Como propagar hortelã: estacas, sementes, divisão, cuidados

Você pode cultivar muitos em seu terreno tipos de hortelã – mentol, hortelã-pimenta, hortelã-de-folhas-longas e hortelã-maçã. Esta planta requer pouca atenção e produz rapidamente uma colheita de folhagem aromática que pode ser usada na cozinha, no armário de remédios e na aromaterapia. Aprenda a propagar variedades individuais de hortelã para que você possa tentar cultivá-las em seu jardim.

Peculiaridades da propagação da hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta é uma das variedades mais populares. Contém uma grande quantidade de mentol, que confere às folhas um aroma forte e propriedades refrescantes. Esta variedade foi cultivada artificialmente e não é encontrada na natureza. Portanto, sementes de hortelã-pimenta não são encontradas em lojas; pacotes com esses nomes geralmente contêm outras subespécies ou sementes com baixas taxas de germinação.

As sementes de hortelã-pimenta podem germinar em diversas condições, mas o número de brotos resultantes será mínimo o suficiente para o trabalho de um biólogo, mas insuficiente para a colheita. Portanto, a hortelã-pimenta é propagada de forma mais confiável por estacas.

Propagação por sementes

Este método é adequado para variedades não híbridas, como hortelã aquática, hortelã da floresta e hortelã verde (hortelã de jardim). Compre apenas material de plantio de alta qualidade e comprovado!

Você pode plantar a planta diretamente em terreno aberto ou começar com mudas dentro de casa. A hortelã também cresce bem em ambientes internos, no parapeito de uma janela.

arbusto de hortelã

Para obter mudas a partir de sementes, é importante o seguinte:

  1. Luz solar. A planta prefere áreas ensolaradas ou parcialmente sombreadas.
  2. Calor. Condições ideais para germinação: cerca de 22 graus.
  3. Umidade do ar e do solo.
  4. O solo deve ser solto e fértil.
  5. Plante as sementes superficialmente, 1-2 centímetros, pois elas são pequenas.

Comece a plantar dentro de casa em fevereiro. Cubra os recipientes de sementes com filme plástico por duas semanas e areje-os periodicamente para evitar o apodrecimento. Recipientes de plástico com tampa podem ser usados.

Em 2 a 3 semanas, todas as sementes viáveis ​​brotarão. Espere até que duas folhas apareçam e transplante as mudas para recipientes separados, com 5 centímetros de distância entre si.

Desbaste as mudas conforme elas crescem. As plantas de hortelã maduras devem ser espaçadas em pelo menos 35 centímetros. Não jogue fora as plantas arrancadas; replante-as em outro lugar.

Se você planeja plantar em canteiros abertos, é melhor cavar a uma profundidade de 20 a 30 centímetros no outono e fertilizá-los. Húmus e fertilizantes minerais são adequados. Comece a semear em abril ou na primeira quinzena de maio. Lembre-se de regar a hortelã regularmente para evitar que o solo seque. Evite regar imediatamente após a semeadura para evitar que as sementes afundem muito.

um raminho de hortelã

Estacas de raiz

A hortelã possui um sistema radicular desenvolvido, com brotos em brotos longos, permitindo que a planta cubra grandes áreas sozinha. Essa característica é explorada na propagação por mergulhia.

Em setembro, desenterre o rizoma, cubra-o com terra e guarde-o em local fresco e escuro até a primavera. A planta-mãe deve estar saudável e livre de pragas. Na primavera, corte pedaços de 10 centímetros de comprimento da raiz e do broto e plante-os em solo úmido e solto a uma profundidade de 5 a 7 centímetros.

Após 10 a 14 dias, as mudas aparecerão nos vasos. Este método é adequado para todos os tipos de hortelã, exceto a hortelã aquática.

Enraizamento de estacas e folhas

Um método simples e confiável. É bom não apenas pela sua alta taxa de sobrevivência, mas também porque você saberá com certeza que tipo de hortelã cultivará. Plantas cultivadas a partir de sementes, especialmente híbridas, podem apresentar características de outra variedade devido à polinização cruzada.

Para propagar por estacas, corte vários ramos saudáveis ​​de hortelã com algumas rosetas de folhas. Coloque-os em água, como em copos ou potes de vidro, cada estaca individualmente. Depois de uma semana, as raízes começarão a aparecer; espere três dias para que cresçam.

Em seguida, plante as novas mudas nas mesmas condições de qualquer outra planta jovem de hortelã: a pelo menos 20 centímetros de distância da planta vizinha, solo solto e fértil, luz, calor e umidade suficientes. Plante-as a 3-5 centímetros de profundidade. Às vezes, até mesmo folhas individuais de hortelã colocadas na água podem produzir raízes.

hortelã em campo aberto

No verão, mudas recém-cortadas podem ser plantadas diretamente no solo, com 15 centímetros de distância entre si, e mantidas bem regadas. Elas brotarão em 7 a 10 dias.

Dividindo a mata-mãe

Com este método de propagação, as novas plantas mantêm todas as características varietais da planta-mãe. Arbustos com 3 anos ou mais podem ser divididos.

Isso deve ser feito no final de abril - início de maio, desde que não haja temperaturas do ar abaixo de zero à noite.

Desenterre o arbusto original e divida-o em vários pedaços. Para garantir que criem raízes, cada pedaço deve ter brotos, vários brotos e um rizoma.

Plante os arbustos separados em covas com cerca de 10 centímetros de profundidade em solo solto e fértil. Cubra com terra compactada e regue. Continue cuidando da planta adulta.

Para garantir que as mudas e partes da planta mãe cresçam bem, após 14 a 20 dias você pode fertilizá-las com uma solução fraca de ureia, um litro por planta.

Cuidados e condições ideais

A hortelã é bastante despretensiosa; na natureza, e às vezes até mesmo em um jardim, ela pode crescer como uma erva daninha.

hortelã em campo aberto

No entanto, se você quer ter a garantia de obter ervas aromáticas de alta qualidade, ricas em óleos essenciais benéficos, forneça à planta boas condições:

  1. A hortelã precisa de solo preto e rico em nutrientes. Ela não cresce em solo muito denso.
  2. Monitore a umidade do ar e do solo, regue os arbustos regularmente, mas não em excesso. Em tempo seco, você pode borrifá-los com água ou regá-los com uma mangueira.
  3. Capine os canteiros regularmente e não deixe que fiquem cheios de ervas daninhas.
  4. Monitore e livre-se imediatamente de pragas de insetos e doenças de plantas.
  5. Mantenha distância entre os espécimes individuais ao plantá-los no solo; não tenha medo de desbastá-los e replantá-los.
harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata