- Informações gerais sobre hortelã de jardim
- Aparência da planta
- Cheiro e sabor
- Propriedades benéficas e prejudiciais
- O que é necessário para cultivar a variedade espigada?
- Iluminação da área
- Temperatura e umidade
- Composição do solo
- Quais culturas podem ser combinadas com plantações?
- Como plantar uma planta em uma horta
- Prazos
- Seleção de material de plantio
- Tecnologia de semeadura
- Plantio de mudas
- Regras gerais de cuidados
- Rega
- Como e o que alimentar
- Beliscando
- Cuidando dos canteiros: afofando o solo e removendo ervas daninhas
- Prevenção de doenças e insetos
- Quando cortar a grama de hortelã
- Métodos de reprodução
- Seminal
- Estacas
- Rizoma
Os cultivadores desenvolveram muitas variedades de hortelã. Todas têm sabor e aroma mentolados únicos. Uma variedade popular plantada por jardineiros é a hortelã-verde, também conhecida como hortelã-de-jardim. É fácil de cultivar e requer pouca manutenção. A planta é capaz de se autopropagar por meio de seus extensos rizomas.
Informações gerais sobre hortelã de jardim
A planta é um arbusto herbáceo. Pode crescer no mesmo local por muitos anos. No inverno, a parte aérea da hortelã-de-jardim desaparece, reaparecendo na primavera, após o sol aquecer a área.
Aparência da planta
O arbusto é composto por caules eretos e tetraédricos, com folhas ovóides enrugadas e bordas serrilhadas. As inflorescências são brancas e rosadas, com pequenas flores de até 3 milímetros de comprimento. O rizoma é ramificado, produzindo novas raízes e brotos. A hortelã floresce no início de julho.
Cheiro e sabor
As folhas de hortelã-pimenta contêm óleos essenciais, o que lhe confere um aroma mentolado característico. Seu sabor é único, refrescante, mas não tão picante quanto, por exemplo, a hortelã-pimenta. É usada em uma variedade de bebidas quentes e frias e para dar sabor a diversos pratos.

Propriedades benéficas e prejudiciais
A hortelã tem as seguintes propriedades benéficas:
- alivia espasmos;
- desinfeta a cavidade oral;
- tem efeito colerético;
- alivia o inchaço;
- usado como agente antipruriginoso;
- usado para distúrbios digestivos.
O óleo de hortelã-verde é usado em cosméticos, medicamentos, confeitaria e outras indústrias. Pode ser prejudicial a pessoas com intolerância, pressão baixa e varizes. Além disso, o consumo de hortelã-verde pode reduzir a libido masculina.

Importante! Os médicos não recomendam o consumo de hortelã durante a gravidez.
O que é necessário para cultivar a variedade espigada?
A hortelã cresce no mesmo lugar por muitos anos, por isso o local para ela deve ser escolhido imediatamente. A escolha deve ser feita de acordo com as necessidades de plantio, bem como com os vizinhos corretos.
Iluminação da área
Escolha um local de plantio para a hortelã-de-jardim que seja bem iluminado, mas sombreado durante o sol quente do meio-dia. Ela também cresce bem em sombra parcial. Em sombra total, os arbustos serão pequenos, com caules e folhas finos.

Temperatura e umidade
A hortelã-verde prefere regas profundas, mas pouco frequentes. Deixe a camada superficial do solo secar. Regue à noite com água aquecida pelo sol durante o dia. Para reter a umidade, os arbustos podem ser cobertos com turfa.
Composição do solo
A planta prefere solos permeáveis e férteis. Cresce bem em solos franco-arenosos e franco-argilosos. Solos encharcados são inadequados; portanto, se o solo estiver próximo à superfície, adicione uma camada de 10 a 15 cm de material de drenagem à cova de plantio.

Quais culturas podem ser combinadas com plantações?
A hortelã cresce bem depois das leguminosas, o que melhora a saúde e solta o solo. Plantar qualquer hortaliça perto da hortelã não é recomendado pelos seguintes motivos:
- Eles são pulverizados com produtos químicos que podem entrar em contato com a hortelã;
- A planta tem rizomas poderosos que se espalham rapidamente para além da área de plantio, sufocando todas as plantações cultivadas.
Para limitar o crescimento da hortelã, você pode cavar camadas de ardósia ao redor do seu perímetro de crescimento.
Como plantar uma planta em uma horta
Para aproveitar as folhas de hortelã perfumadas durante toda a estação, você precisa selecionar material de plantio saudável e plantar os arbustos na época certa.

Prazos
A hortelã-verde pode ser plantada na primavera e no outono. Se plantada na primavera, terá tempo de criar raízes e crescer antes que o frio chegue. A hortelã cultivada em vasos pode ser plantada em qualquer época do ano.
Seleção de material de plantio
Para garantir um crescimento rápido, selecione cuidadosamente o material de plantio. As sementes são adquiridas em lojas especializadas. A embalagem deve incluir informações sobre a variedade, bem como o fabricante ou vendedor.
Se você comprar hortelã com brotos já crescendo, precisará ter certeza de que o rizoma esteja bem desenvolvido.
Tecnologia de semeadura
As sementes de hortelã-pimenta podem ser semeadas diretamente no solo ou previamente em um recipiente para mudas. Para plantar dentro de casa, siga estes passos:
- separe as sementes, remova as secas e não viáveis;
- despeje solo solto, úmido e respirável na caixa de plantio;
- faça sulcos rasos, de até 0,5 centímetros, e semeie as sementes neles;
- preencha os sulcos, borrife as plantações com um borrifador;
- cubra a caixa com filme plástico.

Coloque o recipiente em um local aquecido. Abra o filme diariamente para ventilação. Quando os brotos aparecerem, remova-o. As mudas são repicadas em vasos individuais e, quando crescem, são plantadas ao ar livre.
Plantio de mudas
Plantas crescidas e enraizadas podem ser plantadas a qualquer momento. Para isso, cave um buraco e regue generosamente. Retire a hortelã do vaso sem quebrar a raiz, plante-a no buraco e cubra com terra. Cubra a área da raiz com cobertura morta para reter a umidade.
Atenção: para evitar que a hortelã-de-jardim tome conta de toda a área, sua propagação deve ser limitada plantando folhas de ardósia no solo.
Regras gerais de cuidados
A hortelã-espigmeu não requer muitos cuidados, mas durante os períodos de seca precisará ser regada, afofada e coberta com cobertura morta. Além disso, os brotos devem ser podados periodicamente para estimular um crescimento mais espesso.

Rega
A hortelã-pimenta se desenvolve bem com umidade; sem ela, os brotos se desenvolverão mal. Regue a planta à noite, após o pôr do sol, mas antes de escurecer. Não deixe gotas de água nas folhas durante a noite.
Como e o que alimentar
Ervas não precisam de fertilização; crescem bem sem ela. Aliás, fertilizante em excesso pode estragar seu sabor. A hortelã-verde pode ficar sem fertilização, ou você pode simplesmente aplicar um fertilizante mineral complexo de baixa concentração uma vez na primavera.
Beliscando
A hortelã, no entanto, requer pinçamento: este procedimento promove o despertar dos brotos laterais e, consequentemente, o perfilhamento da planta. A planta pode ser pinçada diversas vezes durante a estação. Se um jardineiro deseja cultivar hortelã com o objetivo de colher folhas aromáticas para o inverno, ela não deve florescer: os pedúnculos devem ser cortados durante a fase de desenvolvimento.

Cuidando dos canteiros: afofando o solo e removendo ervas daninhas
É essencial soltar cuidadosamente o solo, pois os rizomas da hortelã-de-jardim crescem próximos à superfície e podem ser danificados pelos movimentos desajeitados do jardineiro. Pelo mesmo motivo, as ervas daninhas nos canteiros são removidas manualmente. Este procedimento é especialmente necessário quando os arbustos ainda são pequenos: ervas daninhas de crescimento rápido podem sobrecarregar a hortelã-de-jardim, impedindo seu desenvolvimento adequado.
Prevenção de doenças e insetos
As folhas de hortelã-pimenta são usadas para dar sabor a alimentos e bebidas, portanto, não devem ser pulverizadas com produtos químicos. Doenças e pragas devem ser prevenidas.
Para evitar que a hortelã seja afetada por, por exemplo, oídio, os arbustos não são plantados próximos uns dos outros.
Para evitar o aparecimento de besouros-das-folhas, são criadas condições nas quais não há umidade estagnada no solo.
Quando cortar a grama de hortelã
Você pode começar a cortar os caules quando atingirem 20 a 25 centímetros. Eles são usados para o propósito a que se destinam, e o procedimento em si promoverá o perfilhamento da hortelã-de-jardim. As folhas mais tenras e perfumadas se formam antes da floração dos arbustos. Você não deve podar mais do que dois terços da planta por vez, caso contrário, a parte aérea levará muito tempo para crescer novamente.

Métodos de reprodução
A hortelã-espiga pode ser propagada em um jardim de várias maneiras: por sementes, estacas ou rizomas. Na prática, os jardineiros usam principalmente estacas e propagação por rizomas.
Seminal
A hortelã é semeada primeiro como mudas no final do inverno ou diretamente em campo aberto na primavera. A semeadura de primavera em local permanente é feita da seguinte forma:
- a área previamente escavada é nivelada e nela são feitos sulcos de 0,5 centímetros de profundidade;
- as sementes são semeadas e borrifadas com água de um borrifador;
- As plantações são cobertas com turfa.
A área é coberta com filme plástico até que os brotos surjam. Assim que as mudas crescem, as indesejadas são removidas ou plantadas mais esparsas.
Estacas
Para propagar hortelã por meio de estacas, você precisa seguir estes passos:
- corte brotos de 8 a 10 centímetros de comprimento e coloque-os em um copo com água;
- cubra o recipiente com filme;
- coloque-o em uma janela iluminada.
Assim que as mudas desenvolverem raízes, elas são plantadas no jardim. Alternativamente, os brotos podem ser plantados em um recipiente com areia úmida e, depois de enraizados, transplantados para o local definitivo.

Rizoma
Este é o método mais popular de propagação da hortelã. O procedimento é o seguinte:
- o velho arbusto é desenterrado e sacudido do solo;
- é dividido em várias partes, cada uma das quais deve ter brotos e rizomas;
- a parte aérea é cortada, as mudas são plantadas em covas pré-preparadas;
- Os arbustos são regados generosamente, cobertos com terra e depois cobertos com cobertura morta.
Dica! Para ajudar as plantas a se estabelecerem mais facilmente, apare as partes aéreas antes de replantar. Isso garantirá que toda a energia da planta seja concentrada primeiro no enraizamento e depois no desenvolvimento das partes aéreas.
Plantar e cuidar da hortelã não exige muito esforço ou investimento. E com as plantas que você cultiva, você pode preparar bebidas quentes ou frias e usá-las para temperar diversos pratos. Além disso, a hortelã é usada na medicina popular como planta medicinal para diversas doenças.











