- Teor insuficiente de nitrogênio no solo
- Influência de pragas
- Por que a traça da cebola é perigosa?
- Tripes de cebola
- Mosca da cebola e como destruí-la
- Nematóide do caule
- Gorgulho e seu controle
- Quais doenças a cebola tem?
- Ferrugem
- Podridão do bulbo causada por bactérias
- Fusarium (podridão do fundo)
- Alternaria
- O não cumprimento das regras de cuidado com a cebola leva ao amarelecimento das penas
- Rega insuficiente ou incorreta
- Falta de fertilizante
- O que fazer?
- Remédios populares para penas amareladas
- Produtos químicos para proteção de plantas
- Dicas simples para cuidar de cebolas
Ao cultivar cebolas, os jardineiros frequentemente se deparam com o amarelecimento das mudas. As plantas ficam cobertas de manchas, secam e morrem. Uma vez detectada a doença, é importante determinar a causa do amarelecimento das folhas da cebola e tomar medidas para proteger a plantação. Práticas agrícolas adequadas e condições climáticas favoráveis têm um efeito benéfico nas plantações.
Teor insuficiente de nitrogênio no solo
Um dos fatores que causam o amarelecimento das cebolas são os baixos níveis de nitrogênio no solo. Durante a estação quente, as plantas sofrem com a falta de nutrientes, pois o sistema radicular obtém nitrogênio exclusivamente na forma dissolvida. A falta de nitrogênio na base da cebola resulta em produtividade reduzida; portanto, se algum problema for detectado, o solo deve ser fertilizado com fertilizantes ricos em nitrogênio.
Influência de pragas
Infestações de insetos em cebolas são resultado de cuidados inadequados, excesso de umidade ou influências externas. Infestações de insetos fazem com que as cebolas amarelem rapidamente, e depois as plantas murcham. Diferentes pragas devem ser controladas levando em conta as especificidades de seu impacto.
Por que a traça da cebola é perigosa?
As traças da cebola se assemelham a pequenas borboletas marrom-escuras. Esses insetos podem ser encontrados em canteiros de jardim no final da primavera. Essas pragas depositam ovos nas mudas, que então se desenvolvem em lagartas que roem as plantas. As seguintes medidas podem ajudar a prevenir infestações de traças da cebola:
- Plante as cebolas cedo para colher antes do pico de atividade das traças.
- Fertilizar o solo com fertilizantes inseticidas para fins preventivos.
- Escolhendo cenouras como cultura companheira para cebolas.

Tripes de cebola
Apesar do seu pequeno tamanho, os tripes da cebola podem causar danos significativos às plantas. Assim como as traças da cebola, os tripes roem as partes verdes das mudas e, em seguida, sugam os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento. Durante o inverno, a praga pode permanecer no solo ou dentro dos próprios bulbos.
Para proteger as penas da cebola dos efeitos dos tripes, os conjuntos devem ser embebidos em líquido morno antes do plantio.
Mosca da cebola e como destruí-la
As moscas-da-cebola fêmeas são uma praga das cebolas que depositam ovos translúcidos na parte superior das plantas. As larvas eclodem e roem os frutos, fazendo com que as partes aéreas fiquem amareladas e secas. Essas moscas são ativas de meados da primavera até o outono. Para eliminar a praga, é necessário tratar os canteiros com produtos químicos.
Nematóide do caule
Pequenos vermes chamados nematoides do caule habitam principalmente o solo. Esses nematoides causam rachaduras e apodrecimento nas bases das cebolas, e o amarelecimento da superfície dos bulbos. Nematoides, moscas da cebola e outros insetos são encontrados em diferentes partes do jardim, portanto, é necessária uma abordagem abrangente para eliminá-los. Se as cebolas ficarem amarelas, trate toda a superfície dos canteiros com uma mistura de sal e água morna ou uma infusão de calêndula.
Gorgulho e seu controle
Os gorgulhos são ativos na primavera, atacando novas mudas. Para proteger as folhas da cebola dos efeitos negativos deste inseto, siga as regras de rotação de culturas, revolva o solo a uma profundidade de cerca de 5 cm e tome medidas preventivas. As larvas do besouro podem ser removidas manualmente durante a inspeção regular das mudas.
Quais doenças a cebola tem?
Além do ataque de pragas, as cebolas ficam amarelas devido a doenças. Cada doença tem seus próprios sintomas que devem ser considerados no tratamento.
Ferrugem
Esta doença fúngica é caracterizada pela formação de pequenas manchas amarelas nas folhas, com uma floração distinta e elevada. Se não for tratada, a ferrugem fará com que as folhas fiquem pretas e caiam. Para combater a doença, recomendamos:
- aquecer o material de plantio;
- pulverizar as mudas com uma solução de oxicloreto de cobre;
- observar as regras de rotação de culturas.

Podridão do bulbo causada por bactérias
A podridão do bulbo só pode ser detectada cortando-se o fruto. Camadas escurecidas e distintas de tecido amolecido são visíveis entre as escamas normais. A infecção é transmitida por insetos e, quando bulbos infectados são plantados, as mudas começam a amarelar e apodrecer. Para evitar a propagação da doença da cebola, é necessário separar o material de plantio e descartar os espécimes infectados.
Fusarium (podridão do fundo)
Todas as variedades de culturas são suscetíveis a esta doença. A infecção que causa a murcha de fusário vive no solo e afeta os frutos durante a estação de crescimento. A prevenção envolve a seleção adequada do local de plantio, a manutenção da rotação de culturas e a desinfecção das sementes.
Alternaria
A mancha foliar de Alternaria causa um amarelecimento irregular na parte aérea da planta. À medida que a doença progride, danifica a folhagem verde, e a infecção se espalha para os frutos. Para evitar o amarelecimento das folhas, trate o solo com fungicidas e limpe-o de restos vegetais.
O não cumprimento das regras de cuidado com a cebola leva ao amarelecimento das penas
O cuidado adequado com a cultura é fundamental para uma colheita saudável. A falta de cuidados básicos é uma causa comum de amarelecimento e consequente morte das plantas. Para garantir o crescimento da cultura com o mínimo de perdas, é necessário:
- Limpe o solo de restos de plantas cultivadas na estação anterior.
- Em caso de tempo seco prolongado, regue e alimente as mudas.
- Não replante a cultura no mesmo local por vários anos.
- Selecione uma área para os canteiros com luz natural constante e sem ventos.
- Antes de armazenar a colheita, desinfete o ambiente para garantir que não haja mofo nas paredes e que os bulbos não comecem a apodrecer.

Rega insuficiente ou incorreta
Não regar adequadamente pode reduzir significativamente o rendimento e levar ao amarelecimento prematuro das folhas da cebola. Para evitar que as mudas murchem, é necessário saber o tempo adequado de rega, a quantidade de líquido e outras nuances.
Quando começa a fase de desenvolvimento ativo do sistema radicular, é necessário regar os canteiros com água aquecida a uma temperatura de 18 a 25 graus.
A rega adequada envolve regar as plantas de manhã cedo, antes do calor. Se usar cobertura morta, a frequência de rega pode ser reduzida. Se você está se perguntando por que as plantas estão amarelando mesmo em condições favoráveis, verifique a dureza da água. Assim que a água estiver amolecida, regue o solo semanalmente. Em julho, quando as temperaturas atingem o pico, evite regar em excesso, pois isso pode causar apodrecimento. O cronograma ideal de rega em julho é uma vez a cada 1,5 semana.
Falta de fertilizante
A fertilização insuficiente impede o desenvolvimento vigoroso do sistema radicular. Para evitar o amarelecimento e o murchamento das folhas da cebola, recomenda-se misturar 50 g de nitrato de amônio, 20 g de superfosfato simples e 20 g de sal de potássio em 10 litros de água. A fertilização deve ser combinada com a rega. A fertilização inicial é realizada quando os brotos verdes atingem 3 cm. As fertilizações subsequentes são necessárias semanalmente. A fertilização deve ser interrompida 5 a 6 dias antes da colheita.
O que fazer?
Independentemente do motivo pelo qual as cebolas estão amarelando e secando, é importante seguir algumas dicas. Para proteger a colheita, recomendamos:
- Forneça os cuidados adequados e faça ajustes durante todo o período, levando em consideração as condições atmosféricas e as especificidades da maturação da planta.
- Quando ocorrerem geadas precoces, cubra as mudas com filme plástico ou cultive as cebolas inicialmente em condições de estufa.
- Antes de plantar, desinfete e deixe de molho a semente em água morna para matar bactérias.
- Inspecione visualmente os canteiros periodicamente para detectar sinais de doenças infecciosas ou a presença de pragas em tempo hábil.

Remédios populares para penas amareladas
Além dos métodos tradicionais para combater manchas amarelas, remédios populares podem alcançar resultados positivos. Jardineiros costumam polvilhar pimenta, pó de tabaco ou cinzas em seus canteiros a uma taxa de 0,5 litro por metro quadrado de solo. Recomenda-se dissolver as cinzas em um líquido e deixá-las descansar por alguns dias antes de usar.
Infusões de ervas com restos de plantas também são adequadas para saturar o sistema radicular da cebola com nutrientes. Para preparar o fertilizante, você pode usar ervas secas ou frescas, restos de comida ou qualquer alimento doce (geleia, mel, conservas). Misture os ingredientes e deixe em local aquecido até a fermentação terminar. Em seguida, dilua a mistura em 1 litro de água e regue o solo pré-umedecido. Se você estiver tratando apenas as plantas afetadas, a solução durará várias aplicações.
Produtos químicos para proteção de plantas
Ao cultivar cebolas, pode ser necessário tratar os canteiros com produtos químicos. Os produtos fitofarmacêuticos são inofensivos aos humanos e combatem pragas e doenças de forma eficaz.
Um dos produtos de proteção de cultivos é o Trichodermin, um fungicida. As mudas são embebidas em uma solução de 30 gramas do produto e 3 litros de água antes do plantio. Durante a estação de crescimento, as mudas são adicionalmente pulverizadas com biossubstâncias.
O medicamento antibacteriano Metronidazol, disponível em qualquer farmácia, também é considerado eficaz contra o amarelamento das penas. É usado para matar insetos nocivos. Para tratar mudas, misture quatro comprimidos em 10 litros de água e regue o solo a uma taxa de 5 litros por metro quadrado.
Ao preparar o solo para o plantio de cebolas, adicione 30 gramas de nitrato de amônio por metro quadrado. Este fertilizante é aplicado em sulcos rasos cavados entre as fileiras e, em seguida, coberto com 2 a 3 cm de solo.

Dicas simples para cuidar de cebolas
Jardineiros compartilham muitas recomendações simples para levar em consideração ao plantar cebolas. Além de alimentar as plantas com micronutrientes e seguir as práticas tradicionais de cultivo, os jardineiros também podem aumentar a produtividade:
- Durante o processo de amadurecimento, é necessário afrouxar cuidadosamente o solo para permitir que o sistema radicular se desenvolva livremente;
- Se você descobrir ervas daninhas ao inspecionar os canteiros, você deve remover o excesso de vegetação;
- Se os brotos de cebola começarem a espigar, os pinos devem ser quebrados na base para que não esgotem a planta;
- Ao perguntar como regar as cebolas para combater o amarelecimento, é necessário levar em consideração a variedade da cultura e a composição do solo.
Seguindo essas recomendações, você pode prevenir fatores negativos e proteger sua plantação de danos. Medidas preventivas, juntamente com cuidados cuidadosos durante a estação de crescimento, são eficazes no combate ao amarelecimento das folhas da cebola.












Antes de plantar cebolas, limpe bem o solo da colheita anterior. Além disso, inspecione regularmente as mudas em busca de pragas, pois elas costumam ser a causa do amarelecimento das folhas.