Características e usos da hortelã, regras de plantio e cuidados

Existem cerca de 300 espécies de hortelã na natureza. Ela contém um grande número de substâncias benéficas, por isso é utilizada em diversas áreas: medicina, indústria alimentícia, cosmetologia. Uma de suas variedades - hortelã, nome dado às suas folhas encaracoladas. Abaixo, informações sobre condições de cultivo, plantio e cuidados.

Características das espécies de hortelã

A hortelã crespa é nativa da América do Norte. Ela se assemelha a outras variedades desta cultura, mas ainda apresenta diferenças significativas.

Descrição externa do arbusto

A altura do arbusto varia de 30 centímetros a 1 metro. As folhas são verde-escuras, amplamente ovadas, irregulares e enrugadas, lembrando cachos. A hortelã floresce em julho, com tons rosa-púrpura.

Sabor e cheiro

A hortelã-verde tem um agradável aroma mentolado. É distinto, mas não insuportável. O aroma é especialmente intensificado quando cozido. Seu sabor é mentolado, distinto, porém delicado e agradável, sem um gosto residual refrescante.

Propriedades benéficas da planta crespa

A hortelã tem as seguintes propriedades benéficas::

  • é um diurético leve, removendo o excesso de líquido do corpo;
  • relaxa, alivia a fadiga;
  • melhora o funcionamento do trato gastrointestinal;
  • tem propriedade colerética;
  • alivia espasmos vasculares.

Contraindicações e restrições

Gestantes devem evitar menta, pois ela tem um efeito estimulante, que pode desencadear parto prematuro. Homens também devem evitar beber menta em grandes quantidades, pois pode reduzir a potência sexual. Além disso, pessoas com alergias devem usar menta com cautela.

hortelã

Onde a erva é usada?

A hortelã-crespa é usada no preparo de bebidas quentes e frias e adicionada a diversos pratos. A planta é amplamente utilizada na medicina popular e na cosmetologia. Além disso, serve como um fumigador natural. Por exemplo, pendurar talos de hortelã em um gazebo manterá os mosquitos afastados.

Na culinária

A cultura é usada na culinária da seguinte forma:

  • como tempero para cogumelos, carne cozida, peixe;
  • na forma seca é usado para assar;
  • para preparar bebidas quentes e frias;
  • adicionado ao conservar pepinos e maçãs;
  • O vinagre é aromatizado com hortelã;
  • As folhas da planta são adicionadas aos molhos de creme azedo.

Além disso, a hortelã é adicionada para dar sabor a bebidas alcoólicas, kvass e molho okroshka.

hortelã

Para fins medicinais

A hortelã é usada tanto em práticas tradicionais quanto médicas. Seu extrato é encontrado em muitos medicamentos, incluindo gotas para tratar inflamação do trato respiratório superior e comprimidos para angina. O extrato de hortelã também é usado para remover cálculos urinários e biliares e como desinfetante.

A planta é amplamente utilizada na medicina popular. É usada para fazer decocções e inalar para resfriados. Uma compressa de hortelã pode combater fungos nas unhas, e uma tintura pode ser usada para aliviar enxaquecas. O óleo é usado externamente para tratar feridas.

Condições necessárias para o crescimento

Para cultivar hortelã alta e perfumada, ela precisa das condições certas. Isso requer plantá-la em solo adequado e escolher o local certo no jardim.

hortelã

Iluminação

A hortelã-crespa se desenvolve bem em áreas bem iluminadas, mas sombreadas ao meio-dia. Longas horas de luz do dia são essenciais para o desenvolvimento da planta. Arbustos também podem ser plantados sob árvores, mas apenas aquelas com copas delicadas. Em plena sombra, os caules da hortelã ficarão fracos e as folhas serão finas e de cor clara.

Composição adequada do solo

O solo para a planta deve ser solto, permeável e fértil. É preferível que seja fertilizado com a cultura anterior. O substrato é preparado com os seguintes componentes:

  • solo de jardim;
  • húmus;
  • turfa;
  • areia de rio.

Se a água subterrânea estiver próxima à superfície da terra, você precisará fazer canteiros elevados e certificar-se de colocar drenagem nos buracos de plantio.

hortelã

Condições de temperatura

A temperatura ideal para o desenvolvimento da hortelã-verde é de 20 a 25 °C. Se for cultivada em ambientes internos e a iluminação for baixa, a temperatura deve ser reduzida para 15 a 17 °C. No entanto, é melhor fornecer iluminação artificial para as plantas.

Pousar

Para garantir que um jardineiro possa fazer uma variedade de bebidas refrescantes durante o verão e também conseguir secar hortelã suficiente para bebidas quentes no inverno, a cultura deve ser plantada corretamente.

Prazos

A hortelã é semeada na primavera, quando o clima fica consistentemente quente. Este procedimento também pode ser feito no final de agosto. Se a hortelã foi cultivada ou comprada como mudas, pode ser plantada em maio.

hortelã

Atenção! Após coletar as sementes em outubro, você pode semeá-las diretamente em bandejas de mudas ou armazená-las na geladeira e plantá-las diretamente no solo na primavera.

Preparação do material de plantio e do local

A área designada para o plantio de hortelã é limpa de ervas daninhas, escavada e solta. Durante a escavação, você pode adicionar fertilizante composto pelos seguintes componentes:

  • 3 quilos de húmus;
  • 2 colheres de sopa de cinzas de madeira;
  • 15 gramas de superfosfato, cloreto de potássio e nitrato de amônio.

A dosagem indicada é para aplicação de fertilizante por 1 metro de solo.

Como plantar hortelã

A hortelã pode ser semeada ou plantada na área como mudas prontas.

hortelã

Semeando sementes

Sulcos rasos, com no máximo 1 a 2 centímetros de profundidade, são feitos no solo preparado. As sementes são semeadas nesses sulcos. O espaçamento entre as fileiras é de 40 a 45 centímetros. Assim que as sementes germinarem, elas devem ser desbastadas, deixando uma distância de 35 a 40 centímetros entre elas.

Transplante

Para plantar mudas de hortelã, cave buracos com 35 a 40 centímetros de distância entre si. Regue bem e plante os arbustos. Compacte levemente o local de plantio e cubra com turfa para reter a umidade do solo.

Cuidando da colheita

A hortelã não requer muitos cuidados. Precisa ser regada, o solo deve ser solto em seguida e os brotos devem ser colhidos prontamente para estimular o perfilhamento.

hortelã

Regularidade da rega

A hortelã-crespa se desenvolve bem com umidade. Ela precisa ser regada com frequência nos primeiros dias após o plantio. Isso deve ser feito à noite. Em seguida, regue os arbustos para que o solo sob eles fique úmido, mas não encharcado.

Capina e afrouxamento

Após cada rega, o solo deve ser solto. Isso evitará a formação de crostas, que podem dificultar a respiração das raízes.

Para garantir que as plantas possam se desenvolver livremente, especialmente quando jovens, as plantações precisam ser capinadas.

Doenças e pragas: prevenção e controle

A hortelã-crespa pode ser suscetível a doenças fúngicas causadas por chuvas intensas e baixas temperaturas. Elas também podem ser desencadeadas por rotação inadequada de culturas e excesso de nitrogênio no solo. Para evitar isso, borrife os arbustos com uma solução de calda bordalesa a 1% na primavera. Tratar as plantas com uma solução de enxofre coloidal a 1% protegerá contra o oídio.

hortelã fresca

A hortelã crespa pode ser atacada por pragas como cigarrinhas, besouros-pulga, pulgões e vermes-arame. Para prevenir essas pragas, reveze o local de plantio a cada dois anos, cave-o e remova os restos vegetais. Você também pode pulverizar as plantas com uma solução de celidônia preparada da seguinte maneira:

  • 200 gramas de grama são despejados com 10 litros de água;
  • infundido por 24 horas;
  • sabão ralado é adicionado à infusão.

A solução é filtrada e então os arbustos são pulverizados com ela.

Métodos de reprodução

A hortelã crespa pode ser propagada em um jardim de várias maneiras: por sementes, rizomas e estacas.

arbusto de hortelã

Sementes

A semeadura é realizada em março da seguinte forma:

  • solo nutritivo e solto é despejado na caixa;
  • as sementes são espalhadas sobre a superfície e depois levemente pressionadas com um fósforo;
  • as plantações são pulverizadas com água de um borrifador;
  • A caixa é coberta com filme ou vidro.

A cobertura deve ser removida diariamente para permitir que as mudas arejem. Quando duas folhas verdadeiras aparecem, as mudas são transplantadas para vasos individuais. Antes do plantio ao ar livre, os arbustos são levados para fora para endurecer.

Dica! Como a hortelã pode rapidamente tomar conta da área ao redor, a área de plantio deve ser cercada com ardósia em todo o perímetro.

Rizoma

Um arbusto maduro que atingiu 3 anos de idade pode ser dividido por rizoma. Para isso, siga estes passos:

  • o arbusto é desenterrado e cuidadosamente dividido em várias partes;
  • são feitos buracos de plantio com cerca de 10 centímetros de profundidade, nos quais são plantadas as divisões, cada uma com uma parte da raiz, vários brotos e botões de crescimento;
  • Os arbustos são regados e cobertos com turfa.

arbusto de hortelã

A distância entre as plantas é mantida entre 30 e 40 centímetros.

Estacas

Este método de propagação utiliza estacas apicais. O procedimento de propagação é o seguinte:

  • brotos de 7 a 8 centímetros de comprimento são cortados;
  • colocado na água para enraizamento;
  • Quando as raízes atingem 1 centímetro, as mudas são plantadas no solo.

Você também pode germinar as mudas em areia úmida. O aparecimento de novas folhas indicará que a muda está pronta para o plantio.

Colheita e armazenamento

A hortelã está pronta para ser colhida no verão — quando está crescendo ativamente, mas ainda não floresceu. Você pode colher apenas as folhas ou os caules com as lâminas foliares. Estas devem ser cortadas em ⅓ do seu comprimento para que a hortelã possa desenvolver brotos laterais para colheita posterior.

Seque as ervas em um local escuro e ventilado. Espalhe-as em uma camada fina sobre papel ou pano de algodão. Elas também podem ser penduradas para secar em maços. O som crocante das folhas e caules indica que estão prontas. Armazene as ervas em um recipiente fechado.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata