- Como distinguir entre hortelã e erva-cidreira
- Por sinais externos
- Cheiro
- Gosto
- Diferenças na composição química
- Comparação de culturas
- Propriedades úteis e medicinais da hortelã e da erva-cidreira
- O que é mais calmante?
- Conteúdo calórico, valor nutricional
- Onde as ervas medicinais são usadas?
- Como pode ser usado na medicina?
- Cosmetologia
- Dietética
- Eles são prejudiciais? E para quem são contraindicados?
Proprietários de casas costumam plantar hortelã e erva-cidreira em seus jardins. Muitos gostam de usar essas ervas aromáticas para preparar chá, mas nem todos conseguem diferenciá-las na prática. Embora pareçam muito semelhantes à primeira vista, há uma série de características distintivas que as tornam fáceis de distinguir.
Como distinguir entre hortelã e erva-cidreira
Entender as diferenças entre as plantas requer um pouco de botânica. A hortelã, por exemplo, pertence à família Lamiaceae e é caracterizada por um aroma forte e um teor significativo de mentol. A melissa é uma planta herbácea perene pertencente à mesma família da hortelã. Essas plantas diferem em uma série de características, que discutiremos a seguir.
Por sinais externos
Observando mais de perto, as diferenças entre as plantas são fáceis de identificar. A hortelã tem caule reto e flores roxas reunidas em inflorescências em forma de espiga. A planta atinge no máximo um metro de altura. As raízes são finas e as folhas ovais. A planta raramente dá frutos.
A erva-cidreira tem caule ramificado, com flores em formato de anéis falsos e tonalidade lilás. A planta pode atingir um metro e meio de altura. As folhas são ovais.
Cheiro
É mais fácil distinguir essas duas plantas pelo aroma. A hortelã tem um aroma distinto de mentol. A melissa, por outro lado, tem um aroma mais suave, com notas de limão.

Gosto
Quanto ao sabor, as ervas são fáceis de distinguir. A primeira planta tem um aroma semelhante ao mentol, por isso o sabor é semelhante. A hortelã-pimenta é às vezes adicionada a carnes ou assados; é fácil identificá-la pelo sabor devido ao seu sabor picante.
A erva-cidreira tem um aroma menos pronunciado, e somente após uma mastigação cuidadosa é possível detectar o sabor de limão. Esta erva é frequentemente adicionada à limonada.
Diferenças na composição química
A hortelã é caracterizada por uma rica composição química, em particular, ela possui:
- óleos essenciais;
- fibra alimentar;
- gorduras;
- ácidos saturados;
- minerais;
- vitaminas (grupos A, B, C).

A melissa não contém muitas substâncias benéficas. No entanto, isso não anula seus efeitos benéficos para o corpo. A planta contém minerais como manganês, magnésio e ferro; vitaminas A e B; e gorduras.
Comparação de culturas
Em seguida, propomos considerar as características comparativas da hortelã e da erva-cidreira.
Propriedades úteis e medicinais da hortelã e da erva-cidreira
Ao falar sobre as propriedades benéficas da hortelã, vale destacar que a planta:
- usado como sedativo;
- reduz a pressão;
- expele bile;
- tem efeito diurético;
- alivia os sintomas de náuseas;
- tem efeito analgésico;
- tem efeito anti-inflamatório (em cosmetologia);
- promove o crescimento do cabelo;
- elimina o mau hálito;
- reduz o apetite;
- tonifica o corpo;
- promove a sobriedade após abuso de álcool.

A Melissa tem as seguintes propriedades benéficas e medicinais:
- melhora a imunidade;
- limpa os vasos sanguíneos;
- tons;
- tem um efeito positivo na função cerebral;
- fortalece o corpo;
- usado como um agente anti-inflamatório;
- tem efeito antiviral;
- promove a rápida remoção de fluidos do corpo;
- alivia o estresse psicoemocional.
O que é mais calmante?
Para um efeito calmante, o chá de erva-cidreira é uma boa opção. Tanto a erva-cidreira quanto a hortelã podem reduzir a pressão arterial, portanto, pessoas com pressão baixa devem evitar o consumo excessivo.

Conteúdo calórico, valor nutricional
Em termos de calorias, 100 gramas de hortelã contêm 70 quilocalorias. Além disso, a erva contém: 3,75 gramas de proteína, 0,94 gramas de gordura, 6,89 gramas de carboidratos, 8 gramas de fibra alimentar, 1,76 gramas de cinzas e 78,65 gramas de água.
A mesma quantidade de erva-cidreira contém 49 quilocalorias. O valor nutricional desta planta é: 3,7 gramas de proteína, 0,4 gramas de gordura, 8 gramas de carboidratos, 85,55 gramas de água, 2,03 gramas de cinzas.
Onde as ervas medicinais são usadas?
Em seguida, propomos analisar onde as ervas medicinais são utilizadas.

Como pode ser usado na medicina?
Na medicina, hortelã e erva-cidreira não diferem muito. A única coisa a considerar é a dosagem. Essas ervas são usadas principalmente como sedativo.
Cosmetologia
A melissa é amplamente utilizada em cosmetologia. A planta é usada em máscaras e cremes. É adequada tanto para peles secas quanto oleosas. Também pode ajudar com caspa. A hortelã é recomendada para pessoas com pele oleosa. Produtos à base de plantas podem fechar os poros, eliminar o brilho e secar áreas ressecadas.
Além disso, adicionar infusão de hortelã ao seu xampu pode acelerar o crescimento do cabelo.
Dietética
Tanto a hortelã quanto a erva-cidreira são usadas na culinária. São frequentemente adicionadas a saladas e sopas de legumes. Plantas secas são usadas como temperos. Seu sabor e aroma as tornam ideais para conservar diversos ingredientes para o inverno.

A hortelã atua como um poderoso agente aromatizante. É usada como aditivo aromatizante em doces e até mesmo como elemento decorativo. A melissa raramente aparece em confeitaria.
Eles são prejudiciais? E para quem são contraindicados?
A questão dos efeitos nocivos das plantas permanece igualmente urgente. Hortelã e erva-cidreira podem ter um forte efeito sedativo em algumas pessoas, portanto, aqueles que trabalham com trabalhos que exigem maior concentração devem ter isso em mente. Chás de ervas também não são recomendados para crianças.A hortelã não deve ser incluída na dieta de quem sofre de varizes.











