- Características biológicas das cebolas
- Diversidade varietal de cebolas
- Com base no sabor, as cebolas são divididas em 3 grupos.
- Abordagens gerais para técnicas de cultivo de cebola
- Predecessores e compatibilidade
- Requisitos do solo
- Requisitos ambientais
- As especificidades do cultivo de cebolas a partir de mudas
- Preparando o solo para as cebolas
- Preparando os conjuntos de cebola
- Plantando cebolas
- Cobertura superior
- Rega
- Afrouxamento, afinamento
- Proteção contra doenças e pragas
- Colheita
Quase todos os jardineiros cultivam cebolas em suas dachas. A cultura é amplamente utilizada na culinária, o que a torna muito procurada. Cultivar cebolas é um processo simples, mas para obter uma colheita abundante, você precisa seguir as diretrizes de plantio adequadas, escolher um local adequado para o canteiro, garantir cuidados regulares e empregar técnicas agrícolas modernas.
Características biológicas das cebolas
Todos os tipos de cebola são valorizados por seu alto teor de vitaminas, óleos essenciais e fitoncidas. Os bulbos maduros e as folhas verdes são comestíveis. A parte aérea geralmente é consumida fresca como ingrediente de salada ou tempero. Jardineiros experientes conhecem muitos dos segredos da cebola, incluindo sua capacidade de aumentar o apetite e melhorar a digestão. Comer a fruta também tem um efeito benéfico na função renal, tem efeito diurético e limpa a flora intestinal de bactérias.
A cebola é considerada uma planta bienal. Ao ser plantada pela primeira vez, forma bulbos e, na estação seguinte, produz sementes. As mudas permanecem viáveis por 2 a 3 anos. Com cultivo e cuidados adequados, a cebola germina quando a temperatura ambiente atinge 2 graus Celsius (37 graus Fahrenheit). As primeiras mudas emergem em 10 a 12 dias em temperaturas ideais e umidade adequada do solo.
Diversidade varietal de cebolas
A cultura apresenta uma grande variedade de cultivares, cada uma com suas próprias características individuais e perfil de sabor. A mais comum é a cebola, cultivada ao ar livre. Essa variedade amadurece em 90 a 110 dias, com um peso médio de fruto de 85 a 100 g. Variedades bem conhecidas incluem Stuttgarter Riesen, Chalcedony e Sowball. Sua popularidade decorre do potencial para uma boa colheita com o mínimo de cuidados.
As variedades de meia estação Zolotnichok e Oporto também são adequadas para semeadura em campo aberto. São utilizadas para a colheita de verduras e o cultivo de nabos para o plantio na estação seguinte. As vantagens dessas variedades incluem maior resistência a infecções e insetos nocivos, alto rendimento e armazenamento a longo prazo.

Com base no sabor, as cebolas são divididas em 3 grupos.
O sabor das cebolas cultivadas é uma das características mais importantes da planta. Três variedades foram desenvolvidas, que podem ser categorizadas pelo sabor como doce (semelhante ao de salada), picante e semi-picante. O amargor ou pungência pronunciada da fruta é determinado pela proporção de óleos essenciais em relação ao açúcar. Um menor teor de açúcar resulta em um sabor mais amargo.
Graças a novas técnicas agrícolas, os produtores conseguiram desenvolver variedades sem amargor que podem ser plantadas bem no início da primavera ou como mudas em ambientes fechados. As variedades para salada são comparáveis às clássicas em termos de seus componentes benéficos e são usadas em uma ampla gama de receitas culinárias.
Abordagens gerais para técnicas de cultivo de cebola
A chave para uma grande colheita de cebola é seguir práticas agrícolas básicas. Isso inclui a preparação preliminar do solo, o tratamento das sementes, a rega e os cuidados com o solo e as mudas.
É necessário seguir práticas agrícolas mesmo ao cultivar cebolas no porão.

Predecessores e compatibilidade
Para garantir que o sistema radicular da planta se desenvolva bem e a tempo, e que as cebolas cresçam até o tamanho desejado no jardim, considere as culturas predecessoras da cebola. Culturas predecessoras adequadas incluem ervas e vegetais como tomates, pepinos, variedades de repolho precoce, batatas e leguminosas.
Todo mundo tem isso variedades de cebolas As raízes têm uma estrutura fibrosa, o que requer fertilização adicional para produzir uma colheita abundante. Por esse motivo, a cultura é plantada após as plantas que receberam esterco durante o cultivo de outono. As cebolas são compatíveis com cenouras, rabanetes, beterrabas e outras culturas com características semelhantes, o que torna possível combinar essas plantas no mesmo canteiro.
Requisitos do solo
As cebolas prosperam em solo neutro. Se o solo estiver acidificado por fertilizantes minerais, deve ser tratado com cal apagada vários anos antes do plantio. Para garantir o crescimento de bulbos gigantes, fertilizantes de fósforo e potássio devem ser aplicados no outono.
Requisitos ambientais
A família da cebola é resistente à geada. Isso permite a semeadura no início da primavera, quando a temperatura do solo a uma profundidade de 10 cm atinge 11-12 graus Celsius e o termômetro não cai abaixo de 3 graus Celsius. Geadas curtas de primavera não prejudicam as mudas. Uma queda na temperatura abaixo de zero não prejudica o desenvolvimento das mudas, mas mudas maduras de cebola não crescem devido aos efeitos da geada.
As especificidades do cultivo de cebolas a partir de mudas
No cultivo de cebolas a partir de conjuntos Ao cuidar de mudas e dos cuidados subsequentes, é importante seguir um conjunto específico de regras. Levando em consideração as especificidades do cultivo, você poderá obter frutos grandes e evitar perdas devido a doenças ou pragas. Jardineiros experientes cultivam cebolas usando o método chinês a partir de mudas, que permite frutos maiores. Este método envolve o plantio das cebolas em canteiros elevados, em vez de em canteiros.

Preparando o solo para as cebolas
A fase inicial de preparação do solo começa no outono, após a colheita das plantas anteriores. O solo é limpo de ervas daninhas emergentes, depois cavado até a profundidade de uma pá e fertilizado com fertilizantes de fósforo e potássio. Na primavera, antes do plantio, o solo é tratado com nitroammofoska. Jardineiros iniciantes costumam perguntar quantos dias esperar após a fertilização.
Os fertilizantes modernos permitem o plantio no mesmo dia.
Preparando os conjuntos de cebola
Após a colheita da safra de outono, é necessário separar os bulbos de cebola em grupos de 1,5 a 3 cm de tamanho. Algumas semanas antes do plantio, separe todos os bulbos em várias categorias de tamanhos semelhantes para que possam ser plantados próximos uns dos outros. Os bulbos de cebola selecionados devem ser inspecionados para remover quaisquer bulbos secos ou danificados.
Antes do plantio, as sementes de cebola são secas a uma temperatura acima de 40 graus Celsius por 6 a 7 horas. As mudas são então tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio. Os conjuntos de cebola de qualquer variedade são embebidos em líquido morno por algumas horas. Esses procedimentos são necessários para matar bactérias e garantir um rápido desenvolvimento.
Plantando cebolas
Ao cultivar cebolas a partir de mudas, é importante escolher um local de plantio. Os canteiros devem estar localizados longe de arbustos e árvores altos que possam criar sombra. O plantio em áreas baixas ou sujeitas a ventos cruzados frequentes não é recomendado. O plantio padrão em fileira única é aceitável, com espaçamento de 40 cm entre fileiras. Um espaçamento de 4 a 5 cm entre mudas é aceitável.
Ao plantar, você pode usar a semeadura em fita multifileira, deixando cerca de 20 cm entre as fileiras. Nesse caso, a fileira do meio é usada para o cultivo dos bulbilhos. O espaço liberado permite o crescimento de bulbos maiores.
A profundidade de plantio das cebolas é ajustada com base no tamanho dos brotos. Os bulbos são plantados a uma profundidade suficiente para manter os caules acima do solo. Após o plantio, regue durante o tempo seco. Os primeiros brotos começam a surgir na segunda semana de crescimento.

Cobertura superior
A primeira fertilização, sem contar os fertilizantes pré-plantio, é aplicada ao solo na fase de crescimento das folhas. Normalmente, isso ocorre de 2 a 3 semanas após o plantio, se as cebolas tiverem formado uma pena fina e clara. A primeira fertilizando cebolas Utilizando ureia na proporção de 20-25 g por 10 litros de líquido, o fertilizante é aplicado sob as raízes, evitando o contato com a superfície.
A seguinte fertilização ao cuidar de cebolas em terreno aberto é realizada fertilizantes de fósforo e potássio No final de junho. Para preparar a solução, misture 20-25 g de superfosfato e 10-12 g de sal de potássio. Nitroammofoska também pode ser usado, dissolvendo 40 g da substância em 10 litros de água.
A fertilização final das plantas é realizada em solos esgotados ou quando o amadurecimento é insuficiente. Não são utilizados componentes nitrogenados, por isso recomenda-se o uso de uma solução de verbasco, que tem um efeito benéfico nas plantas em maturação.
Rega
A rega regular garante um crescimento adequado e estável, o livre desenvolvimento das raízes e a maturação de bulbos grandes. No entanto, as cebolas preferem pouca umidade durante o cultivo. Durante o primeiro mês, o solo ao redor das mudas de cebola deve ser mantido úmido o tempo todo, mas o excesso de água costuma causar apodrecimento.
No primeiro mês após o plantio, é necessária 1 rega a cada 2 semanas e, em tempo seco e altas temperaturas ambientes, semanalmente, seguida de afrouxamento do solo.
O solo nos canteiros e entre as fileiras é umedecido a uma profundidade de 10 cm durante o primeiro mês, aumentando gradualmente a profundidade para 20-25 cm à medida que os frutos amadurecem. Duas a três semanas antes da colheita, a rega é interrompida completamente e apenas um leve afrouxamento é realizado para quebrar a superfície seca do solo.

Afrouxamento, afinamento
Em todas as fases do crescimento da planta, é necessário afrouxar o solo. Para garantir o livre desenvolvimento das raízes e evitar que elas se enrosquem, afrouxe o solo e desfaça quaisquer torrões. Isso é especialmente importante durante o período de maturação dos bulbos.
Se forem encontradas ervas daninhas durante a inspeção das mudas, elas devem ser removidas para garantir o crescimento adequado da cultura. Se as plantações ficarem muito densas devido ao crescimento intenso, será necessário desbaste. O primeiro desbaste pode ser necessário algumas semanas após o plantio, e um segundo desbaste geralmente é realizado mais perto da época da colheita.

Proteção contra doenças e pragas
As plantações de cebola podem ser afetadas por doenças fúngicas, incluindo míldio e podridão radicular. As consequências das doenças podem destruir mais da metade das plantas. Pragas frequentemente encontradas em canteiros de cebola incluem moscas, tripes, besouros e nematoides, que surgem devido à não conformidade com práticas agrícolas.
O controle de pragas e doenças envolve uma série de etapas, incluindo:
- Se forem detectados sinais de danos nas plantas, o tratamento com fungicidas ou inseticidas deve ser iniciado imediatamente;
- É necessário regar e soltar as cebolas em tempo hábil;
- Não é permitido o uso de produtos químicos que possam prejudicar as características do sabor.
Colheita
O tempo de amadurecimento da cultura depende diretamente das condições climáticas, temperatura do ar, características da variedade e fatores externos. O amadurecimento da cebola é indicado pela cessação de novas folhas verdes, murcha da parte aérea e amolecimento e afinamento do colo. Se notar esses sinais, não adie a colheita, pois isso pode desencadear o crescimento das raízes, o que reduzirá a vida útil da cebola.
É recomendável colher antes que as temperaturas caiam abaixo de zero e o orvalho da manhã se instale. A colheita dos bulbos é melhor feita no início da manhã, puxando cuidadosamente as plantas junto com suas pontas e colocando-as em uma área bem ventilada para secar e amadurecer.
O armazenamento de cebolas não requer condições especiais. As cebolas colhidas podem ser colocadas em caixas ou engradados com orifícios de ventilação, ou em sacos. Recomenda-se verificar o estado das cebolas várias vezes durante o período de armazenamento e descartar as que estiverem estragadas. Algumas cebolas colhidas podem ser refrigeradas se forem consumidas poucos dias após a colheita.













Nunca me preocupei muito com cebolas; tudo o que fiz foi plantá-las. Na minha opinião, o mais importante é regar bastante e tomar sol, e assim você terá uma colheita gratificante.