-as ao sol e deixe-as expostas à luz solar por vários dias. Em seguida, prepare um recipiente com água morna, coloque as sementes aquecidas e deixe-as lá por 24 horas. Ao transplantar as sementes para o local definitivo de cultivo, é necessário deixar uma distância mínima de 40 cm entre as futuras plantas.
Comprar sementes de milho coloridas não é tão difícil. Se você não as encontrar em uma loja especializada, basta procurá-las em qualquer mecanismo de busca online — você encontrará muitas opções de sementes. As avaliações de jardineiros que plantaram esta hortaliça são, em sua maioria, positivas. Os produtores destacam o excelente sabor do milho colorido, sua boa produtividade e sua facilidade de cultivo e cuidado.











Uma variedade maravilhosa, as cabeças parecem muito apresentáveis, mas requerem cuidados especiais. O melhor para isso é BioGrow, garante tanto o crescimento ativo quanto o aumento da produtividade.