A hortelã é uma planta perene com sabor refrescante e aroma agradável. É usada em diversas áreas: culinária, medicina, cosmetologia e simplesmente como decoração. Existem muitas variedades de hortelã, cada uma com características únicas. Uma das variedades mais conhecidas é a hortelã-pimenta, também conhecida como hortelã-inglesa. Vamos analisar mais detalhadamente como essa variedade se diferencia das demais e como cultivá-la da melhor forma.
Características da variedade
Você pode distinguir a hortelã inglesa de outras variedades pelas seguintes características:
- Tem um cheiro forte e deixa uma sensação de frescor gelado quando consumido.
- As folhas têm formato de ovo de galinha e são pontiagudas na ponta.
- A planta tem flores pequenas com uma corola de cor lilás.
- A planta atinge 1 metro de altura.
- O sistema radicular não é profundo e está localizado próximo à superfície.
- A hortelã floresce de junho até o final de setembro.
- Existem dois tipos: branco e preto.
Condições de cultivo da hortelã inglesa
Os amantes da hortelã que desejam cultivá-la em seus jardins devem prestar atenção às seguintes informações:
- A hortelã é uma planta que adora sol e não tolera bem a seca. Portanto, borrife suas folhas em dias secos.
- A hortelã se desenvolve melhor em solo rico em nitrogênio. No entanto, isso não significa que precise ser fertilizada em excesso. O excesso de fertilizante pode resultar em uma camada marrom, semelhante à ferrugem.
- Uma temperatura de +19°C é considerada confortável para o crescimento. O.
- Quanto mais baixa a temperatura ambiente, menor o teor de mentol nas folhas, o que afetará significativamente o sabor da planta.
- A planta tolera confortavelmente invernos de até -25 O, se houver pelo menos 20 centímetros de neve no solo. Se não houver neve, a temperatura confortável será de -10 .

Atenção! Se o solo no local congelar profundamente e a temperatura cair abaixo de -10 , as plantas morrerão.
Época de plantio
Antes de plantar hortelã, você precisa determinar as condições de cultivo. Se você estiver cultivando em ambientes fechados, não precisa se preocupar com datas específicas; você pode plantar a planta com segurança quando for conveniente para você.
Plantas cultivadas no jardim são mais exigentes em termos de tempo, embora isso não seja crítico. A melhor época é considerada de meados de abril ao início de junho. Se você não conseguir cumprir esse prazo, não se preocupe. A hortelã é resistente à geada e pode ser plantada mesmo no início do outono, quando o solo já está começando a esfriar.

Preparação do material de plantio
As sementes de hortelã são bastante exigentes e têm baixa taxa de sobrevivência. Comprar um pacote de sementes pode render apenas 1 a 2 plantas. Não é recomendado coletar as sementes você mesmo, pois levará um tempo considerável e poderá prejudicar o preparo para o plantio. Isso resultará em uma colheita malsucedida e perda de tempo.
Se não quiser comprar mudas em lojas especializadas, você pode usar brotos jovens que se formam em uma planta adulta. Usando uma faca, separe o broto jovem da planta e coloque-o em um copo com água. Depois de um tempo, um sistema radicular começará a se formar. Quando as raízes atingirem 5 centímetros de comprimento, as mudas podem ser transplantadas para o solo.

Preparando um local de pouso
O solo onde a hortelã crescerá é cuidadosamente cavado a uma profundidade de pelo menos 20 centímetros. Se o solo estiver excessivamente úmido, especialmente se houver água subterrânea próxima à superfície, é necessário criar uma camada adicional de solo. Embora a hortelã se desenvolva com umidade, o excesso de umidade não lhe fará bem.
Uma vez preparado o solo, ele é fertilizado com as seguintes substâncias:
- para 1 metro de área você precisará de cerca de 3 quilos de húmus;
- Além do húmus, adicione 15 gramas de nitrato de amônio e cinzas de madeira. Você precisará de cerca de 2 colheres de sopa de cinzas.
Essas ações são ótimas não apenas para a hortelã, mas para qualquer planta perene.

Plantando uma colheita
O pouso é realizado da seguinte forma:
- É necessário fazer sulcos no solo, cuja distância entre eles será de pelo menos 25 centímetros.
- Suas sementes são pequenas, então, para facilitar o plantio, use uma seringa especial para semeadura. Você também pode usar um graveto comum com ponta pontiaguda.
- As sementes são plantadas no solo a uma profundidade de 5 centímetros e cobertas com terra, depois são cuidadosamente regadas.
- Tenha cuidado para que a umidade não leve o solo embora e exponha as sementes.
- Quando os brotos atingirem 6 centímetros de altura, eles podem ser transplantados com segurança para os canteiros do jardim.

Regras para cuidar da hortelã
A hortelã é uma planta fácil de cultivar, e os jardineiros que desejam cultivá-la em seus jardins estão com sorte. Eles não precisarão passar horas trabalhando arduamente em seus canteiros, garantindo condições ideais de crescimento para suas plantações. Tudo o que precisam fazer é seguir um procedimento padrão, e a hortelã crescerá com perfeição.
Importante! As plantas podem ser cultivadas no mesmo local por até 5 anos. Após esse período, elas devem ser replantadas.
Rega
Não há diretrizes específicas para a rega. Basta regar a área generosamente e garantir que o solo não esteja nem muito seco nem muito úmido. Caso contrário, não deve haver problemas. Lembre-se de que o excesso de umidade causa apodrecimento das raízes e que períodos de seca reduzem o sabor do produto.

Afrouxamento e capina
Solte o solo e capine pelo menos uma vez por mês. Essa rotina permitirá que a cultura absorva o máximo de nutrientes do solo. Isso acelerará o crescimento da planta, resultando em um produto saboroso e nutritivo.
Doenças e pragas
As seguintes doenças são típicas da hortelã inglesa:
- Oídio. Você pode se livrar dele cavando o solo no outono e umedecendo-o com água e enxofre coloidal.
- Manchas marrons aparecem nas folhas. A calda bordalesa ajudará a removê-las.
- Infecção radicular por microplasma. Replantar plantas saudáveis em um novo local e destruir brotos infectados ajudará.

As seguintes pragas podem prejudicar o crescimento das culturas:
- pulgão;
- pulga de hortelã;
- verme-arame.
Você pode combatê-los com a ajuda de substâncias especiais que destroem organismos nocivos à hortelã.
Coleta e armazenamento
Ao colher, não arranque os caules manualmente; corte-os com uma faca ou tesoura. Corte no máximo um terço da planta, de preferência em tempo seco, à noite. Para o chá de hortelã, você pode começar a colher no início da primavera.
A melhor época para a colheita é o início de julho. A hortelã deve ser colhida da horta no máximo três vezes por mês.











