Descrição e propriedades da hortelã marroquina, instruções de plantio e cuidados

A hortelã marroquina é famosa por seu aroma maravilhoso e propriedades benéficas. É usada para fazer bebidas e decorar sobremesas. Devido ao seu alto teor de óleos essenciais e mentol, esta planta perene ganhou popularidade na medicina e na culinária. O arbusto é fácil de plantar e requer cuidados mínimos. Para plantar esta planta rasteira com sucesso, leia as informações abaixo.

Características da hortelã marroquina

A hortelã marroquina é um arbusto aromático perene. A erva é resistente à seca e às intempéries. Os arbustos parecem harmoniosos quando plantados individualmente ou em grupos. Em paisagismo, a cultura é plantada ao longo de caminhos, em jardins e em bordaduras mistas.

Descrição externa da hortelã

Um arbusto perene compacto e densamente foliado, que cresce até 50-60 cm de altura. Os caules são eretos e as folhas são enrugadas e de cor esmeralda, com bordas serrilhadas e leve pubescência. A hortelã é conhecida por sua alta resistência à geada e é adequada para cultivo em qualquer região.

O sabor e o cheiro da hortelã marroquina

As folhas desta planta perene têm um sabor picante, mais suave que o da hortelã-pimenta. A erva é amplamente utilizada na culinária e adicionada a mojitos. Um jardim onde a hortelã marroquina cresce cria um aroma único e revigorante.

hortelã

Quais são os benefícios da hortelã e há alguma contraindicação ao seu uso?

A hortelã marroquina é altamente valorizada na medicina alternativa por suas propriedades curativas. A erva contém inúmeros elementos benéficos e óleos essenciais de mentol, que ajudam a combater e prevenir inúmeras patologias. A planta possui propriedades anti-inflamatórias, relaxantes e analgésicas. O uso da hortelã normaliza a pressão arterial, tem um efeito benéfico no trato gastrointestinal e alivia dores, espasmos musculares, irritação, insônia e depressão.

Há uma série de restrições ao uso da hortelã marroquina. Entre elas, estão as seguintes:

  • idade até 6 anos;
  • gravidez, lactação;
  • pressão arterial baixa;
  • patologias hepáticas, renais e disfunções do trato geniturinário.

hortelã em um pote

A hortelã também tem um efeito positivo na saúde feminina. Seu uso ajuda a aliviar os sintomas da menopausa e a aliviar as dores menstruais.

Onde a hortelã é usada?

As folhas de hortelã marroquina são usadas para fazer chás quentes, coquetéis e bebidas geladas. As folhas frescas e verde-claras são perfeitas para fazer um Mojito. Para fins medicinais, a planta é usada para fazer tinturas e decocções.

Quais condições a variedade marroquina exige?

A hortelã marroquina é amplamente cultivada em jardins nas regiões central e sul dos países da CEI. No norte, a planta é cultivada em estufas. É importante selecionar o local e o solo adequados, fornecer luz suficiente à erva e plantá-la corretamente.

hortelã no jardim

Solo

A hortelã cresce melhor em solo úmido, arenoso e permeável, rico em cálcio. A umidade deve ser moderada e o local deve ser ensolarado ou parcialmente sombreado. É cultivada comercialmente ou para consumo próprio. Os brotos da planta são resistentes à geada até -25 °C.

Plantando sementes

As sementes de hortelã são semeadas em recipientes plásticos preparados com tampa. Isso cria uma estufa em miniatura. Você pode fazer furos na tampa para evitar a abertura constante dos recipientes. Semeie as sementes em solo úmido, previamente cavado em sulcos de 5 mm de profundidade. Coloque cuidadosamente as sementes selecionadas nesses sulcos.

Como são pequenas, use um borrifador para evitar lavá-las. Polvilhe terra por cima. Coloque os recipientes com as sementes semeadas em um parapeito de janela bem iluminado, em um ambiente aquecido. Depois que os brotos brotarem, eles podem ser plantados ao ar livre.

cultivando hortelã a partir de sementes

Época de plantio da planta

A hortelã deve ser plantada em estufa ou dentro de casa no final de fevereiro. As mudas são transplantadas para o jardim no final de abril ou início de maio. O solo deve ser aquecido a 10-15 graus Celsius.

Preparação do material de plantio e do local

Uma semana antes do plantio, solte o solo e remova as ervas daninhas. Adicione 0,5 baldes de cinzas de madeira, composto e húmus ao terreno e misture. Antes do plantio, regue o solo com uma solução de permanganato de potássio. Isso evitará doenças e ataques de besouros nocivos. Como esta variedade é rasteira e pode tomar conta de plantações inteiras, cave barreiras ao redor do terreno.

Eles usam metal ou ardósia, o que impede que o rizoma se espalhe por toda a área.

crescendo no solo

Mudas de hortelã são mergulhadas em uma solução estimulante do crescimento radicular, como Prestige ou Epin, por meia hora. O sistema radicular é cuidadosamente espalhado. As mudas não devem apresentar sinais de danos ou ataques de besouros.

Plantando mudas de hortelã

Os melhores predecessores da hortelã marroquina incluem leguminosas e plantas perenes. Antes de plantar mudas de hortelã, divida o rizoma em 2 a 3 partes. Cada parte deve ter brotos de raiz com brotos dormentes. Plante as mudas em covas rasas com 5 cm de profundidade.

A distância entre os brotos deve ser de 15 cm. Após o plantio dos rizomas, regue abundantemente e cubra com terra. Novas folhas aparecerão em 10 a 20 dias.

Em seguida, você pode alimentar as mudas com uma solução de ureia – 1 g de solução nutritiva para cada 1 litro de água. Adicionar minerais contendo fósforo e nitrogênio também é benéfico.

Frequência de rega da hortelã marroquina

A hortelã deve ser regada três vezes por semana no verão e uma vez por semana na primavera e no outono. A água deve ser aplicada nas raízes. Para evitar que a umidade evapore muito rapidamente, a área ao redor da planta deve ser coberta com turfa, serragem ou feno.

tubérculos de rega

Capina e afrouxamento

A hortelã deve ser periodicamente afofada para melhorar a aeração. Isso evita a formação de crostas no solo, o que prejudica o sistema radicular da planta. A hortelã marroquina pode parar de crescer e murchar. A capina remove ervas daninhas que inibem o crescimento.

Prevenção e controle: doenças e pragas da hortelã

A hortelã às vezes é afetada por oídio e ferrugem. As causas incluem plantios densos. Ao transplantar mudas, é importante manter uma distância segura. Os sintomas incluem manchas cor de ferrugem nas folhas. As partes afetadas devem ser removidas ou queimadas. A coroa não deve ser pulverizada com fungicidas; essas folhas são impróprias para uso.

doenças e pragas da hortelã

Pragas de plantas

A hortelã marroquina pode ser atacada por gorgulhos, pulgões, moscas-brancas e lesmas. Você pode remover os besouros manualmente, mas é melhor pulverizar as plantas com inseticidas. Depois, aguarde o tempo especificado nas instruções do produto antes de colher as folhas.

Colheita e armazenamento de hortelã

Durante o primeiro ano de crescimento vigoroso da hortelã, as folhas frescas são colhidas para secagem. Isso é feito antes que a planta perene aromática comece a florescer, pois é quando os componentes benéficos e os óleos essenciais naturais se acumulam.

Para preservar o máximo de sabor, o material coletado é seco à sombra.

As folhas podem ser moídas até virar pó, ou os galhos podem ser secos. Espécimes frescos podem ser armazenados em um pano úmido na geladeira.

hortelã secando

Receitas para usar esta planta medicinal na medicina popular

Existem muitas maneiras de preparar a hortelã marroquina para fins medicinais. Tinturas, decocções, bebidas alcoólicas e chás são feitos a partir da planta. Pendurar maços da planta pelo quarto pode refrescar o ar. Óleos essenciais acalmam o sistema nervoso e melhoram o sono. Pendurar talos de hortelã no quarto pode ajudá-lo a cair nos braços de Morfeu mais rápido.

Infusão e decocção de hortelã

A tintura e a decocção de hortelã são preparadas usando diferentes tecnologias.

  1. Para fazer uma infusão, pegue 2 colheres de sopa de folhas de hortelã ou hortelã fresca e despeje uma xícara de água fervente sobre elas. Enrole o recipiente e deixe em infusão até esfriar completamente. Em seguida, coe.
  2. Para fazer uma decocção, pegue 2 colheres de sopa de ervas frescas ou secas e adicione um copo de água fria. Aqueça a decocção, tampada, em banho-maria até que apareçam bolhas. Coe a mistura e deixe esfriar.

tinturas de mentaOs produtos devem ser armazenados na geladeira por no máximo 24 horas. Um armazenamento mais longo fará com que as propriedades benéficas da planta sejam perdidas. A decocção é usada para tratar problemas respiratórios por meio de gargarejos, administração oral e inalação. A decocção de hortelã marroquina é usada da mesma forma para problemas digestivos, doenças vasculares e doenças cardíacas. Uma tintura desta planta medicinal é útil para aliviar os sintomas da artrite. Despeje um copo da infusão em um banho morno e deixe de molho por meia hora.

Chá com hortelã

Para fazer chá verde ou preto, deixe a hortelã em infusão em água a 26°C. Você pode misturar o chá com tomilho, rosa mosqueta ou camomila. Esta bebida mata a sede e tem um efeito calmante.

Em climas quentes, beba o chá gelado, adicionando cubos de gelo. Em climas frios, a bebida aquece e energiza.

Deve ser bebido após esforço mental ou físico.

Tintura alcoólica de uma planta medicinal

Para preparar uma infusão de hortelã à base de álcool, pegue 100 gramas de folhas frescas amassadas e adicione 0,5 litro de vodca. Guarde em local escuro por três semanas. Agite a mistura semanalmente e coe. Guarde a infusão pronta na geladeira.

Este remédio alivia dores de cabeça e promove o relaxamento. Pode ser aplicado na pele após contusões. Para dores de dente, você pode enxaguar a boca com uma colher de chá da tintura diluída em um copo de água morna. Espasmos intestinais podem ser aliviados bebendo um copo d'água com 15 gotas da infusão antes das refeições.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata