A maioria das espécies de hortelã não é utilizada por humanos. Existem aproximadamente 300 variedades conhecidas, mas apenas 25 a 30 são amplamente utilizadas. As espécies de hortelã diferem em suas características e características. Um estudo detalhado das descrições ajudará você a escolher a mais adequada.
Sobre a planta
A planta é amplamente utilizada na culinária, cosmetologia, medicina e outras indústrias. A maioria das variedades contém altos níveis de mentol e possui um aroma forte. As plantas são perenes e preferem solo cultivado. São fáceis de cuidar, exigindo pouca fertilização ou rega frequente. Reproduzem-se por raízes, folhas e sementes.
Ao cultivar hortelã no seu jardim, evite plantá-la no solo. É melhor confina-la em um recipiente para que as raízes não se espalhem além da área designada. Todas as partes da planta — flores, folhas, caules e raízes — são utilizadas. As folhas são coletadas depois que a planta termina a floração. Eles são secos e armazenados em recipientes de vidro. A especiaria é cultivada em escala industrial e utilizada em diversos setores.
Propriedades benéficas
A planta não é cultivada por sua bela aparência ou aroma, mas pelos benefícios que traz às pessoas.
Beneficiar:
- ajuda a eliminar a inflamação do trato respiratório;
- é um antiespasmódico e antisséptico;
- ajuda no tratamento de resfriados;
- reduz a pressão arterial;
- fortalece a visão;
- tem efeito analgésico;
- acalma, reduzindo o nível de ansiedade e pânico;
- ajuda você a adormecer;
- ajuda com angina;
- alivia dores no estômago e intestinos;
- tem efeito colerético;
- trata constipação e flatulência;
- alivia dores de cabeça;
- melhora o apetite e muito mais.

Os benefícios desta planta são muito discutidos. Em sua forma pura, a hortelã é benéfica. Também é usada como aditivo aromatizante em bitters e medicamentos.
Não é aconselhável usar:
- crianças menores de 3 anos;
- pacientes com hipotensão;
- pessoas com intolerância individual;
- mães durante a lactação.
O uso de hortelã causa infertilidade e varizes, por isso você deve consultar um médico antes de usar.
Onde cresce
As plantas são encontradas em diversos locais. Além disso, cada espécie cresce em uma região específica. A hortelã pode ser encontrada perto de corpos d'água: rios, lagos, pântanos e ravinas. Também é encontrada em estepes florestais e estepes, praticamente em toda a Rússia.

Ela também cresce bem em canteiros de jardim. Com o posicionamento adequado e cuidados fáceis, os jardineiros podem desfrutar de seu próprio suprimento desta erva saborosa e saudável.
Variedades de hortelã
A diversidade de espécies é impressionante. Todas as variedades são benéficas. Mas elas diferem na aparência e em algumas propriedades. Existem as variedades mais comuns e familiares aos jardineiros.
Erva-de-gato
A planta também é conhecida como erva-de-gato. Seu aroma cítrico atrai gatos. Os apicultores consideram esta variedade atraente porque produz um mel rico.

Na natureza, cresce em estradas, florestas, terrenos baldios e outros lugares:
- pertence aos representantes perenes das ervas medicinais;
- usado em muitas indústrias;
- as flores são roxas;
- época de floração junho–julho;
- altura 0,5-1 m.
É fácil de cuidar e não requer rega ou fertilização frequentes. É usada para fins decorativos no jardim.
Erva-cidreira
Esta erva é usada com mais frequência do que outras variedades e em todas as áreas, incluindo culinária, medicina e perfumaria.

Outro nome para a erva:
- Melissa;
- hortelã com mel;
- sapatinho de mel;
- mel.
É considerada a mais benéfica de todas as variedades de hortelã. É importante para a produção de mel, pois é uma planta melífera:
- perene;
- floresce no verão;
- altura 0,3-1,2 m;
- as flores são lilás claro ou violeta claro;
- resistente à geada.

Jardineiros que cultivam erva-cidreira notam a natureza pouco exigente da planta. Ela não tem preferências por solo e prospera em qualquer tipo de solo. Não requer fertilização e é livre de pragas. Ela produz seus próprios frutos, que podem ser semeados para criar arbustos adicionais.
Poejo
Possui uma ampla gama de usos. É comum no Cáucaso do Norte e em países europeus. A planta é baixa, atingindo 0,6 m de altura. As flores são rosa com um tom lilás, com um tubo branco na base. Começa a florescer em julho e continua durante todo o mês. É usada em farmacologia, medicina popular e culinária.
Mulheres grávidas devem usar hortelã com cautela, pois ela tem propriedades abortivas.É fácil de cultivar e requer poucos cuidados. É usada em paisagismo e cultivada em canteiros separados.
hortelã marroquina
A altura da planta é de 40 a 60 cm. Esta variedade é altamente resistente à geada, tornando-a adequada para cultivo em qualquer região. Suas folhas têm um sabor mais suave que o da hortelã-pimenta. Por esse motivo, esta variedade é adicionada ao popular mojito. Pode ser plantada isoladamente ou em grupos e ajuda a criar belas composições de jardim.
As propriedades benéficas desta hortelã são variadas; ela é usada no tratamento de pressão alta, problemas digestivos e outras enfermidades.
O plantio é bastante simples; os jardineiros semeiam raízes ou sementes. O cuidado é padrão. As seguintes práticas agrícolas são seguidas: regar e afofar o solo. As plantas não requerem outros cuidados.

Chocolate com menta
Difere de outras variedades por apresentar um aroma sutil de chocolate. Seu sabor é mais suave do que o de todas as variedades conhecidas. É usada como aditivo em bebidas e confeitos. A planta é baixa, atingindo pouco mais de 0,5 m. As folhas são roxas, assim como as flores. Os óleos essenciais pelos quais a hortelã é apreciada são encontrados em todas as partes da planta.
As folhas são colhidas durante a floração, pois é quando a concentração de óleo é mais alta. Os arbustos são usados para criar jardins decorativos e canteiros de flores. Não requer cuidados especiais; todas as técnicas são padronizadas. A variedade é propagada por estacas verdes, brotos contendo parte do sistema radicular da planta-mãe e sementes.

Hortelã de jardim
A desvantagem dessa variedade é que ela não tem um aroma forte. No entanto, isso não a impediu de se espalhar pela Rússia. Esta espécie é frequentemente encontrada na natureza. Seus habitats favoritos são áreas sombreadas perto de corpos d'água ou clareiras em florestas.
A planta é perene, mas os caules são anuais. Eles têm formato tetraédrico, com no máximo 1 m de comprimento. A planta tem 45 cm de altura, mas o arbusto, graças aos seus caules vigorosos, cresce até 1 m de largura. Esta variedade floresce quase todo o verão, começando em junho. A cor da flor é lilás.

Ombalo: hortelã-pulga
Esta variedade de hortelã recebe esse nome porque sua alta concentração de óleos essenciais repele mosquitos, pulgas e outros insetos. Os caules são rasteiros, com 75 a 80 cm de comprimento, e a planta tem 30 cm de altura. As flores são lilases ou roxo-claras. O aroma é delicado, discreto e agradável. Esta especiaria floresce por um longo período, começando em julho. A planta termina a floração após a primeira geada.
Consumir ombalo em grandes quantidades pode causar doenças no fígado ou morte.Esta espécie é classificada como planta melífera. É amplamente utilizada na culinária de vários países, adicionando um sabor picante aos pratos. A planta prospera em ambientes quentes; se não for mantida aquecida, os brotos enfraquecem, o aroma é menos intenso e o sabor, menos rico. A planta requer poucos cuidados especiais. Se houver chuva suficiente, não é necessário regar. O solo ao redor da planta deve ser revolvido periodicamente.

Hortelã-cavalo
Uma variedade comum de planta, que se distingue das demais pelas flores brancas. Alguns jardineiros a conhecem em primeira mão. A hortelã tem vários nomes:
- marroio-de-parede;
- capim-do-brejo;
- shanta;
- Marroio branco.
Esta planta perene atinge 0,6 m de altura. O caule é bastante pubescente. As flores nascem nas axilas das folhas. A floração dura bastante tempo, de julho a setembro. A planta é amplamente distribuída, encontrada na Ásia Central, em toda a Europa, África e China.

A colheita ocorre durante a floração; quanto mais macios os caules, melhor a colheita. Jardineiros costumam cultivar esta variedade; a planta, pouco exigente e fácil de cultivar, prospera em seus jardins.
Hortelã-pimenta
O tipo mais comum de hortelã. É usada em todas as áreas, especialmente na medicina e na culinária. Jardineiros preferem cultivar esta variedade devido às suas inúmeras propriedades benéficas, aroma persistente e sabor excelente. Comer hortelã pode ajudar a repor deficiências de vitaminas e minerais, mas consulte um médico antes de usar.
O óleo é extraído dessa variedade da planta, e toda a parte aérea é utilizada.
A hortelã-pimenta é cultivada há muito tempo. É preciso preparar um canteiro para o plantio. O solo deve ser fértil e solto. A planta prospera tanto na sombra quanto no sol. No entanto, aquelas cultivadas em pleno sol exigem regas mais frequentes.

Menta encaracolada
Esta variedade é semelhante à hortelã-pimenta em sua composição e propriedades. Contém um grande número de macro e microelementos e vitaminas.
Existem vários outros nomes para esta espécie:
- encaracolado;
- em forma de espiga;
- Alemão;
- jardim;
- primavera;
- hortelã.
Atinge 1 m de altura. Possui numerosos caules, cujas folhas são enrugadas ou encaracoladas. Daí o nome da espécie. As flores são rosa com um tom lilás. A floração dura vários meses.

O perfil de sabor da planta combina notas de diversas espécies. No entanto, a hortelã crespa tem um sabor distinto, sem o toque mentolado. As sementes para plantio são colhidas em outubro. A propagação é feita por divisão de raízes e sementes. Cuidar da hortelã é fácil e não há requisitos especiais.
De folhas longas
À primeira vista, o arbusto parece prateado. Isso ocorre porque os caules e as folhas são densamente pubescentes. Floresce de julho a agosto, com uma tonalidade lilás. É mais frequentemente encontrada perto de corpos d'água. Sua altura depende das condições de cultivo e varia de 30 a 100 cm. Também é usada em todas as áreas: medicina, cosmetologia e vida cotidiana.
O cultivo desta hortelã é praticado há muito tempo em jardins. É frequentemente cultivado em escala industrial. Poucas pessoas conhecem a diversidade de espécies de hortelã, mas apenas algumas são amplamente cultivadas.











